Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Nogueira, Rodrigo Zagalo

[N. Tomar, 9.12.1820 ? m. Angra do Heroísmo, 3.8.1905] Veio com 3 anos para a Terceira na companhia de seu pai Manuel Joaquim *Nogueira. Estudou em Angra e licenciou-se em Medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa (1839), doutorando-se posteriormente na Universidade de Louvaina (1840). Regressou à Terceira onde exerceu a medicina, como médico municipal do Regimento de Infantaria 16 e no hospital da Misericórdia e exerceu o cargo de Delegado de Saúde. Ficou conhecido pela sua benemerêmcia para com os doentes pobres.

Exerceu funções cívicas como provedor do Asilo da Infância Desvalida, presidente da Assembleia Geral do Teatro Angrense e da Caixa Económica da Santa Casa da Misericórdia (1866).

Na política foi militante do Partido Progressista, vereador da Câmara de Angra e procurador à Junta Geral, sendo seu vice-presidente (1899-1901) e governador civil substituto.

Deixou publicada uma topografia médica da Terceira.

Foi agraciado com as comendas da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e com a da Ordem de Cristo.

J. G. Reis Leite

Obra. (1844), Breve noticia sobre a topographia medica da cidade d?Angra do Heroismo. Angra do Heroísmo, Imprensa de Joaquim José Soares.

 

Bibl. Leite, J. G. R. (1995), Política e Administração nos Açores de 1890 a 1910. O primeiro movimento autonomista. Ponta Delgada, Jornal de Cultura: 329 e segs.. Merelim, P. (s.d.), Memória Histórica da Caixa Económica da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. Angra do Heroísmo, Caixa Económica da Santa Casa da Misericórdia: 24. Necrológio (1905). O Angrense, Angra do Heroísmo, 11 de Agosto. Soares, E. C. C. A. (1944), Nobiliário da Ilha Terceira. 2.ª ed., Porto, Liv. Fernando Machado, II: 449.