Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Melo, João de

[N. Achadinha, S. Miguel, 4.2.1949] Aos 10 anos, partiu para Portugal Continental, acabando por se fixar em Lisboa. É mobilizado para Angola, entre 1971 e 1974, como furriel enfermeiro. Entre outras actividades, foi editor, crítico literário e colaborador da imprensa cultural. Licenciou-se em Filologia Românica e leccionou nos ensinos secundário e superior. É actualmente conselheiro cultural na Embaixada de Portugal, em Madrid. Publicou uma vasta obra (conto, ensaio, poesia, romance...), traduzida em mais de dez países, tendo sido galardoado com inúmeros prémios literários.

Na sua obra, João de Melo enlaça poeticamente a dinâmica do quotidiano, essencialmente urbano, à vivência insular. É frequente encontrar um narrador geográfico e/ou intelectualmente errante que divaga por entre as ruas de uma qualquer urbe em paralelo com o devaneio da própria alma. Conciliam-se, ainda, o romance, a crónica e a poesia num hibridismo genológico que surpreende pelo processo consciente da criação da escrita.

No tratamento da imagética citadina ou insular e nos cenários intimistas apresentados, o autor revela um apurado sentido crítico sobre a sociedade, a política e a literatura. Joga-se habilidosamente com intertextos diversos, para além de os homo-autorais, formando núcleos ficcionais embrionários que se expandem nas várias obras publicadas.

Paula Cotter Cabral

Principais obras publicadas: (1975), Histórias da Resistência. Lisboa, Prelo [contos]. (1977), A Memória de Ver Matar e Morrer. Lisboa, Prelo [romance]. (1980), Navegação da Terra. Lisboa, Editorial Vega [poesia]. (1983), O Meu Mundo não é deste Reino. Lisboa, Assírio Alvim [romance]. (1984), Autópsia de um Mar de Ruínas. Lisboa, Assírio Alvim [romance]. (1987), Entre Pássaro e Anjo. Lisboa, Círculo de Leitores [contos]. (1988), Os Anos da Guerra. Lisboa, Círculo de Leitores, 2 vols. [antologia ]. (1988), Gente Feliz com Lágrimas. Lisboa, D. Quixote, Círculo de Leitores [romance]. (1992), Bem-Aventuranças. Lisboa, Dom Quixote [contos]. (1994), Dicionário de Paixões. Lisboa, Dom Quixote [crónicas]. (1996), O Homem Suspenso. Lisboa, Dom Quixote [romance]. (2000). Açores, O Segredo das Ilhas. Lisboa, Dom Quixote (2000, viagens). (2003), As Coisas da Alma. Lisboa, Dom Quixote [conto]. (2006), O Mar de Madrid. Lisboa, Dom Quixote [romance]. Aguarda-se para breve: A Nuvem no Olhar (antologia pessoal) e O Vinho (com desenhos de Paula Rego).

 

 

Adenda
Foi convidado pelo governo português para o cargo de conselheiro cultural junto da embaixada de Portugal em Espanha (que desempenhou durante 9 anos, entre 2001 e 2010).
Em 2003, em Madrid, criou a “Mostra Portuguesa”, o maior evento cultural português fora de fronteiras (realizou 7 edições anuais desse festival, entre 2003 e 2009).
Autor de obras de ficção, ensaios, antologias, poesia, livros de crónicas e de viagem, os livros foram traduzidos em Espanha, Itália, França, Holanda, Roménia, Bulgária, Estados Unidos da América, Hungria, Alemanha, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Sérvia, México e Colômbia.
Foram-lhe atribuídos os seguintes prémios literários: Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Eça de Queiroz/Cidade de Lisboa, Prémio Cristóvão Colombo (Capitais Ibero-americanas), Prémio Fernando Namora, Prémio Antena 1, Prémio «A Balada» e Prémio Dinis da Luz. Foi agraciado com o grau de Cavaleiro de Ordem de Santiago da Espada (10 de junho de 1989), e com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique (9 de junho de 2015). Em 2016, foi distinguido pela Universidade de Évora com o Prémio Vergílio Ferreira, pelo conjunto da sua obra.
Recebeu a Medalha de Mérito Cívico pela Assembleia Regional dos Açores, a Medalha de Mérito Municipal pela Câmara do Nordeste e a distinção de Cidadão Honorário do Concelho de Nordeste. Em 2019, O Ministério da Cultura atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural.
Em 2021, venceu o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues pelo seu mais recente romance, Livro de Vozes e Sombras, que aborda a guerra colonial e o separatismo açoriano.
Gente Feliz com Lágrimas, o seu romance mais conhecido, foi adaptado ao teatro pelo grupo O Bando, a telefilme e a série de televisão pelo realizador açoriano José Medeiros.
Últimas obras de ficção: A Divina Miséria (novela) e Luxúria Branca e Gabriela (conto), ilustrado por Francisco Simões, ambos de 2009; Lugar Caído no Crepúsculo (romance), 2014; O Meu Mundo Não É Deste Reino, (romance), 8ª. ed, revista e reescrita, 2015; Os Navios da Noite (contos), 2016; Autópsia de Um Mar de Ruínas, (romance), 9ª. edição revista e reescrita, 2017; As Coisas da Alma e Outras Histórias em Conto, 3ª. edição revista e ampliada, 2018 e Livro de Vozes e Sombras (romance), 2020. Ranu Costa (2022)