[N. Porto, 24.6.1910 ? m. Lisboa, 14.1.1990] Foi ? juntamente com Fernando Galhano e Benjamin Pereira ? um dos mais destacados antropólogos da escola de Jorge Dias. A sua pesquisa desenvolveu-se em cinco grandes áreas: as tecnologias tradicionais, a arquitectura popular, as festividades cíclicas e romarias e os instrumentos musicais populares portugueses. Foi também um importante teorizador na área da museologia etnológica (cf. Ernesto Veiga de Oliveira. Biobibliografia 1989).
A pesquisa de Veiga de Oliveira na área da antropologia portuguesa tinha como um dos seus principais objectivos o levantamento de diferentes formas da cultura popular com referência à totalidade do território nacional. Foi nesse quadro que, na década de 1960, Veiga de Olveira ? acompanhado de Fernando Galhano e de Benjamim Pereira ? realizou uma missão etnológica no arquipélago dos Açores. Essa missão tinha como pretexto imediato uma investigação em torno dos instrumentos musicais populares portugueses (Oliveira 1966). Mas, no seu quadro, Veiga de Oliveira e os seus colegas realizaram uma recolha mais ampla de informação sobre aspectos variados da cultura popular açoriana. Para além de informação utlizada no quadro de livros de alcance mais geral, essa recolha esteve nomeadamente na origem dos volumes Instrumentos Musicais Populares dos Açores (Oliveira, 1986) e Tecnologia Tradicional Agrícola dos Açores (Oliveira e Pereira, 1987). João Leal
Bibl. Ernesto Veiga de Oliveira. Biobibliografia (1989) In Estudos em Homenagem a Ernesto Veiga de Oliveira. Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Científica ? Centro de Estudos de Etnologia: 7-16. Oliveira, E. V. (1966), Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Id. (1986), Instrumentos Musicais Populares dos Açores. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Oliveira, E. V. e Pereira, B. (1987), Tecnologia Tradicional Agrícola dos Açores. Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Científica ? Centro de Estudos de Etnologia.