Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Maciel, Manuel Bernardo (pe.)

 [N. S. João Baptista, Pico, 4.6.1874 - m. ibid., 23.03.1917] Poeta. Estudou no seminário de Angra do Heroísmo onde foi ordenado em 1896. No ano seguinte, foi colocado na paróquia de Santo Antão do Topo, ilha de S. Jorge, onde permaneceu até 1914, destacando-se como orador sacro e cantor. Então, ou porque decidiu ingressar num convento ou porque desejou apenas viajar, em Maio daquele ano, embarcou na Horta, com destino a Lisboa, de onde seguiu para França e Itália. Surpreendido pelas hostilidades da I Guerra Mundial, regressou ao Pico, em 1916, via Estados Unidos da América, onde entretanto viveu em Fall River e New Bedford, Massachusetts. Ainda voltou a Santo Antão, a pedido dos paroquianos que o surpreenderam com a edição dos «versos da mocidade», Livro d?alma, mas de saúde debilitada, foi recolhido pela família.

A sua obra, considerada por Cortes-Rodrigues lírica genuína, de características ultra-românticas, embora às vezes com laivos de simbolismo (cf. Ávila, 1993), e por Silveira (1977: 216) tangencialmente simbolista, embora sem o jargon da escola, é marcada pela tensão existencial. Peixoto (1974) relaciona essa marca com «o drama da sua vida», o seu «drama íntimo», «a prisão terrena em que decorreu o sacerdócio que não constituiu vocação» e acrescenta, ter a sua obra ficado quase toda inédita como modo de evitar susceptibilidades. Autodidacta, possuidor de cultura vasta, aprendeu inglês para ler Milton e Shakespeare e alemão para entender Kant e Goethe. Luís M. Arruda

Obras. (1916), Livro d?alma. Calheta, Tip. Minerva [Indicado como a publicar: Visões Sagradas, Envelhecer, Ás Crianças e De Longe (poesias); Coisas Íntimas (prosa); e Monja (peça de teatro em um prólogo e dois actos)].

 

Bibl. Ávila, E. (1993), Figuras & Factos; Notas históricas. Lajes do Pico, Câmara Municipal das Lajes do Pico e Associação de Defesa do Património da ilha do Pico: 233-234. Castro, J. C. (1974), Centenário dum poeta. O Telégrafo, Horta, n.º 22.528, 21 de Novembro. Peixoto, S. (1974), Achega para a comemoração do centenário do nascimento do padre Bernardo Maciel. Correio da Horta, Horta, n.º 12.520, 3 de Março. S. Jorge Açores, Guia do património cultural (2003), S.l., Atlantic View, Actividades Turísticas, Lda.: 113. Silveira, P. (1977), Antologia de Poesia Açoriana do século XVIII a 1975. Lisboa, Sá da Costa.