[N. Rabo Peixe, S. Miguel, 24.5.1868 ? m. Ibid., 26.10.1930] Foi baptizado com o nome de António José Moniz. Aos 16 anos de idade inicia os estudos seminaristas, tendo concluindo o percurso eclesiástico em 1896, ano em que celebra a sua primeira missa. Atraído pelos ideais da Ordem Franciscana, professa no Convento do Varatojo com o nome de Frei António do Presépio.
Homem de grande cultura, torna-se conhecido pelos seus dotes de oratória, comprovados em diversas conferências que realiza nas colónias ultramarinas do Império Português, onde permaneceu alguns anos como missionário. Ainda em vida, é retratado em 1911 por Domingos Rebelo, numa pintura que actualmente se encontra no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada. A sua figura permanece na memória das gentes locais, designadamente dando nome ao largo principal defronte da igreja paroquial de Rabo de Peixe e pela lápide colocada na casa onde nasceu. Susana Goulart Costa
Bibl. Costa, A. P. R. (2003), A Nossa Memória Colectiva. Rabo de Peixe, Junta de Freguesia de Rabo de Peixe /Círculo de Amigos de Rabo de Peixe.