Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Lima, José Maria Pereira de

[N. Coimbra, 17.2.1853 ? m. Royan, França, 19.7.1925] Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra onde foi professor catedrático das cadeiras de Lógica e História e distinguiu-se ainda como advogado de importantes empresas comerciais. Colaborou em diversas publicações de carácter literário e político e publicou muitos trabalhos da sua especialidade. Como político, foi um adepto entusiasta de Hintze Ribeiro, dirigindo mesmo o Partido Regenerador nos impedimentos daquele homem de Estado, mas recusou sempre integrar o governo. Aceitou, contudo, ser eleito deputado para a legislatura de 1901, cuja eleição se fez em Novembro de 1900, e teve por base um acordo entre progressistas e regeneradores que garantia a estes últimos as maiorias. Assim no círculo da Praia da Vitória, na ilha Terceira, foi eleito praticamente por unanimidade, José Maria Pereira de Lima, um deputado de conveniência política e partidária e sem ligação efectiva aos Açores.

Quando se deu a implantação da República, em 1910, exilou-se em França, onde tinha numerosos amigos.

Foi membro da Academia das Ciências, do Instituto Coimbra, Instituto Histórico-Geográfico Brasileiro e cavaleiro da Legião de Honra, em França. J. G. Reis Leite

Bibl. Grande Enciclopédia Luso-Brasileira (s.d.), Lisboa, Ed. Enciclopédia, XV: 92; XXXIX (Apêndice): 934. Leite, J. G. R. (1995), Política e administração nos Açores de 1890 a 1910. O 1.o movimento autonomista. Ponta Delgada, Jornal de Cultura: 151-159.