Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Moura, João Luís de

[N. Santo Estevão, Benavente, 27.1.1885 ? m. Lisboa, 21.7.1937] Militar da Força Aérea; governador civil de Lisboa. Depois de ter estudado nos liceus de Santarém e Évora, na Escola Politécnica e na Escola do Exército, em Lisboa, onde fez o curso da Arma de Cavalaria, passou à aviação militar, em 1916. Desempenhou várias comissões de serviço em Moçambique onde comandou a esquadrilha de avião. Foi comandante da Escola Militar de Aeronáutica, desde 1921 até à morte.

Entre outras condecorações, foram-lhe atribuídas a de oficial da Torre e Espada, a comenda da Ordem de Cristo, a de Mérito Militar de Espada e a de grande oficial de Instrução Pública.

Ainda major, teve acção notável na situação militar a partir da revolução de 28 de Maio de 1926, tornando-se o primeiro governador civil de Lisboa, do Estado Novo, de que foi fiel servidor, nomeado em 11 de Junho daquele ano, cargo que exerceu até à morte.

Segundo alguns (cf. Diário de Notícias, 1937; Lapa, 1962), foi particularmente notada a sua obra de assistência pública e de regulamentação, sendo salientados os seus editais sobre (a) o Carnaval, na Avenida da Liberdade, cujas receitas revertiam para a beneficência; (b) as novas regras de trânsito, fixando o sentido da marcha, restringindo-o à direita; (c) a criação de licença especial de condução; e (d) a higiene nas cozinhas das casas de pasto, cafés, restaurantes, pensões e hotéis.

Dedicado ao desporto, foi presidente da Direcção da Federação Portuguesa de Football Association e sócio honorário do Clube de Futebol ?Os Belenenses?.

Na sessão ordinária de 23 de Janeiro de 1930, a Comissão Administrativa da Câmara Municipal da Horta atribuiu à então denominada rua n.º 5 do bairro Mouzinho de Albuquerque, o nome de ? Rua Tenente-Coronel Luís Moura ? «por ter sido este oficial, como governador civil de Lisboa, o presidente da grande comissão de socorro ao Faial que muito se esforçou em benefício dos sinistrados» do sismo de 31 de Agosto de 1926 (Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, Câmara Municipal da Horta, Vereações, Liv. 73, fls. 15-15v).

Luís M. Arruda

Fonte: Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, Câmara Municipal da Horta, Vereações, Liv. 73.

 

Bibl. Diário de Notícias (1937), Lisboa, n.º 25.668, 22 de Julho, Figuras que desaparecem, João Luís de Moura. Lapa, A. (1962), Governadores civis de Portugal: Lisboa. Lisboa, s. e..