Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Bettencourt, Luís

(L. B. de Medeiros e Câmara) [N. Ponta Delgada, 21.2.1873 - m. 1939] Nasceu numa família de terratenentes micaelenses desde sempre activos na defesa dos interesses ilhéus, criando-se assim numa ambiência interventiva que o levou a Coimbra onde se formou em Direito. Regressou a S. Miguel em 1896, abrindo escritório de advocacia onde desempenhou brilhantemente a sua profissão. Adepto incondicional da Monarquia (?sou e sempre fui e serei monárquico?), filiou-se no Partido Progressista e, em 1898, ocupou o seu 1° cargo público - Administrador do Concelho. Foi eleito Deputado à Câmara e, em 1904, Governador Civil, cargo que desempenhou até 1910. Após a queda da Monarquia ainda lutou por ela, mas o interesse pela sua terra levou-o ao 2° período da sua vida pública, que se caracterizou por uma defesa apaixonada pela Autonomia dos Açores, numa actuação constante, juntamente com Aristides Moreira da Mota e José Bruno Carreiro. Em 1926 foi-lhe dada a presidência da Junta Geral e colaborou na redacção do Decreto de lei 15035 de Fevereiro de 1928, propondo uma ampliação de receitas, diminuição de despesas e uma maior deliberação da Junta face à comissão executiva: ?As Juntas é que são o cargo administrativo e qualquer dependência da aprovação das Câmaras ou outro qualquer referendum é a negação da sua autonomia?. Durante os seis anos que esteve à frente da Junta Geral, tomou várias medidas importantes para o desenvolvimento do Distrito mas, desiludido com as cada vez menores receitas da Junta Geral pediu, em 1931, a demissão justificando-se ao Governador Civil: ?Os encarregados da administração distrital estão reduzidos à situação de caixeiros que recebem e pagam o que o Governo manda, sem mais terem com os negócios. Isto não me convém?. Na mesma linha, pediu a exoneração da Comissão Distrital da União Nacional (1935), voltando a denunciar veementemente a pouca atenção que o Governo Central dedicava aos problemas de interesse público micaelense. Em 1909 foi agraciado com o título de Conselheiro e em 1932 recebeu as insígnias de Comendador da Ordem de Cristo. Margarida Vaz do Rego (Mai.1998)

Fontes Arquivo da Família Vaz do Rego (Ponta Delgada), Luís de Bettencourt, Lembranças da minha vida, mss. dedicado a seu neto Luís Guilherme de Medeiros e Câmara Vaz do Rego, Ponta Delgada, 3.11.1932-11.11.1937. A. F. V. R., Id., Várias anotações manuscritas sobre o projecto do decreto de lei 15.053 de 1928. A. F. V. R., Id., Rascunho manuscrito da carta que dirigiu em 1931 ao Governador do Distrito, Belo de Almeida. A. F. V. R., Id., Documentos manuscritos sobre os serviços da Junta Geral de Ponta Delgada, (1926 a 1931). A. F. V. R., Id., , Rascunho manuscrito do Ofício levado à Comissão Distrital da União Nacional. A. F. V. R., Acta da Comissão da Junta Geral de 30 de Janeiro de 1931.

 

Bibl. Rego, M. V., Câmara, L. B. M. (1995), Autobiografia de um Autonomista, (Actas do Congresso do I Centenário da Autonomia dos Açores), Jornal da Cultura, Ponta Delgada.