Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Machado, Ramiro

 [N. Angra do Heroísmo, 14.4.1897 ? m. Praia da Vitória, 17.8.1945] Estudou nos liceus de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, licenciando-se em Medicina pela Universidade de Coimbra. Regressado à Terceira fez a sua carreira de médico na Praia da Vitória onde foi delegado de saúde.

Distinguiu-se como político apoiante da ditadura militar saída do golpe de 28 de Maio de 1926 e como servidor do Estado Novo. Era orador de nomeada.

Foi membro da comissão administrativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória, sendo a ele que Vitorino Nemésio escreveu a carta prefácio do Memorial da Praia da Vitória, em defesa do liberalismo, em 1929. Presidiu a esse município de 1937 a 1941 e de 1944 a 1945.

Por alvará do governador civil de 8 de Março de 1940 foi nomeado presidente da Comissão Administrativa da Junta Geral de Angra do Heroísmo, mas já nos termos do Estatuto dos Distritos Autónomos, também presidente da futura Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo, sendo assim o primeiro do novo regime, cargo que ocupou até 1942.

Comprou aos herdeiros de Francisco Ferreira Drumond o manuscrito dos Apontamentos Topográficos, que seu filho veio a vender com outra documentação à Região Autónoma dos Açores em 1978. J. G. Reis Leite

Bibl. Forjaz, J. & Mendes, A. (no prelo), Famílias da Ilha Terceira. Amaral, J. M. S. C. R. (1989), Dr. Ramiro Machado In Biografias e Outros Escritos. Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo: 213-214.