Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Jones, John Paul

[N. ilha de S. Jorge, 1747 ? m. ?, 1792] Herói da independência da América, «pai» da Navy, considerado, erradamente, nalguns manuais como de origem escocesa. De nome João Paulo, com dez anos foi para o Faial e com treze embarcou para a Escócia, engajado num navio inglês, sob o comando do capitão Jones, de quem adoptaria o nome. Depois, durante uma viajem às colónias inglesas na América, desertou, iniciando vida de marinheiro onde alcançou o lugar de capitão de navios que navegavam na costa americana. Com o início da guerra contra a Inglaterra, assumiu o comando da nau Bom Homme Richard, um barco veloz e bem equipado, atravessou o Atlântico em direcção aos Açores, onde recrutou parentes e amigos, e seguiu para a guerra que havia de terminar com a independência da nação americana.

Figura lendária, está evocado por escritores como Alexandre Dumas (O capitão Paul), J. Fenimore Cooper (O piloto) e Herman Melville (O Americano), entre outros. Luís M. Arruda

Bibl. Era açoriano John Paul Jones (1963), O Telégrafo, Horta, n.º 18.952, 15 de Janeiro. Constantino, J. (1965), O ?Pai? da Armada Americana era natural de S. Jorge e viveu no Faial. O Telégrafo, Horta, n.º 19.804, 6 de Novembro.