Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Moniz, João Carlos da Costa

[N. Agualva, ilha Terceira, 19.5.1882 ? Angra do Heroísmo, 14.7.1955] Compositor do regionalismo musical açoriano. Em 1899 seu pai, que era funcionário das Obras Públicas, fixou-se com a família em Angra podendo então o filho dedicar-se com mais afinco aos estudos musicais, principalmente ao violino, ainda que fosse sempre um autodidacta. Paralelamente aos estudos musicais foi guarda-livros da casa comercial do Visconde de *Agualva.

Deixou nome como compositor de música ligeira e fundou uma orquestra, mas a partir de 1929 passou a dedicar-se ao estudo da música tradicional da Terceira e com base nela a compor. As suas mais conhecidas composições nessa área são duas rapsódias de cantos populares terceirenses e a marcha regional. Musicou também poemas de João *Ilhéu e preparou arranjos de modos regionais para orfeão.

Foi um folclorista de grande êxito, elogiado por compositores portugueses da sua época e também se dedicou à recolha da música popular e tradicional da Terceira, o que lhe valeu o convite para sócio fundador do Instituto Histórico da Ilha Terceira. J. G. Reis Leite

Obra. (s.d.), Doze canções populares da ilha Terceira ? Açores recolhidas e harmonizadas por J. C. C. M. Lisboa, Instituto Histórico da Ilha Terceira.

 

Bibl. Gomes, A. (1993), A alma da nossa gente. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura: 461-462.