Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Futuro, O

1 Jornal publicado, em 1866, na ilha Graciosa por João José da Graça, o primeiro a publicar-se naquela ilha (cf. O Feminino, 30 de Outubro de 1929). 2 Folha espírita. Publicação quinzenal era propriedade de Manuel F. Goulart que administrava. Tinha redacção e edição de F. A. Ramos da Silveira. A redacção e a administração funcionavam na Typographia do Futuro, rua de S. Francisco, 2, Cais do Pico, onde era impresso. Começou a publicar-se em Junho de 1894 (cf. Açoriano, ano 12, número 24, 17 de Junho de 1894).

Formato 43 cm x 31,6 cm, 4 páginas, 4 colunas. Publicava artigos sobre temas religiosos e anúncios.

Descrição com base no número 15 (nova série), ano V, com data de domingo 17 de Maio de 1903, existente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta (na coluna 2 da página 3 regista: «[...] com quanto tenha a data de 17, só hoje, 19, é que o podemos publicar, [...]»). Luís M. Arruda 3 Jornal que começou a sua publicação na vila das Velas, ilha de S. Jorge, em 1 de Novembro de 1917. Publicava-se três vezes por mês. Manuel Sérgio Berquo Avelar foi director, proprietário e editor. Redacção, administração e tipografia funcionavam na avenida Vasco da Gama. Foi publicado, pelo menos, até 10 de Agosto de 1918, número 28.

O editorial do número 1, Ao publico, começa: «Ao pensarmos em ombrear com as enormes dificuldades que origina o lançamento do nosso jornal, na ocasião presente, não tivemos outro intuito que não fosse o de preencher uma lacuna que, mais uma vez, se ia fazer sentir, no nosso meio, com a suspensão do único jornal que nesta vila se publicava».

Era impresso em folha pequena, 28,7 cm x 21 cm, 4 páginas, depois duas, 3 colunas, inclui um artigo de fundo, notícias várias, geralmente locais, mas algumas da I Guerra Mundial, e anúncios. Luís M. Arruda

Fonte. Colecção, incompleta, existente na Biblioteca Municipal de Velas.