Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Pico (O)

Com a epígrafe «Semanal consagrado a todos os interesses desta ilha», foi fundado em S. Roque do Pico em 17 de Maio de 1885, por Domingos Machado Soares e Manuel Henrique Dias. Em 1 de Julho de 1885, Domingos Machado Soares passou a editor responsável e proprietário. Em 19 de Maio de 1889, Manuel Emílio e D. Machado Soares aparecem como redactores e D. Machado Soares como proprietário e administrador. Era impresso na Typ. Picoense, rua do Caes, 39 (loja), onde também funcionava a redacção.

No editorial do primeiro número, com o título S. Roque do Pico, assinado «A redacção», está escrito: «A ideia da criação de um periódico nesta vila que advogasse os interesses morais e materiais dela, assim como os da ilha em geral, sempre em nós predominou e hoje é posta em acção. E se bem que outras iguais já o fossem nesta localidade e de pouca dura, todavia não é isso motivo para nós, que nos achamos possuídos dos desejos ardentes de ser prestável a esta terra, não avançarmos este passo na vanguarda do progresso e da civilização, quanto mais vendo que ela, pelas suas actuais circunstâncias, bem merece tudo quanto em seu benefício se tratar».

Formato 41 cm x 27 cm, 4 páginas, 4 colunas, a primeira página era ocupada pelo editorial com o título genérico S. Roque do Pico. Incluía um folhetim, noticiário local e anúncios judiciais.

Foi publicado, pelo menos, até 7 de Julho de 1889 (ano IV, n.º 208). Luís M. Arruda

Fonte. Colecção existente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta.

 

Bibl. Ávila, E. (1993), Figuras & Factos; Notas históricas. Lajes do Pico, Câmara Municipal das Lajes do Pico e Associação de Defesa do Património da ilha do Pico.