Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Monjardino, Augusto de Almeida

 [N. Angra do Heroísmo, 3.3.1871 ? m. Lisboa, 6.7.1941] Estudou na sua cidade natal e formou-se em Medicina na Escola Médica de Lisboa (1899) sendo nomeado por concurso demonstrador da secção de cirurgia; lente substituto em 1910. Foi cirurgião dos hospitais civis de Lisboa, considerado um dos mais notáveis cirurgiões portugueses, inspector-geral de higiene hospitalar, professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa; reitor da Universidade de Lisboa e fundador e primeiro director da Maternidade «Alfredo da Costa», em Lisboa, a primeira deste género em Portugal, inaugurada em 1932. Foi presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Na política foi um militante muito activo do Partido Republicano Português nos últimos anos da monarquia e membro da Comissão Distrital Republicana da capital, sendo eleito deputado à Assembleia Constituinte, em 1911, pelo círculo de Angra do Heroísmo, passando depois a senador. J. G. Reis Leite

Bibl. Forjaz, J. (1987), Os Monjardinos. Uma família genovesa em Portugal, Açores e Brasil. Angra do Heroísmo, Ed. do autor: 52. Marques, A. H. O. (coord.) (2000), Parlamentares e Ministros da 1.ª República (1910-1926). Lisboa, Assembleia da República: 309.