Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Laytano, Dante de

[N. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, 23.3.1908 ? m. ibid., 19.2.2000] Licenciado em Direito distinguiu-se sobretudo como etnógrafo, investigador de temas de história riograndense e como polígrafo. Leccionou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde foi professor emérito. Por muitos anos presidiu ao Museu do Estado do Rio Grande do Sul e à Comissão Nacional de Folclore, tendo criado e dirigido a Comissão Gaúcha de Folclore.

Desde pelo menos 1940 que Dante de Laytano manteve laços científicos e académicos com Portugal e com os Açores. Participou no Congresso do Mundo Português, onde apresentou uma comunicação intitulada «O português dos Açores na consolidação do domínio lusitano no extremo sul do Brasil» que foi pioneira nesta temática. Em 1948 participou muito activamente no I Congresso de História Catarinense, na cidade de Florianópolis, que está na base das relações dos institutos culturais açorianos, de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo, que ainda hoje mantém com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Dante de Laytano fez duas viagens de estudo aos Açores. A primeira em 1958, incluída num périplo pela Madeira, continente e África portuguesa, em que reforçou os laços entre as instituições culturais açorianas e o Instituto Histórico do Rio Grande do Sul e a segunda em 1987, da qual deixou um relato sentimental no seu livro intitulado Arquipélago dos Açores onde também fixou os resultados dos estudos que havia levado a cabo em 1958.

Foi sócio de várias academias brasileiras e portuguesas, do Instituto Cultural de Ponta Delgada e do Instituto Histórico da Ilha Terceira,

A bibliografia do Dr. Dante de Laytano é vastíssima mas ficam aqui registados os títulos com interesse directo para os Açores. J. G. Reis Leite

Obras. (1940), O português dos Açores na consolidação do domínio lusitano no extremo sul do Brasil. Actas do Congresso do Mundo Português. Lisboa. (1946), Açorianos e alemães no desenvolvimento da colonização e agricultura no Rio Grande do Sul. Actas do Congresso de História e geografia comemorativo da elevação de S. Leopoldo a vila. S. Leopoldo. (1954), Os açorianos no Brasil. Actas do II Colóquio Luso-Brasileiro. S. Paulo. (1955), Os açorianos e a sua história ? geografia do Rio Grande do Sul. Enciclopédia Rio-Grandense. Porto Alegre. (1958), Os portugueses do Rio Grande do Sul, depois da Independência do Brasil. Enciclopédia Rio-Grandense. Porto Alegre. (1958), Cidade açoriana da América Portuguesa. Tapuari e a história documental da sua fundação. Revista do Museu Júlio de Carvalho. (1961), Arquipélago dos Açores, impressões de leitura. Revista do Instituto Histórico-Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro. (1974), Colonização açoriana do Rio Grande do Sul. Anais do IV Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. Legado luso-açoriano no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2 vols.. (1983), Influências açorianas na linguagem do gaúcho. Actas do I Congresso Brasileiro de Dialetologia. Porto Alegre. (1987), Arquipélago dos Açores. Porto Alegre, ed. do autor.

 

Bibl. Necrologia (2000). Revista do Instituto Histórico-Geográfico de Santa Catarina, 3a fase, 19: 351-352. Necrologia (2003). Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, LXI [no prelo].