Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Picoense (O)

1 Primeiro jornal publicado na ilha do Pico. Com a epígrafe «Semanal, político, instructivo e noticioso», saía aos domingos. Começou a ser publicado em 20 de Dezembro de 1874. Foi seu redactor Urbano Prudêncio da Silva.

No editorial do número 1, assinado com a inicial R, depois de dissertar sobre a história da imprensa, insere: «Reconhecendo pois quanto se deve á imprensa, e o muito que há a esperar d?ella; julgámos que nenhum serviço poderiamos fazer á terra que nos foi berço melhor do que introduzir n?ella uma tal invenção, e crear um pequeno periodico, no qual, ao mesmo tempo que advogassemos os interesses de nossos conterraneos, procuraremos tambem desenvolver n?elles o amor por todos aquelles conhecidos que tendem a instruir o homem e a aperfeiçoar-lhe o espirito. [...] É nossa divisa ? A illustração popular ? porque estamos convictos de que só poderá constituir sociedade perfeita um povo illustrado, um povo onde todos saibam quaes os seus direitos, e conheçam o logar que devem occupar no gozo d?elles».

Formato 41,5 cm x 29,5 cm, 4 páginas, 4 colunas. A primeira página era ocupada pelo editorial com o título genérico Magdalena e pelo folhetim. Inclui as secções «revista de jornais», «Literatura» e «Variedades», notícias locais e anúncios.

Era impresso em tipografia própria, a Typ. Magdalense, na rua da Calheta, esquina.

Foi publicado, pelo menos, até 27 de Maio de 1877 (ano 3, n.º 123).

 

2 Semanal, com a epígrafe «Folha Progressista», começou a ser publicado em S. Roque do Pico em Março de 1890. Tinha como director Manuel Emílio e administrador A. Leal Júnior. Em 1899, M. Emílio Herz era administrador e M. d?Oliveira Júnior editor. A redacção e a administração funcionaram na rua de S. Francisco, S. Roque, ilha do Pico. Era impresso em tipografia própria, no n.º 6 daquela rua.

Formato, inicialmente, 38,4 cm x 25,5 cm, em 26 de Abril de 1891 entrou no segundo ano de publicação, retomando o número 1 e passando ao formato 45 cm x 32,7 cm, inicialmente 2 páginas, depois, geralmente 4, 4 colunas. A primeira página é, em geral, ocupada pelo editorial com o título genérico «S. Roque». Inclui artigos de opinião política, notícias do Pico e do Faial e publicidade.

A segunda série, iniciada em 1904, tem como epígrafe «Folha Semanal». Tinha como editor e administrador Manuel d?Oliveira Júnior e tipografia e administração na rua do Poço, 6, S. Roque.

Em 1912 era redactor principal, editor e proprietário João Bento de Lima e a redacção, a administração e a impressão estavam no n.º 3 da rua do Poço.

Em 1918, era proprietário João Pereira Dutra e editor Emílio Linhares de Andrade. Funcionava no mesmo local.

Em 1929, João Pereira Dutra era administrador e proprietário e Gustavo Goulart director, redactor e editor. A epígrafe passa a «Semanário Republicano».

Em 1931, João Pereira Dutra era director, redactor e editor, e proprietário-administrador. Continuava no mesmo local. Formato variável, cerca de 41,5 cm x 28,5 cm, 4 páginas, 4 colunas, deixou de incluir o editorial «S. Roque» mas continuou a interessar-se pelas questões locais.

A 3.ª série começou em 29 de Dezembro de 1932. Era publicada semanalmente com a epígrafe «O jornal mais antigo do distrito». João Pereira Dutra era director, redactor e editor, e proprietário-administrador. Tinha redacção e administração no mesmo local das séries anteriores. Era impresso nas oficinas da Empreza de O Telégrafo, na Horta. Formato 41,5 cm x 29 cm, 4 páginas, 4 colunas, inclui um folhetim, noticiário de várias proveniências e publicidade.

Deixou de ser publicado em 1933 (Telégrafo, (O), 1933). Luís M. Arruda

Fonte. Colecção existente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta.

 

Bibl. Ávila, E. (1993), Figuras & Factos; Notas históricas. Lajes do Pico, Câmara Municipal e Associação de Defesa do Património da Ilha do Pico. Duarte Júnior, T. (2000), A Matriz da Madalena e três dos seus padres. Madalena, Câmara Municipal da Madalena: 87, 129-130. Imprensa Periódica nos Açores (1982). In Arquivo dos Açores. Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 8: 485-556 [Reprodução fac-similada pela edição de 1887]. Telégrafo, (O) (1933), Horta, n.º 10.336, 9 de Dezembro.