Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Peres, Damião

[N. Lisboa, 8.7.1889 ? m. Porto, 26.10.1976] Foi um notável historiador, principalmente historiador dos Descobrimentos Portugueses, professor catedrático, escritor e numismata. Formou-se com o curso superior de Letras e depois pelas Universidades do Porto e de Lisboa. O seu nome está ligado a duas grandes obras da historiografia nacional, como director da monumental História de Portugal, dita de Barcelos, e História dos Descobrimentos Portugueses.

Foi professor do liceu do Funchal e seu reitor (1912-1915) e professor universitário no Porto (1919-1930) e na Faculdade de Letras de Coimbra, até se reformar.

A sua ligação aos Açores estabeleceu-se pela edição (1925) que preparou do Livro II das Saudades da Terra (referente à Madeira) de Gaspar Frutuoso com base no apógrafo da Biblioteca da Ajuda, com um ainda hoje apreciado estudo introdutório onde transcreveu documentos inéditos do Arquivo do Funchal.

A síntese que fez sobre o descobrimento dos Açores, comentando fontes, criticando estudos de colegas e sobretudo a leitura paleográfica que propôs da legenda da carta de Valsequa acerca da descoberta dos Açores, em 1427, por um piloto cujo nome tem sido de leitura controversa, mas que fixou como Diogo de Silves o que é regra geral aceite.

Estudou ainda as viagens para ocidente, nomeadamente a de Diogo de Teive, durante a qual descobriu as Flores e o Corvo (1452) e a de João Vaz Corte Real e dedicou um capítulo da sua obra ao descobrimento por João Álvares Fagundes na América do Norte no início do século XVI.

Manuel Coelho Baptista de *Lima foi seu discípulo e foi a partir da sua orientação que preparou a dissertação de licenciatura intitulada Duas viagens da descoberta no Atlântico Ocidental, precisamente a de Diogo de Teive e a de João Fernandes Lavrador e de Pedro de Barcelos. J. G. Reis Leite

Obras com especial interesse açoriano. (1925), Livro II das Saudades da Terra. Funchal, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal. (1946), História dos Descobrimentos Portugueses. Porto, Portucalense Ed.: 59-73, 151-171, 489-491, 504.

 

Bibl. Grande Enciclopédia Luso-Brasileira (s.d.). Lisboa, Verbo, XXI: 241.