Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Mântua, João Bento Medeiros

 [N. Senhora do Rosário, Lagoa, S. Miguel, 24.3.1769 ? m. Ponta Delgada, 18.11.1837] Professou como padre franciscano (ou graciano?) mas secularizou-se e seguiu para Coimbra em cuja Universidade se matriculou em Cânones, em 1798. Foi premiado como o melhor aluno e adquiriu o grau de bacharel em 1803. Obteve provisão para advogar em 1809. Regressou a Ponta Delgada, dedicando-se à advocacia e granjeando fama de bom causídico. Foi capelão da Casa da Misericórdia da cidade.

De ideias liberais, foi um dos chefes da revolta de 1 de Março de 1821 em Ponta Delgada e membro do governo interino então estabelecido. Foi eleito deputado às Cortes Constituintes nesse mesmo ano, onde defendeu a separação da ilha de S. Miguel e Santa Maria do governo da Capitania-Geral conseguindo a aprovação da lei que dividiu os Açores em três comarcas (carta de lei de 7 de Fevereiro de 1822). Apresentou também nas Cortes o primeiro projecto para a abolição dos vínculos, o que lhe valeu fortes críticas e o afastamento da eleição seguinte para as Cortes de 1823. Envolveu-se em polémica publicada sobre as suas opções como deputado, com Francisco Afonso da Costa Chaves de *Melo. J. G. Reis Leite

Obras. (1821), Sincera refutação aos dolosos dois folhetins, quer por parte da ilha Terceira sobre o governo de todas as ilhas dos Açores, se distribuirem na sessão de 8 de Novembro de 1821. Lisboa, Imp. De Alcobia. (1822), Fundamentos do projecto de decreto, quer para a abolição dos vínculos da ilha de São Miguel e nas mais dos Açores offerece ao Soberano Congresso o Deputado da referida ilha. Lisboa, Imp. De Alcobia [há uma 2.ª ed., talvez de Inglaterra, seguida de Desagravo dos michaelenses ou refutação ao folheto Fundamentos ..., por um micaelense amante da verdade (atribuído a Francisco Afonso da Costa Chaves de Melo)].

 

Bibl. Canto, E. (1890), Bibliotheca Açoriana. Ponta Delgada, Tip. Archivo dos Açores, I: 182. Castro, Z. O. (dir.) (2002), Dicionário do Vintismo e do Primeiro Cartismo. Lisboa, Assembleia da República e Ed. Afrontamento, II: 94-95. Tavares, J. J. (1989), A vila de Lagoa e o seu concelho. 2.ª ed., Lagoa, Câmara Municipal de Lagoa: 301-303.