Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Maior, Félix José da Costa Souto

 [N. Terceira, 1882 ? m. Ponta Delgada, 14.2.1949] Era filho de D. Maria do Livramento de Abreu Sotto Mayor e do Dr. Félix José da Costa Sotto Mayor.

Formou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, e veio para Ponta Delgada onde exerceu a profissão de Conservador do Registo Predial, tendo-se dedicado a outras actividades, entre as quais a advocacia e o professorado.

Nesta qualidade foi nomeado Reitor do Liceu de Ponta Delgada, cargo que exerceu de 1901 até 1904.

Da sua acção e influência nos dá conta uma frase na Insulana (1948): «Valor de relevo no meio social micaelense tanto no desempenho da elevada função oficial que nele ocupava, como no exercício da advocacia a que também dedicou operosa actividade, o ilustre extinto, em todos os aspectos da sua vida pública, deixou distintamente afirmado esse valor e em especial em trabalhos de cultura jurídica por ele editado em 1939 sob o título ?Decisões Doutrinais?».

Segundo notícia de Correio dos Açores (1949), deixou vários trabalhos dispersos, e o seu livro, atrás mencionado, despertou entusiasmo nos meios forenses. José M. Teixeira Dias

Bibl. Correio dos Açores (1949), Ponta Delgada, 15 de Fevereiro. Dias, U. M. (1928), História da Instrução nos Açores. Vila Franca do Campo, Emp. Tipográfica. Insulana (1948), IV, n.os 2 e 3: 387.