Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Mesquita, Alfredo de (A. de M. Pimentel)

 [N. Angra do Heroísmo, 19.7.1871 ? m. Paris, 20.5.1931] Jornalista e escritor. Ao concluir o liceu em Angra do Heroísmo, diplomou-se no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Foi secretário da Escola Naval e da Biblioteca da Marinha, onde escreveu os primeiros livros. Como jornalista, foi redactor de vários periódicos lisboetas: Democracia Portuguesa, Revista Ilustrada, Portugal, Correio Nacional, Jornal do Comércio, Diário de Notícias e da revista Ocidente, com o pseudónimo de João Prudêncio. Colaborou também no António Maria e na Paródia. Representou os jornalistas de Lisboa, na qualidade de delegado, aos congressos da imprensa em Itália, França e Suíça. Como escritor revelou o seu espírito humorístico e crítico bastante profundo. Escreveu biografias, ensaios literários, contos, teatro e literatura de viagens. A partir de 1911, iniciou a carreira diplomática como cônsul de segunda classe, em Durban, Orense, Melbourne, Constantinopla, Roma, Nova York e Hamburgo. De 1919 a 1922, foi secretário da legação portuguesa em Paris, altura em que passou à disponibilidade, e ali fixou residência, gerindo um hotel. Foi membro da maçonaria, com iniciação em 1892, na Loja Tolerância, em Lisboa. Era detentor de condecorações da Ordem de Cristo e da Legião de Honra. Carlos Enes

Obras principais. (1890), Júlio César Machado. Lisboa, Ferin. (1892), Portugal Moribundo. Lisboa, Tip. Machado. (1894), Companheiros de bordo. Lisboa, Tip. Universal. (1900), Cartas da Hollanda. Lisboa, Ed. Palhares & Morgado, L.da. (1905), Memórias de um fura-vidas. Lisboa, Parceria António Maria Pereira. (1905), A Rua do Oiro ? romance lisboeta. Lisboa, Tip. Viúva Tavares Cardoso. (1910), Alfacinhas. Lisboa, Parceria António Maria Pereira. (1916), A América do Norte. Lisboa, Parceria António Maria Pereira. (1930), João Chagas. Lisboa, Parceria António Maria Pereira.

 

Bibl. Correio dos Açores (1931), Ponta Delgada, 24 de Maio. Lisboa, E. (coord.) (1990), Dicionário Cronológico de Autores Portugueses. Mem Martins, Publicações Europa-Amércia, III: 112-113. Marques, A. H. O. (1986), Dicionário de Maçonaria Portuguesa. Lisboa, Editorial Delta, II: 977. União (A) (1931), Angra do Heroísmo, 5 de Junho.