Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Francisco, Pedro (Peter)

 [N. S. António do Porto Judeu, Angra do Heroísmo, 1760 ? m. Locust Grove, Virginia, 1831] A par do célebre abade José Correia da Serra (que era amigo de Thomas Jefferson e visita frequente de sua casa em Monticello, Virginia), Pedro Francisco é provavelmente o nome português que mais ligado se encontra ao processo revolucionário americano, tanto na fase das guerras da independência como nos alvores da nova República. Ao contrário do abade, nome familiar na historiografia portuguesa mas nada presente na memória colectiva americana, Peter Francisco (como é conhecido nos E.U.A.) é uma figura que goza do estatuto de herói nacional americano, sendo poucos aqueles que em Portugal ou nos Açores, de onde era natural, ouviram alguma vez falar do seu nome.

Baptizado na igreja paroquial de Santo António do Porto Judeu a 8 de Julho de 1760, Pedro Francisco cedo levantou vela para longe da sua terra (sequestrado ou posto em fuga pela própria família, segundo a tradição) e, nos princípios de Junho de 1765, um jovem rapaz de 4-5 anos desembarcou em City Point (hoje Hopewell, Estado da Virginia), sendo acolhido num asilo de pobres e mais tarde entregue à tutela de um juiz local, Anthony Winston. O protector de Pedro Francisco era o representative de Buckingham County à Convenção do Estado da Virginia, e um seu sobrinho, Patrick Henry, foi o primeiro governador estadual da Virginia após a independência americana. Criado neste ambiente ardentemente patriota, com a guerra a bater à porta, Pedro Francisco não tardou a alistar-se no 10th Virginia Regiment e a 11 de Setembro de 1777, perto de Filadélfia, conheceu o baptismo de fogo contra os casacas-vermelhas ingleses. De grande estatura e força hercúlea, Pedro Francisco distinguiu-se em diversas refregas ao longo Washington o teria convidado e, a partir de 1785, data do seu casamento com Susannah Anderson, dedicou-se à agricultura na sua propriedade de Locust Grove, onde se fixou como plantador de tabaco e country gentleman. Carlos Guilherme Riley

Fontes: Peter Francisco Papers (1790-1975). Virginia Historical Society, Richmond (U.S.A.). [col. de mss. originais e misc. de impr.].

 
Bibl. Cook, F. J. (1959), Francisco The Incredible. American Heritage, 10 (n.º 6): 22-25, 92-95. Moon, W. A. (1980), Peter Francisco, the Portuguese patriot. Winston-Salem (N.C.), Colonial Publ.