Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Lopes, Manuel Jacinto (Visconde da Palmeira)

[N. Nordeste, ilha de S. Miguel, baptizado a 27.3.1844 ? m. Vila Franca do Campo, ilha de S. Miguel, ?] De origens humildes, era filho de Manuel Jacinto Lopes, natural de Rabo de Peixe e de sua mulher Maria Rosa, natural esta da vila do Nordeste, veio trabalhar para o comércio no serviço do balcão para Vila Franca do Campo, ainda jovem, abrindo ele próprio o seu estabelecimento a 2 de Fevereiro de 1862. Prosperou, tornou-se num grande produtor de ananás e proprietário abastado.

Antes de 1872 adquiriu o solar da Madre de Deus, em Vila Franca que pertencera como vínculo a Arsénio José Botelho de Gusmão e fora herdado por sua viúva D. Maria Carlota Moreira da Câmara (1813-1883) com quem Manuel Lopes acabou por casar na capela do seu novo solar, a 7 de Setembro de 1872.

Bem inserido na sociedade, foi agraciado com a comenda da Ordem de Cristo (1889), com o título de visconde da Palmeira, por decreto de 28 de Outubro de 1893, de D. Carlos, e com o foro de fidalgo cavaleiro da Casa Real e fidalgo de cota de armas (carta de brasão de armas novas de 1893), sendo estas um escudo partido em pala; na primeira e em campo de ouro uma palmeira verde e na segunda em campo vermelho um caderceu de ouro e prata. Sobre o escudo a coroa de visconde, por timbre um açor e por suporte dois grifos de ouro.

Foi ainda um benemérito e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo. Ocupou o lugar de administrador do concelho (1905), a presidência da Câmara de Vila Franca do Campo e serviu de juiz substituto. Chefiou no concelho o Partido Regenerador, mas em 1910 aderiu ao Partido Republicano.

Morreu sem geração sendo seus herdeiros os sobrinhos. J. G. Reis Leite

Bibl. Dados genealógicos amavelmente cedidos pelo Dr. Jorge de Melo Manuel. Visconde do Botelho (3.º) (1957), Os Botelhos de Nossa Senhora da Vida. Lisboa, Ed. do autor: 55, 292. A Nobreza de Portugal (1961). Lisboa, Editorial Enciclopédia, III: 99. Pires, M. J. (1903), Visconde de Palmeira In Álbum Açoriano. Lisboa, Ed. Oliveira e Baptista: 187-190 [com uma fotografia do visconde].