Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Borges, Ildefonso

[N. Santa Santa Cruz da Graciosa, 14.10.1864 ? ?,1940] Filho de Ildefonso Borges da Costa, da ilha Terceira, e de Maria Bárbara de Melo e Mendonça, da ilha Graciosa, estudou em Angra do Heroísmo e depois seguiu para Lisboa. Diplomou-se pelo Instituto de Agronomia e Veterinária em 1889, com os cursos de Veterinária e Agronomia. Foi funcionário da Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas, director interino da Estação Zootécnica Nacional ? Belém ? e Facultativo do Hospital Veterinário. Em 1895 decidiu trabalhar no Instituto de Agronomia e Veterinária, mas logo no ano seguinte regressou aos Açores para colaborar com João Maria Leite Pacheco no estudo e extinção das epizootias do concelho da Praia da Vitória. Em 1897, de regresso à capital, foi nomeado pelo Ministério da Marinha para o Gabinete do Ministro. Em 1899 foi requisitado pela Junta Geral de Angra do Heroísmo para o lugar de Veterinário Distrital e depois para Intendente de Pecuária onde se manteve até 1906.

Voltou a Lisboa para concorrer ao lugar de assistente do Instituto Câmara Pestana onde se revelou um investigador de grande craveira, reconhecido a nível nacional e internacional. Publicou valiosos trabalhos, em nome individual ou em colaboração com outros cientistas, como o médico e patrício, Aníbal *Bettencourt.

Em 1912, foi nomeado Professor Catedrático de Higiene, Zootecnia, Patologia Exótica, Zoologia e Parasitologia Animal e em 1918 passou à categoria de Professor Ordinário de Patologia Exótica, Higiene Colonial, Zoologia e Parasitologia, cargos que desempenhou até á jubilação em 1934. Ao longo da sua extensa carreira de quarenta e dois anos, recebeu várias distinções e criou uma Escola de Parasitologistas que continuaram a obra do mestre e pedagogo.

Ildefonso Borges pertence à plêiade de grandes vultos da medicina veterinária, pelo seu valioso contributo na investigação laboratorial, no estudo e combate das doenças parasitárias e infecto-contagiosas, na defesa da saúde pública e na dignificação do ensino. José Leal Armas (2002)

Bibl. Braz, B. (1999), Revista da Ordem dos Médicos Veterinários. Lisboa, Setembro. Escola Superior de Medicina Veterinária (1936), Índice Bibliográfico do Autores Veterinários Portugueses. Lisboa. Informações de familiares.