Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Louis, Justin

[N. Terra Chã, ilha Terceira, 20.2.1966] É o nome artístico de Luís Henrique da Rocha Ferreira que emigrou criança com os pais para o Canadá, em 1972 e onde levou uma vida difícil e de pobreza. Começou por se estrear na televisão, como actor numa série intitulada Urban Angel (1991), em Toronto, em que o herói é um português, acabando por decidir emigrar para Los Angeles na Califórnia, em 1996, onde continuou a trabalhar na televisão, dirigido pelo produtor Steven Boscho (o criador de séries famosas como Hill Street Blues) na série Public Morals, da CBS. Passou então a ter uma carreira no cinema, sendo actor secundário e principal em vários filmes e séries televisivas, em que se destaca The Perfect Mother, em 1996, e The Fugitive, em 2002. Já participou em 27 filmes e séries.

Em 1985 voltou à Terceira em busca das raízes. J. G. Reis Leite

Bibl. Entrevista na Revista Mundo Português, reproduzida em A União, Angra do Heroísmo, 21 de Setembro de 2002.

 

Adenda
Usou o nome de palco de Justin Louis durante 25 anos até 2008 quando a sua mãe faleceu. Nessa altura, decidiu usar o nome de família, Ferreira, passando a ser conhecido no mundo artistico como Louis Ferreira. Já participou em mais de 100 filmes e séries, incluindo NCISCSI: Crime Scene InvestigationCriminal Minds e Breaking Bad. Em 2009 participou no filme Grey Gardens da HBO e em 2017 fez parte do elenco de S.W.A.T. ao lado de Shemar Moore.
Foi distinguido com vários prémios cinematográficos nomeadamente, o prémio para Melhor Ator pelo seu papel de Robert (Duke) Romano em Fallen Arches no Festival de Cinema Alternativo de Chicago em 1999, em 2008, ganhou o Prémio Gemini para Melhor Performance de um Ator num Papel Dramático Principal pela sua representação do assassino em série Ray Prager em Durham County, em 2010 foi novamente nomeado para o mesmo prémio pelo papel de Colonel Everett Young na série Stargate Universe, em 2014 e 2015 recebeu o prémio Leo para Melhor Performance de um Ator em séries dramáticas e foi nomeado para o mesmo prémio em 2016. Ranu Costa (022)