Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

França, Álvaro Raposo de

 [N. Ponta Delgada, 1940] Escultor. Licenciou-se em Escultura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP) em 1965, tendo trabalhado no atelier do escultor Barata Feyo, nos dois anos anteriores. Em 1972 e 1973, concluiu o Curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Coimbra e o Exame de Estado para professor do Ensino Secundário, funções que exerceu de 1965 a 1989. Foi também assistente eventual da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, passando a assistente em 1992. O seu trabalho tem sido exposto, quer a nível individual quer em colectivo, nos Açores, na Madeira, no continente e no Canadá. A primeira exposição individual ocorreu em 1972, na Cooperativa Sextante de Ponta Delgada. É autor de várias obras expostas principalmente na região: estátua do Beato João Baptista Machado (1987) e de João Paulo II (1993), em Angra do Heroísmo, a de Cristóvão Colombo (1992), em Santa Maria, e a estátua de São Pedro, na fachada da igreja do mesmo nome em Ponta Delgada. São também da sua autoria numerosos bustos de individualidades açorianas existentes em várias ilhas: D. Manuel Afonso de Carvalho, no Seminário Menor de Ponta Delgada; Dr. Tibério Ávila Brasil, São Roque do Pico; Thomas Hickling, nas Furnas; Conselheiro Luís Bettencourt, Ponta Delgada; Dr. Velho Arruda, Santa Maria; Dr. Simas, Vila Franca do Campo; Camões, no Auditório Municipal de Ponta Delgada; Padre Elias, no Faial da Terra, etc. No campo da Medalhística, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e tem executado vários trabalhos para os Açores: Medalha do Senhor Santo Cristo (1976), do centenário do Museu Carlos Machado, do centenário da Indústria do Álcool Sinaga, entre outras. Carlos Enes

 

 

 

Adenda
(…)
Tem participado em várias exposições coletivas, das quais se destacam 12 artistas Açorianos, em Macau em 1996, 1.ª Exposição de Medalha Contemporânea no Seixal, em 1997, em 1998, a XXVI FIDEM - Den Haag Nederland, em 1999, A Window On The Azores, na Bermuda National Gallery e A Window On The Açores, na Massachusetts Gallery, em 2000.
É autor de numerosas medalhas e monumentos públicos, entre os quais se destacam o busto de Vitorino Nemésio na Praia da Vitória, o monumento a António Alves de Oliveira na Vila do Nordeste, estátua de João Paulo II, em Angra do Heroísmo, busto do poeta Roberto de Mesquita em Santa Cruz das Flores e o busto do poeta Eugénio Tavares na Ilha Brava, Cabo Verde. Ranu Costa (2022)