Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Bettencourt, Sidónio Manuel Moniz

[N. Ponta Delgada, 19.12.1955] É oriundo de uma família das Lajes do Pico, onde se mantém enraizado. Diplomado pelo Centro de Formação de Jornalistas, é profissional do quadro da RDP-Açores desde 1976, com a categoria de chefe de redacção, exercendo funções de chefe de serviço de informação.

Tem sido uma referência na nova geração de jornalistas da rádio, e muito interessado na problemática da emigração açoriana nos Estados Unidos da América e no Canadá.

Recebeu, desde 1985, vários prémios por reportagens que realizou, de onde se destacam o Grande Prémio da Fundação Luso-Ameriana para o Desenvolvimento, em 1993, e o  1º Prémio Nacional do Clube Português de Imprensa, em 1995.

Poeta e escritor, está incluído em diversas antologias de poesia insular e participa regularmente em actividades culturais, além de ser especialista em jornalismo radiofónico desportivo e atleta amador.

Na VI Legislatura (1996-2000) foi eleito deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, pelo círculo de S. Miguel, integrado nas listas do PSD. J. G. Reis Leite (Jul.2000)

 

 

Adenda
(…)
É jornalista dos quadros da RTP Açores, tendo exercido funções de Chefe de Redação, Chefe de Serviços de Produção, Chefe do Serviço de Informação, Chefe de Serviço de Programas da RDP-Açores e Subdiretor de “Meios e Conteúdos” da RTP Açores.
Apresenta há mais de quinze anos os programas “Inter – Ilhas”, na rádio de serviço público e Atlântida na RTP Açores, RTP Madeira e RTP Internacional.
Colabora ativamente com vários jornais, revistas e televisão e tem sido orador convidado, em vários domínios da sociedade, sobretudo, nas áreas do jornalismo, desporto e cultura.
É “Munícipe Honorário” do Concelho das Lajes do Pico, “Membro Correspondente” do I.H.G.S.C. - Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Brasil e “Sócio Correspondente” do I.H.G.M. - Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Brasil.
É detentor de vários galardões, nacionais e regionais, de jornalismo, como prémio “Personalidade da Comunicação Social” em 2003, instituído pelo Clube Desportivo Santa Clara; distinguido com louvor pelo Chefe de Estado Maior da Força Aérea - General, Luís Evangelista Araújo, pelo programa Atlântida, na Base das Lajes, comemorativo do 56.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, transmitido na RTP Açores, RTP Madeira e RTP Internacional em 2008; prémio “Personalidade da Rádio e TV” nos Açores em 2009; “Galardão de Homenagem”, na Gala dos 60 anos da Associação de Patinagem de Ponta Delgada, em 2014; prémio “Melhor Comunicador do Ano”, na 2ª Gala da ARPA – Associação de Relações Públicas dos Açores, em 2015; “Medalha Comemorativa dos 30 anos da Semana dos Baleeiros”, pela Câmara Municipal das Lajes do Pico, em 2016; galardão “40 anos de Carreira”, também em 2016, pelo Conselho de Administração da RTP; em 2017, foi distinguido pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal das Lajes do Pico com a “Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro” correspondente ao título “Munícipe Honorário das Lajes do Pico”.
Foi fundador e produtor, durante vários anos, da Semana dos Baleeiros.
Como autor, está incluído nas coletâneas Nós Palavras, Ilha Num Cartucho a Cinco Vozes, Café Com Letras e nas antologias Nove Rumores do Mar, do Instituto Camões e On a Leaf of Blue, poesia contemporânea açoriana, editada pela Universidade da Califórnia em Berkeley, Voices From The Islands, de John M. Kinsella, da Universidade de Brown, A Poesia no Mundo: Para uma Nova Globalização, II Encontro Internacional de Poesia, Porto Santo, Madeira.
É autor dos livros de narrativa poética Deserto de Todas as Chuvas (2000); A Balada das Baleias (2007) e Já Não Vem Ninguém (2010). Ranu Costa (2022)