[N. Póvoa de Lanhoso, 15.11.1941] Filho do terceirense Manuel Mesquita veio com os pais para Angra do Heroísmo com dois anos de idade. Estudou nesta cidade, no liceu, frequentando então o curso superior de Farmácia de Lisboa (1966 a 1974) depois de ter cumprido o serviço militar na Força Aérea. Ainda no continente trabalhou nos sector privado como estagiário, mas em 1975 regressou a Angra do Heroísmo como director técnico da Farmácia Central, então sua propriedade. Foi professor de matemática e ciências naturais na Escola Preparatória de Angra do Heroísmo, presidindo ao Conselho Directivo, e leccionou também na Escola do Magistério Primário e na Escola Industrial.
Em 1979 ingressou no quadro da Secretaria Regional do Comércio e Indústria e foi delegado da referida Secretaria na ilha Terceira.
Em 1988 chefiou o Laboratório de Química Aplicada Doutor Nicolau Anastácio de Bettencourt que posteriormente, com outras instituições, deu origem ao Instituto de Inovação Tecnológica (INOVA). Por doença reformou-se como assessor principal, em 2002.
Em 1976 integrou o primeiro governo regional dos Açores como Secretário Regional dos Assuntos Sociais, cargo que exerceu por dois anos. Em 1979 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo tomando posse na véspera do sismo de 1 de Agosto de 1980. A sua presidência ficou marcada pela tarefa do início da reconstrução da cidade e das freguesias do concelho.
Foi presidente do Rotary Club de Angra do Heroísmo, da Assembleia Geral do Lwan Tenis Club e membro da direcção da Caixa Económica. J. G. Reis Leite
Adenda
[(…) – m. Angra do Heroísmo, 01.04.2015]. Ranu Costa (2022)