Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Jorge, Judite Maria J. da Silva

[N. Pedras Negras, Lajes, ilha do Pico, 11.5.1965] Estudou na sua ilha natal, mas muito nova foi para Ponta Delgada e tornou-se jornalista desde 1982. É jornalista dos quadros da Rádio Difusão Portuguesa, tendo trabalhado na ilha de Santa Maria e em Ponta Delgada e por fim fixado residência em Lisboa, desde 2002, onde é jornalista na redacção da Antena 3. Foi enviada da Antena 1 às Bósnia, em 1996.

Foi eleita deputada pelo círculo dos Açores à Assembleia da República nas listas do PSD, exercendo a actividade parlamentar na IX legislatura (2002-2004) em regime de substituição de Victor Cruz.

Desde muito nova, ainda adolescente, começou a escrever poesia e publicou o seu primeiro livro Ainda não o silêncio, aos dezassete anos, apresentada por Dias de Melo. A sua actividade literária, em poesia e prosa, mereceu os maiores elogios de escritores consagrados como Natália Correia e João de Melo, tendo este prefaciado o seu primeiro livro em prosa, Notas para um discurso de Amor, que recebeu o Prémio Revelação Ficção da Associação Portuguesa de Escritores (APE) em 1987. João de Melo considera-a um dos melhores talentos da moderna narrativa insular e elogia-lhe a originalidade. Em 1992 voltou a ser premiada, desta vez com o prémio Nunes da Rosa (novela) do Concurso Literário dos Açores, com a novela Permanências. Em 1999 estreou-se no romance, com Afectos da Alma, sobre o tema clássico da emigração e do regresso temporário à ilha. J. G. Reis Leite

Obras. (s.d. [1982]), Ainda não o silêncio. Ponta Delgada, ed. da autora. (1992), Permanências. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura. (1994), Notas para um discurso de amor precedido de Setembro e outras estações. Ponta Delgada, Jornal de Cultura. (1999), Afectos da alma [romance]. Lisboa, Publicações D. Quixote.

 

 

Adenda
(…)
Foi deputada à Assembleia da República na X legislatura (2005-2009) eleita pelo círculo dos Açores nas listas do PSD.
Recebeu o prémio Açores Rádio em 1991 e a Bolsa de Criação Literária IPLB, em 1999.
É autora da obra de poesia Fadas, em ebook, entre outras. Ranu Costa (2022)