Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Fartura, António José Vieira Rodrigues

 [N. Vieira do Minho, 24.9.1794 ? m. Porto, 13.9.1868] Era sargento-mor de ordenanças de Malta quando foi acusado de crime de lesa-majestade e julgado durante o cerco do Porto pelos liberais em 1832. Foi comerciante de grosso trato no Porto e antes de 1836, por motivos relacionados com a sua opção política pelo miguelismo, veio para a Terceira estabelecendo-se em Angra, como comerciante e homem de negócios, com barco próprio e proprietário, dividindo a sua actividade entre as duas cidades.

De grande dinamismo alterou os processos comerciais na cidade de Angra inaugurando uma nova época. Contribuiu também para o desenvolvimento da agricultura, nomeadamente com a tentativa de povoamento, em 1842, e investimentos numa grande propriedade que possuía, a Quinta da Madalena.

Foi vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, por mais de uma vez e foi o promotor da proposta, em 1847, de se construir um novo edifício, ao gosto neoclássico, que levou avante com entusiasmo e dedicação. Acabou ele próprio por arrematar a obra e terminá-la com dinheiro seu emprestado ao município.

Foi agraciado com a comenda da Ordem de Cristo pelos serviços prestados à causa do Trono e da Carta Constitucional, em 1848, e com a comenda da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, em 1853, pelos serviços prestados por ocasião da viagem régia às províncias do Norte. Em 1855 foi-lhe passada carta de brasão de armas e agraciado com o foro de fidalgo cavaleiro. Contudo, sabe-se hoje, forjou documentos falsos para fundamentar estes títulos. J. G. Reis Leite

Bibl. Necrologia in O Angrense. Angra do Heroísmo, 26 de Setembro de 1868. Lopes, F. (João Ilhéu) (1971), Da Praça às Covas Memórias de uma velha rua. Angra do Heroísmo, Instituto Histórico da Ilha Terceira: 78. Merelin, P. (1980),«Continentais no comércio de Angra. Comendador Fartura» in Ilha Terceira, ano III, n.º 24, Julho: 25. Id. (1966), Memória Histórica da Edificação dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo. 3.a ed., Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Nóbrega, A. V. O. e Sá, F. M., «Uma ausência no Archivo Heraldico. Genealogia do Visconde de Sanches de Baena. A carta passada, a 21 de Abril de 1855, a António José Vieira Rodrigues Fartura, sogro do 1.o visconde de Pereira Machado» in Genealogia e Heráldica (1999). Porto, Universidade Moderna, 2: 147-184.