Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Brassey, Annie

[N. Londres, 1839- m. alto mar, 1887] Autora britânica da obra In the Trades the Tropics, & the Roaring Forties, publicada em 1885. Apaixonada por viagens e pela vida do mar, casou com Thomas Brassey, mais tarde conde Brassey, um oficial da marinha e comandante do navio Sunbeam, consagrado a expedições científicas. Acompanhou-o em todas as viagens, de que escreveu relatos admiráveis. O livro em que se refere aos Açores, o quarto que escreveu, é uma obra de excelente nível literário de mais de 500 páginas e umas 300 ilustrações de autoria de R. T. Pritchett, que acompanhou a expedição. O capítulo dedicado aos Açores é o último e ressente-se do precário estado de saúde da autora no fim da viagem. Surpreende-se com a ignorância que existe no seu país sobre os Açores, desde a situação geográfica ao número e extensão das ilhas, clima, nacionalidade, características da população e tantos aspectos que podem seduzir um viajante culturalmente interessado. A estadia do Sunbeam nos Açores não foi longa - 20 a 24 de Dezembro de 1883 - e só aportou na ilha de S. Miguel. Ponta Delgada agradou-lhe francamente, fazendo uma descrição sugestiva da vista que contemplava do seu quarto de hotel sobre a cidade. As restantes páginas do relato que consagrou à ilha são quase inteiramente preenchidas com o seu passeio ao Vale das Furnas, que inclui descrições muito vivas e informes curiosos sobre factos, costumes e crenças de que teve conhecimento. Pouco tempo passado, em 1887, aos 48 anos, Annie Brassey morria como viveu grande parte da sua existência: no alto mar, a bordo do Sunbeam, na companhia do seu marido.

Um ano antes, talvez no início desta última viagem e a caminho da Índia, estivera em Lisboa, o que é comprovado pela existência de um exemplar desta obra na Biblioteca Nacional de Lisboa com uma dedicatória escrita pelo seu punho, datada desta cidade a 27 de Maio de 1886. É de crer que esta, tivesse sido, pelo menos, a sua segunda visita a Lisboa, pois Júlio Castilho, percorrendo os livros do Hotel Bragança, encontrou o nome de Lady Brassey entre os hóspedes, sugerindo o seu apontamento que a estada da escritora terá tido lugar, possivelmente, entre Agosto de 1881 e Maio de 1883. Maria dos Remédios Castelo-Branco (Jul.1999)

Obra (1885), In the Trades, the Tropics, & the Roaring Forties. Londres, Longmans & Cº. [Contém a indicação 14.000 Miles in the ?Sunbeam? in 1883. Outra ed. do mesmo editor, em 1886]. (1889), The Last Voyage... 1887. Lady Brassey?s journals and notes of her last voyage in the Sunbeam. Londres, Longmans & Co.

 

Bibl. Branco, M. R. C. (1989), Bibliografia das Obras de Viajantes Ingleses referentes à Madeira existentes em Bibliotecas de Lisboa. Actas do I Colóquio Internacional de História da Madeira (Funchal, 1986), I: 241-242, 243. Id. (1989), Os Açores vistos por Lady Brassey. Revista de Cultura Açoriana.  I, 1: 81-87. Castilho, J. (1937), Lisboa Antiga ? Bairros Orientais. 2ª ed., Lisboa, VIII: 118 -119. Canto, E. (1890), Biblioteca Açoriana. Notícia Bibliographica das obras impressas e manuscriptas nacionais e estrangeiras concernentes às ilhas dos Açores. Ponta Delgada.