Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Faial (ilha)

Geologia

A ilha do Faial apresenta forma aproximadamente pentagonal alongada na direcção WNW-ESE. O comprimento segundo esta direcção, dos Capelinhos ao porto de Pedro Miguel, é de 21 km, enquanto que a máxima largura, do porto do Caldeirão ao porto de Castelo Branco, ronda os 14 km. O ponto culminante situa-se no bordo sul da Caldeira (Cabeço Gordo) à altitude de 1.043 m. Vista de perfil, a ilha apresenta a forma de um cone baixo truncado no topo.

A morfologia do Faial caracteriza-se pela existência de quatro regiões fisiográficas: o «Vulcão da Caldeira», o «Graben de Pedro Miguel», a «Plataforma da Horta», e a «Península do Capelo» (Madeira, 1998). Estas regiões devem a morfologia à interacção entre tectónica e vulcanismo, predominando uma ou outra acção conforme a região.

O Vulcão da Caldeira corresponde ao relevo dominante da ilha. Trata-se de um edifício vulcânico com cerca de 15 km de diâmetro ao nível do mar, apresentando a caldeira no topo. Esta tem 2 km de diâmetro no rebordo, 1 km de diâmetro no fundo e profundidade média de 390 m. No interior um pequeno cone de piroclastos eleva-se cerca de 40 m acima do fundo plano daquela estrutura.

A morfologia do Graben de Pedro Miguel resultou predominantemente de acções tectónicas. Esta unidade fisiográfica, que se estende do Salão à Lomba da Espalamaca, é caracterizada por relevo em degraus resultante de importantes desnivelamentos da superfície topográfica ao longo de um conjunto de falhas activas com orientação WNW-ESE. As escarpas de falha, às vezes imponentes, deram origem à designação toponímica de lomba. De norte para sul encontram-se as escarpas de falha da Ribeirinha (Lomba dos Espalhafatos), da Chã da Cruz, da Lomba Grande, da Ribeira do Rato, da Rocha Vermelha (Lomba dos Frades), e a da Espalamaca (lomba do mesmo nome). As primeiras quatro apresentam escarpa voltada a sul, enquanto que as duas restantes estão viradas a norte; no bloco central desta estrutura localiza-se a povoação de Pedro Miguel que lhe dá o nome.

A Plataforma da Horta localiza-se na região SE da ilha do Faial, em torno da cidade, e inclui as localidades de Feteira, Granja, Flamengos, Farrobo e Conceição. A morfologia é caracterizada por um conjunto de cones vulcânicos, que constituem os principais relevos, envolvidos por áreas planas ou de declive suave, formadas por empilhamento de derrames basálticos cobertos por depósitos sedimentares e piroclásticos. Alguns cones apresentam morfologia adoçada ou encontram-se bastante desmantelados (caso dos cones da Quinta de S. Lourenço, da Conceição, o Monte das Moças e o Monte Queimado). Outros apresentam ainda formas vigorosas, muito próximas das originais (cones da Carreira de Tiro, do Lameiro Grande, do Monte Carneiro e do Monte da Guia).

A Península do Capelo, formada por vulcanismo fissural basáltico ao longo da Falha do Capelo, constitui o extremo ocidental da ilha. O vulcanismo, de estilo havaiano-estromboliano ou surtseiano, originou um conjunto de cerca de vinte cones vulcânicos que se estende desde o Cabeço dos Trinta, a leste, até ao vulcão dos Capelinhos, na ponta ocidental da ilha. Este alinhamento, disposto axialmente, constitui o dorso da Península do Capelo. A partir destes cones, em geral de bocas localizadas nos flancos ou na base, foram emitidos importantes volumes de derrames basálticos que correram para norte e para sul, conquistando ao mar áreas que foram sendo acrescentadas à ilha. O processo de criação de novas terras emersas é exemplificado pela erupção dos Capelinhos, em 1957/1958.

O conhecimento geológico da ilha (Agostinho, 1935; Berthois, 1953; Castelo Branco et al., 1959; Zbyszewski e Veiga Ferreira, 1959; Zbyszewski et al., 1959a, b; Tazieff, 1959; Zbyszewski e Veiga Ferreira, 1962; Machado e Forjaz, 1968; Chovelon, 1982) teve um importante impulso em meados da década de oitenta com a preparação da nova carta geológica (Serralheiro et al., 1989). Este conhecimento foi complementado na década seguinte com a apresentação de três teses de doutoramento sobre a tectónica (Madeira, 1998), hidrogeologia (Coutinho, 2000) e vulcanologia (Pacheco, 2001) do Faial.

A sequência estratigráfica da ilha do Faial, refinada por sucessivos autores (Zbyszewski et al., 1959; Machado e Forjaz, 1968; Serralheiro et al., 1989; Madeira, 1998; Pacheco, 2001), é constituída pelas seguintes unidades: 1- Complexo Vulcânico da Ribeirinha; 2- Complexo Vulcânico dos Cedros; 3- Formação do Almoxarife; 4- Formação do Capelo.

O Complexo Vulcânico da Ribeirinha engloba um conjunto de materiais em que predominam escoadas de natureza variada (basaltos a benmoreítos, sendo os havaítos dominantes), ricas em plagioclase, apresentando geralmente morfologia aa. Os derrames, com espessuras raramente superiores a 2 metros, encontram-se fortemente alterados. Os materiais piroclásticos, pouco significativos em termos volumétricos, estão representados por cones de escórias e leitos de lapilli associados a erupções havaianas/estrombolianas e por um nível de pedra pomes provavelmente emitida pela chaminé traquítica da Pedreira da Rocha Branca. Todos estes materiais foram emitidos em ambiente subaéreo.

A estrutura dos materiais desta unidade sugere tratar-se dos restos de um edifício do tipo vulcão escudo, situado a leste do actual vulcão da Caldeira.

Estudos de paleomagnetismo (Saucier & Roche, 1965) evidenciaram uma região com polaridade inversa que coincide aproximadamente com a área onde aflora o Complexo da Ribeirinha sugerindo que a edificação deste vulcão se terá iniciado durante o período de Matuyama (> 700.000 anos). Datações pelo K/Ar (Féraud et al., 1980; Baubron, 1981, in Chovelon, 1982) indicam idade entre os 800.000 e os 580.000 anos, concordante com aqueles dados.

Os materiais do Complexo Vulcânico da Ribeirinha afloram na região oriental da ilha, das arribas a leste do Porto do Salão até à Ponta da Espalamaca, e no interior da ilha onde estão parcialmente cobertos por formações mais recentes.

O Complexo Vulcânico dos Cedros engloba os materiais que constituem o actual vulcão central da ilha do Faial; estes podem subdividir-se nos que correspondem a uma fase inicial predominantemente efusiva (Grupo Inferior) e nos que resultaram de actividade explosiva da Caldeira em período mais recente (Grupo Superior).

No essencial, a base do edifício vulcânico (Grupo Inferior) é constituído por produtos emitidos de um modo efusivo: escoadas, geralmente espessas (> 2 m), frequentemente porfíricas e vacuolares, normalmente pouco alteradas. A composição destes derrames varia entre os basaltos plagioclásicos e os benmoreítos. Intercalados na série existem dois domas traquíticos: o Morro de Castelo Branco no litoral sul e o Altar na parede interior sul da Caldeira.

Os materiais piroclásticos estão praticamente restritos aos cones adventícios distribuídos pelos flancos do vulcão e frequentemente instalados sobre fracturas radiais.

O edifício vulcânico elevava-se originalmente a 1.200-1.300 m, mas o colapso da Caldeira reduziu-lhe a altura em cerca de 300 m.

Os materiais do Grupo Inferior afloram nas arribas da costa norte, da Fajã ao Porto do Salão, na costa sul do Varadouro à Feteira, e no interior da ilha, onde estão cobertos pelos produtos vulcânicos do Grupo Superior, no fundo das linhas de água.

É-lhe atribuída idade entre os 410.000 e 30.000 anos com base em datações isotópicas pelo método do K/Ar (Féraud et al., 1980; Baubron, 1981, in Chovelon, 1982).

Os materiais que constituem o Grupo Superior do Complexo Vulcânico dos Cedros estão intimamente relacionados com os processos vulcânicos que levaram à formação da Caldeira.

A actividade vulcânica desta fase caracteriza-se por erupções sub-plinianas a plinianas traquíticas que originaram importantes depósitos de pedra pomes, frequentemente associadas a fases freáticas, freatomagmáticas e a escoadas piroclásticas (Madeira, 1998; Pacheco, 2001). Nas proximidades da Caldeira aqueles episódios estão marcados por brechas de explosão freática e freatomagmática muito grosseiras, com estrutura caótica ou apresentando estratificação incipiente ou convoluta do tipo surge. Contêm grandes blocos de basalto, havaíto, traquito e sienito, às vezes com diâmetros superiores a dois metros, frequentemente estilhaçados pelo impacto com o solo, deformando as estruturas subjacentes.

Os paleossolos intercalados nos depósitos pumíticos demonstram que as erupções decorreram espaçadas no tempo. No decurso das paragens ocorreu erosão ou deposição de sedimentos. Os processos erosivos foram responsáveis pela remoção, total ou parcial, da cobertura de pedra pomes. Sedimentos fluviais, estratificados e com estruturas de canal, ou torrenciais, com estratificação incipiente ou ausente e matriz argilosa, podem observar-se por toda a costa leste da ilha, subjacentes, intercalados ou suprajacentes aos depósitos de pedra pomes.

Estudos pormenorizados de vulcano-estratigrafia, complementados por datações pelo radiocarbono (Madeira et al., 1995; Madeira, 1998; Pacheco, 2001), permitiram reconhecer a ocorrência de 12 erupções traquíticas nos últimos 16.000 anos. Deste conjunto sobressai a erupção pliniana de há 1.200 anos, que apresentou a maior magnitude, e que foi responsável pelo colapso que conduziu à forma e dimensões actuais da caldeira tendo gerado um importante ignimbrito que cobriu toda a vertente norte da ilha e o fundo do Graben de Pedro Miguel.

A este evento estão associados lahares que podem ser observados na praia da Fajã (Praia do Norte) onde, sobre o depósito ignimbrítico, assentam quatro níveis de lahar extremamente grosseiros. A formação destes depósitos está intimamente relacionada com a erupção pois o revestimento de toda a vertente norte e leste do vulcão da Caldeira pelos depósitos vulcânicos, a destruição da cobertura vegetal, associados a forte pluviosidade e elevados declives, constituem condições óptimas para desencadear lahares. A ocorrência destes fenómenos imediatamente após e nos anos subsequentes à erupção é sugerido pela ausência de paleossolos intercalados nos lahares e entre estes e o depósito ignimbrítico.

Note-se a sequência de erupções associadas à caldeira nos últimos 3.300 anos (3.300, 2.300, 1.800, 1.700, 1.500, 1.200 e 1.000 anos BP): sete episódios vulcânicos explosivos, alguns dos quais muito violentos, nos últimos 3300 anos, ou seja, em média, uma erupção em cada 500 anos, com intervalos de dormência que oscilaram entre 100 e 1.000 anos. Tendo a última erupção no Vulcão da Caldeira ocorrido há 1.000 anos, verifica-se que este aparelho vulcânico é activo e potencialmente capaz de gerar erupções altamente destrutivas.

A Formação do Almoxarife está representada na região da Horta, no bloco tectónico delimitado pelas falhas da Espalamaca e da Rocha Vermelha, onde os derrames atingiram a costa na Praia do Almoxarife, e no interior do Graben de Pedro Miguel.

Trata-se de um conjunto de cones de piroclastos e escoadas associadas, de natureza predominantemente basáltica e morfologia do tipo pahoehoe.

No sector da Horta fazem parte desta unidade o cone da Conceição, o conjunto dos quatro centros eruptivos da Quinta de S. Lourenço, os quatro cones do alinhamento Monte Carneiro-Monte Queimado, os dois edifícios da Carreira de Tiro, junto da Granja, um cone parcialmente destruído pela erosão marinha a SW de Feteira, todos eles resultantes de vulcanismo subaéreo, e ainda o cone de piroclastos submarino do Monte da Guia, o maior de todos eles.

Por todo o lado se observam um a três níveis de pedra pomes de projecção, com solos e/ou sedimentos intercalados, sobrepondo-se aos materiais desta unidade, o que permite estabelecer uma relação de idade (anterioridade) com a actividade vulcânica do Grupo Superior do Complexo Vulcânico dos Cedros.

À Formação do Almoxarife é atribuída uma idade em torno dos 16.000 anos.

A Formação do Capelo desenvolve-se sobre o flanco oeste do vulcão da Caldeira. É constituído por um conjunto de cones de piroclastos e respectivas escoadas, que deram origem à ponta oeste da ilha. Trata-se de um dispositivo fissural do qual fazem parte, de leste para oeste, o edifício do Cabeço dos Trinta, os Cabeços da Lagoa ou Cabeços do Pacheco, o Cabeço Verde, o Cabeço do Fogo, o conjunto do Cabeço do Garcia, Cabeço dos Caldeirões e Cabeço da Cré, o Cabeço do Manuel Gato, o Picarito, o Cabeço do Capelo ou da Fonte, o Cabeço do Caldeirão, o Cabeço do Canto, o cone de Caldeirinhas (ou dos Concheiros), o edifício do Costado da Nau (cone submarino parcialmente destruído pela erosão marinha), e os cones embutidos dos Capelinhos, o exterior edificado durante a fase submarina da erupção e o interior, subaéreo, formado após o fecho da cratera ao mar.

Os materiais deste conjunto de centros eruptivos são de natureza predominantemente basáltica (senso stricto).

A relação estratigráfica com a pedra pomes pode ser verificada na ribeira do Cabo, em cujo leito se observa um nível de pedra pomes alterada subjacente aos derrames do Cabeço dos Trinta, enquanto que neste cone, na Praia do Norte e na praia da Fajã se encontram depósitos de lahar sobre materiais da Formação do Capelo. Estes são os afloramentos chave que permitem estabelecer uma relação estratigráfica de contemporaneidade entre esta Formação e o Grupo Superior do Complexo dos Cedros.

A morfologia da região do Capelo mostra claramente que a actividade vulcânica desta fase eruptiva aumentou o comprimento da ilha em cerca de 5 Km para oeste; as arribas, talhadas pela erosão marinha nos materiais do Complexo dos Cedros, estendiam-se da Fajã ao extremo leste do Cabeço do Capelo e, deste local, até ao Varadouro. As escoadas lávicas emitidas pelas erupções subaéreas dos cones que vão do Cabeço dos Trinta ao Cabeço do Capelo galgaram as arribas litorais aumentado a superfície da ilha, enquanto que erupções submarinas, idênticas à dos Capelinhos, fizeram crescer a ilha a partir do mar. Nos intervalos da actividade vulcânica, a acção erosiva do mar, extremamente eficiente, faz recuar a linha de costa, para se tornar a recuperar esse terreno através da acção construtiva do vulcanismo. Várias arribas litorais fossilizadas são testemunho desse processo de avanço e retrocesso, na luta entre a erosão marinha e a actividade vulcânica.

A esta unidade pertencem as erupções históricas do Cabeço do Fogo (1672-73) e dos Capelinhos (1957-58). [sobre estas erupções veja-se a entrada Erupções históricas] José Madeira

 

História

Descoberta e povoamento

As incertezas que perduram em torno do descobrimento das ilhas dos Açores, nomeadamente quanto à sua data e à primazia sobre quem as avistou, são as mesmas com que nos deparamos quando queremos balizar a descoberta e o povoamento de cada uma das ilhas deste arquipélago atlântico.

Não obstante a impossibilidade de apontar uma data inquestionável para assinalar o descobrimento dos Açores, o mesmo sucedendo quanto ao autor do feito, é geralmente aceite pela historiografia mais actualizada o ano de 1427 e o nome do navegador português Diogo de Silves para assinalar um e outro. A obliteração parcial daqueles dados na chamada Carta de Valseca, continuará a lançar alguma incerteza quanto à sua exactidão, tanto mais que permanece a controvérsia sobre o achamento trecentista das mesmas ilhas.

Dadas as condições de navegação de que dispunham os navegadores portugueses e uma eventual progressão no avistamento de algumas ilhas do grupo central, é admissível que as datas da sua descoberta ocorressem com algum desfasamento no tempo. Esta possibilidade, no caso da fixação dos primeiros povoadores nestas parcelas, então livres de qualquer população indígena, é bem plausível tendo em conta a natural lentidão inerente a um processo tão eivado de dificuldades.

Qualquer tentativa de fixação de datas, num e noutro caso, tem de ter em conta o ano de 1439, data em que o infante D. Henrique ordenou o lançamento de gados nas ilhas de modo a criar as condições de sustento e os meios adequados para os trabalhos da arroteia. Assim, enquanto que a descoberta da ilha do Faial poderá ter-se verificado em finais da década de 30 do século XV, já o início da chegada dos primeiros povoadores terá ocorrido no declinar da década de 60 do mesmo século, tendo em conta que data de 21 de Fevereiro de 1468 a carta que outorga a capitania da ilha ao flamengo Josse Van Hurtere. Tal facto, no entanto, não seria impeditivo de anterior fixação de gente vinda do reino ou, até, de outras ilhas.

Apesar da liderança flamenga no estabelecimento de um primeiro núcleo populacional no Faial, está hoje arredada a ideia de uma predominância de gente da Flandres no processo de ocupação humana da ilha. Na génese do seu povoamento estará gente oriunda das várias regiões portuguesas, com o possível predomínio do centro e norte de Portugal. Esta tese não invalida o facto de ao Faial ter acorrido, no início do povoamento, gente flamenga aliciada pelo capitão-do-donatário, facto corroborado pela herança toponímica e antroponímica hoje reconhecível.

Todavia, com as influências do meio e o prolongado isolamento a explicar subtis alterações na matriz cultural originária e a cristalização de ancestrais tradições, entretanto desaparecidas nas comunidades de origem, persistem nas ilhas, de modo bem vincado, os traços caracterizadores predominantes de uma presença portuguesa que o tempo fez diluir ténues resquícios de uma efémera influência nórdica.

Entre as gentes que a aventura, a ambição ou os revezes da vida fez demandar estas ilhas perdidas num oceano a que se associavam todos os medos que o peso da medievalidade foi sedimentando, terão aportado aos areais faialenses homens e mulheres de todas as condições sociais. Certamente que a hierarquização social tinha menos em conta a estratificação tripartida da época, importando sobretudo as capacidades e o desempenho das artes necessárias às tarefas ingentes que uma tal empresa implicava. Por isso, secundando uma provável minoria de aristocratas oriundos dos patamares inferiores das elites de então, correspondendo a uma nobreza de segunda linha pouco bafejada pela fortuna ou deserdada pela fatalidade das regras de primogenitura, aqui chegaram, possivelmente, gentes da condição mais modesta e os excluídos de uma sociedade avara em repartir recursos e rigorosa para com aqueles que se desviavam da prática dos bons costumes. Foi esta amálgama um tanto informe e anárquica que fez surgir comunidades em redor da ilha do Faial e que a erosão do tempo moldou e afeiçoou para dar lugar a um povo que se arroga de uma identidade própria e distinta das demais.

Sobre o ritmo inicial do povoamento nada se sabe. A aceitar uma correlação entre os topónimos que a mais antiga cartografia revela e a fixação humana, pode conjecturar-se que no dealbar de Quinhentos o Faial teria já alguns núcleos em redor da ilha. A representação cartográfica de Valentim Fernandes, cerca de 1507, assinala o Porto de Gazpar Dias (que corresponderá à baía da Horta), Porto Pi, Castell Branco e Praya.

Passadas algumas décadas, como pode ver-se na carta de Luís Teixeira de 1584, constata-se uma apreciável evolução, em que alguns dos topónimos reflectem já, significativamente, a presença de paróquias estruturadas. Individualizam-se naquela carta: Perochia de la Trinidad, P.a de los Cedros, Fons, P.a de George Lorêco, Nuestra S. de la Gracia, S. Cruz, Fayal (que corresponderá à vila), Los Morros, Puerto Pim, S. Catalina, Castillo Blanco e Capiliages. Todavia, é bem possível que a identificação destes locais se devesse a preocupação diversa da de assinalar as localidades mais em destaque. De facto, Gaspar Frutuoso escrevendo na década de oitenta do século XVI, dá conta de uma variedade toponímica bem mais expressiva e denunciadora de uma ocupação humana contemplando toda a ilha.

 

A estrutura social

O novo quadro de vida em que os recém-chegados se aclimataram e as exigências específicas das tarefas a levar a cabo, não impediu que a organização da sociedade configurasse um modelo tripartido das ordens, idêntico ao do reino. Nem a lei do reino permitiria solução diversa.

A crescente fruição de riqueza, a diferenciação económica resultante do grau de sucesso que a exploração das terras conseguidas em sesmaria garantiria, a formação de património por via das ligações matrimoniais, a ascensão social alcançada em função do exercício dos cargos municipais e a constituição de propriedade vinculada ? tudo isto, naturalmente, num processo lento e gradual ? daria lugar à própria hierarquização social de que resultaria a definição de um modelo decalcado do reino. Era, antes de tudo, uma consequência lógica da própria constituição de uma liderança na pessoa de um capitão-do-donatário cuja autoridade determinava, desde logo, uma relação hierárquica e o exercício de funções diversificadas que tornassem efectivo o poder de que estava investido.

Com a constituição das ordenanças e a criação dos postos de comando, em si mesmo nobilitantes, e a exigência de que os eleitos para as vereações fossem originários das elites locais, consolidar-se-ia a estrutura social típica do Antigo Regime que perduraria para além do pronunciamento liberal de 1820.

A tripartição social não evitaria, naturalmente, a afirmação de grupos diferenciados com relevância social. Na sociedade faialense, desde cedo, por influência da posição e das condições do seu porto, gerando uma significativa afluência da navegação, quer da rota do Cabo, quer das Américas e Europa, a instalação de negociantes e mercadores de grosso trato ? a que não era estranha a produção vinícola da vizinha ilha do Pico ? deu lugar a um grupo social importante ao qual, com o tempo, se atribuía estatuto de nobreza.

No plano religioso, há a considerar o estabelecimento do clero secular e regular que terá sido concomitante com a vinda dos primeiros povoadores. É mesmo possível que os primeiros franciscanos chegados ao Faial fossem flamengos. Com o tempo, para além do clero paroquial, instalaram-se em casa própria ordens religiosas com destaque para os franciscanos, carmelitas e jesuítas cujo papel na instrução da mocidade faialense foi fundamental, mesmo após a reforma de Pombal, embora, neste período, sem o concurso dos discípulos de Santo Inácio por motivo da sua expulsão do Faial no ano de 1760.

A pureza da regra própria da vida conventual, até à extinção das ordens por decreto de D. Pedro em 1832, foi negativamente afectada pela prática comum de fazer professar as filhas de família e os filhos segundos com vista à transmissão indivisa do património vinculado. Esta prática afectou igualmente o clero secular, dando origem a uma contaminação deste grupo por algum clero deficientemente preparado e repreensível sob o ponto de vista moral.

A presença das ordens religiosas reveste-se de grande importância já que, para além do seu papel insubstituível na instrução, foi em resultado da sua iniciativa que a ilha do Faial herdou o importante legado arquitectónico que hoje sobressai com destaque e grande dignidade no tecido urbanístico da cidade da Horta.

Os estratos militares ao nível dos postos de comando, como elementos essenciais da sociedade de então, detentores de prerrogativas e direitos inerentes aos postos que ocupavam, integravam as ordenanças criadas por D. Sebastião, fortemente ligadas ao poder municipal que as nomeava. A sua criação no Faial poderá ter ocorrido por volta de 1573 e é provável que a vulnerabilidade das costas às frequentes incursões dos corsários a tivesse justificado. Existiam em todas as freguesias da ilha do Faial, acarretando prejuízos à agricultura em virtude dos tempos de instrução que tinham de cumprir e das guardas que, por vezes, eram chamados a executar em reforço dos outros corpos de tropa menos dotados. A oficialidade incluía o capitão-mor e o sargento-mor no topo da hierarquia com alçada em toda a ilha, seguindo-se os capitães das várias companhias, os ajudantes e o porta-bandeira. O primeiro capitão-mor do Faial foi Diogo da Silveira, ainda de descendência flamenga muito próxima, já que era neto de Guilherme da Silveira. A instâncias locais e por decisão régia de D. Pedro em 1681, o capitão-mor do Faial tinha alçada sobre o capitão de infantaria da tropa aquartelada no castelo de Santa Cruz, o que dá nota da relevância que aquele titular assumia na hierarquia militar da ilha.

No reinado de D. Maria I foram criadas as milícias. O Faial disporia de um batalhão de milícias com a respectiva estrutura de comando. Tratava-se de uma tropa mais bem preparada do que a das ordenanças. Enquanto que as ordenanças asseguravam o recrutamento de pessoal para as milícias, estas eram fonte de recrutamento para a tropa de linha ou tropa paga.

Na ilha do Faial, tendo em conta o reconhecimento das autoridades no que respeita à sua posição geográfica e importância no comércio insular, estava instalada uma companhia de tropa paga aquartelada no Castelo de Santa Cruz [ver forte de Santa Cruz], a qual terá sido criada por alvará de 17 de Outubro de 1650 com uma dotação de 100 homens e seu corpo de oficiais.

A oficialidade destes corpos militares detinha um estatuto social apreciável. Sobretudo os oficiais de ordenanças e milícias, por vezes negociantes de projecção local de relevo que por essa via obtinham estatuto de nobreza com direito a incorporar-se na procissão de Corpus Cristi, transportando vara de pálio, lanterna ou ocupando lugar a seguir ao pálio junto à edilidade. Na época, a outorga destas insígnias, comportava um simbolismo assinalável pelo qual se aferia a importância social do seu detentor.

Após a extinção das ordenanças e milícias pela legislação de Mouzinho da Silveira de 1832, a tropa organizou-se em moldes modernos para o que terá contribuído a presença das tropas ingleses instaladas no país a seguir às invasões francesas.

Apesar das intenções subjacentes ao espírito revolucionário do movimento vintista, a matriz social herdada do Antigo Regime perdurará muito para além da baliza cronológica que, teoricamente, lhe pôs termo, e que a ulterior proliferação de barões e viscondes bem ilustra.

Para além destes corpos destacados no conjunto da sociedade, a população faialense, como de resto a demais população das ilhas, integrava um grupo maioritário de gente ocupada na agricultura, com larga representação de jornaleiros, e um grupo menos significativo de oficiais das artes mecânicas, incluindo pescadores.

Salvo os casos beneficiando de isenções, quase toda a população activa com idades entre os 20 e os 60 anos, integrando os estratos inferiores, era mobilizada para as ordenanças, repartindo parte do seu tempo com a instrução militar e, quando necessário, com a prestação de trabalho de faxina em obras de interesse público.

Com reduzida dimensão e destinados a serviço doméstico, ainda em torno do final do primeiro quartel do século XIX, identificamos a presença de escravos na ilha do Faial, nomeadamente nas casas abastadas e nos conventos.

Apesar da permanência dos traços marcantes do Antigo Regime, a crescente afirmação da burguesia e o desmantelamento das estruturas herdadas do Antigo Regime, ainda que muito lento e hesitante, darão lugar a uma sociedade juridicamente nivelada em obediência aos princípios liberais cuja matriz enraíza na Revolução Francesa de 1789.

 

As instituições do poder

Em resultado da solução senhorial encontrada pela coroa para administrar a Madeira e os Açores, constituindo territórios doados pelo rei aos membros da sua casa com a obrigação de promoverem o seu povoamento e exploração económica, a presença efectiva nas ilhas dará lugar à criação de capitanias cujo governo seria outorgado na pessoa de gente de linhagem a quem eram concedidos poderes nas esferas da administração, da justiça e da economia.

Ao fidalgo flamengo Josse Van Hurtere coube o governo do Faial como seu primeiro capitão-do-donatário em data que se situa por volta de 1468. Era um estatuto de ampla autoridade, como convinha a um dignitário da confiança do donatário e deslocado para paragens tão isoladas, a que correspondiam as rendas e privilégios próprios de quem passava a deter um poder, também ele de natureza senhorial, compreendendo, designadamente, o privilégio da concessão de terras em sesmaria.

Para além desta autoridade superior emanada do donatário, em época que se desconhece mas que se situará por fins de Quatrocentos, por mercê de D. Manuel I, constituiu-se o município da Horta, o único que na ilha se organizou.

Terá surgido do desenvolvimento natural do primeiro aglomerado instalado na ilha, provavelmente associado à elevação da Horta a vila, sob o estímulo natural dos benefícios recebidos da navegação que se acolhia ao seu excelente ancoradouro, também em data desconhecida, como necessidade sentida pelas populações em organizar-se para acautelar os seus próprios interesses e, até, para equilibrar o poder senhorial que presidia aos destinos da ilha ao nível mais elevado.

Sem que disso resultasse alteração administrativa substancial em termos práticos, a capitania faialense passa a integrar a *corregedoria dos Açores criada por D. Manuel I em 1503. O objectivo visava uma maior penetração do poder real, ele mesmo tornado donatário das ilhas, numa tentativa de cercear as prerrogativas senhoriais e municipais.

Com a reforma de Pombal de Agosto de 1766, ao sistema fragmentário baseado na autoridade dos capitães, sucede um sistema de governo unificado com sede em Angra ? a *capitania-geral dos Açores. No seu âmbito são nomeados juizes de fora para todas as ilhas e dois corregedores. O Faial passa a integrar a corregedoria de Angra e a acolher, com alguma frequência, o respectivo magistrado em correição. Afinal uma teia de poderes que assegurava uma maior centralização do exercício do poder nas esferas ligadas à coroa com o consequente dano para as instâncias do poder local ao qual, progressivamente, se retiravam as imprescindíveis receitas.

Para a ilha do Faial a criação da capitania-geral com sede em Angra, bem como para as demais ilhas, não trouxe reais benefícios. A centralização em Angra, que de facto permanecia fortemente dependente das autoridades do governo da corte, acarretou a fragilização do poder municipal, sem qualquer contrapartida resultante de uma maior atenção da coroa.

Neste período a vida municipal deteriora-se, facto a que não será alheia a partilha de parte das receitas das imposições que o município da Horta habitualmente recebia. Aqui, como em outras câmaras dos Açores, o padrão pelo qual parece poder avaliar-se a degradação da capacidade de intervenção da edilidade, é a crescente impossibilidade que o município revela em sustentar os expostos e em pagar às respectivas amas. As contas municipais, também nesta época, revelam um nível de receitas cujo montante, escassamente, suporta os encargos com os ordenados a que o município está obrigado.

A degradação do regime de capitania-geral em finais do século XVIII e as tentativas reformistas que lhe sucederam, conduzem o arquipélago a um estado de decadência sem regresso.

A instauração do regime liberal encontraria o arquipélago impreparado para vencer os obstáculos e constrangimentos a que as lutas liberais darão lugar. O Faial não constitui excepção neste quadro.

Extinta a capitania-geral as Cortes Constituintes de 1822, nas quais tomou lugar Arriaga Brum da Silveira, autor de importante memória onde se diagnosticava a situação da economia faialense, estabeleceram, embora episodicamente, a comarca da Horta com jurisdição sobre as ilhas do Pico, Flores e Corvo.

Com um historial muito acidentado ao logo da alternância governativa nascida do confronto político, os Açores verão reeditado o regime de capitania-geral, certamente com o desagrado dos grupos mais destacados da sociedade faialense a quem o regime pombalino se mostrava detestável na medida em que a dependência de Angra merecera sempre a maior repulsa. Por isso, talvez, o sistema de prefeituras tentado por Mouzinho da Silveira foi de pouca duração. Nem mesmo a criação de duas províncias, em 1833, daria satisfação aos anseios faialenses porquanto o Faial ficava à margem do sistema. Afinal, para os responsáveis da ilha, uma ingratidão em face do esforço que emprestara à causa de D. Pedro, e que a elevação da vila da Horta a cidade, em 1833, se mostrava como pequena compensação.

Passadas as vicissitudes do confronto entre liberais e miguelistas, em 1836, nos termos do Código Administrativo de 18 de Julho de 1835, são criadas os Governos Civis e as Juntas Gerais ao mesmo tempo que desaparece a comarca da Horta. O novo código de 1836 consagra a criação dos distritos. Pelo código de 1878 as competências das Juntas Gerais são ampliadas mas a sua função predominantemente sócio-económica será sempre dificultada pela escassez dos recursos financeiros. Já no século XX, após 1913, o estabelecimento das companhias de cabos submarinos na Horta, permitirá a atribuição de uma percentagem das receitas à Junta Geral, mitigando a exiguidade dos meios financeiros destinados a assegurar a sua missão.

É a matriz distrital que perdura até 1975 embora se tenha verificado uma evolução para um modelo de natureza autónoma em que a fragilidade financeira que lhe foi associada, jamais tivesse permitido promover um real desenvolvimento económico. Neste percurso sobressai o decreto de Hintze Ribeiro datado de 1895. A legislação salazarista de 1928, do ponto de vista financeiro, vem agravar a situação das ilhas embora o Faial tenha ficado excluído por insuficiência de receitas. Só em 1940, com o *Estatuto dos Distritos Autónomos, tido como fórmula de descentralização administrativa, foi colocado em igualdade com os demais distritos. Aos governadores civis de então, restava quase sempre o exercício de uma «magistratura de influência» ou uma acção persuasiva junto dos ministérios e seus titulares, por forma a alcançarem algum benefício ou a execução de projectos de relevância para as ilhas que as competências próprias e os orçamentos privativos jamais lograriam levar à prática.

Na sequência das alterações políticas associadas à Revolução de Abril de 1974, os distritos insulares são extintos dando lugar a instituições de governo próprio para o arquipélago dos Açores as quais seriam consagradas estatutariamente.

Na repartição das estruturas de governo próprio da Região Autónoma dos Açores, no Faial ficou instalada a sede da *Assembleia Legislativa Regional, o mais importante órgão da autonomia dos Açores.

 

A economia

Por vocação do próprio solo, aproveitando das condições de clima favoráveis, o Faial iria desenvolver as culturas que correspondiam, por um lado à dieta mediterrânica do agrado da maioria da população que se fixou na ilha (excepto o azeite), por outro aos desígnios da coroa como forma de suprir as carências cerealíferas do reino, da Madeira e, enquanto Portugal manteve as praças do Norte de África, também destas parcelas do império.

Todavia, dada a complementaridade da economia do Faial e Pico e a permanente carência de pão desta última ilha, os excedentes exportáveis raramente terão atingido valores de expressão significativa. Numa economia típica de Antigo Regime, flagelada por frequentes crises frumentárias, o esforço produtivo quanto aos grãos e leguminosas, adequava-se, sobretudo, ao auto-abastecimento.

A par da cultura de cereais, em que predomina o trigo até ao século XVII, e de leguminosas, as ilhas procuraram assegurar o desenvolvimento de outras culturas destinadas a satisfazer necessidades de alimentação e vestuário e a manter fluxos de exportação visando compensar a entrada de manufacturas e comestíveis que não produziam. Este mecanismo de compensação revelava-se muito importante numa economia fracamente monetarizada como a dos Açores.

O Faial, como outras ilhas, para além de pequenas manchas de vinha e da cultura de linho, ganhou apreciável projecção por via da exportação de pastel para os países do Norte, facto a que não será alheia a influência dos flamengos trazidos pelo primeiro capitão-do-donatário.

A comercialização do pastel destinado à tinturaria e, também, do vinho produzido na ilha do Pico nos vinhedos que, maioritariamente, eram pertença de gente do Faial, foram a base da riqueza da ilha desde os tempos da colonização.

Com a introdução de sucedâneos de origem americana, o pastel perdeu valor comercial e, no século XVII, praticamente desaparece. Apenas subsiste a apanha da urzela até ao século XIX, mas sem qualquer relevância e, por vezes, quase limitando o comércio a pequenos circuitos de contrabando com destino à Inglaterra.

A partir da introdução do milho no século XVII e com a sua adopção na dieta da população açoriana, este cereal ultrapassaria a produção do trigo. A *batata, a *fava e o inhame constituem culturas de menor expressão e quase exclusivamente destinadas ao consumo local. A fava, por vezes, tal como se verifica noutras ilhas, produz excedentes que a ilha exporta.

A actividade pecuária teve um sentido utilitarista no que toca ao gado vacum. Os efectivos necessários para os trabalhos da fertilização e da lavra e o abastecimento da navegação em escala pelo porto da Horta, pouca margem deixam para uma conveniente manutenção do efectivo, levando, nalguns anos, a importações da ilha de S. Jorge. O desenvolvimento pecuário em maior escala, associado à expansão da pastagem, apenas assume lugar de importância na segunda metade do século XIX e no século XX, estimulando a produção industrial de lacticínios e a exportação de gado vivo para o mercado continental o que representa parcela importante da economia contemporânea.

Introduzida em finais do século XVIII, a cultura da laranja ganhou alguma projecção nas primeiras décadas do século XIX, alimentando pequenos fluxos de exportação, sobretudo para os Estados Unidos, perdurando até meados deste século, altura em que a «lágrima» quase devastou a totalidade dos pomares.

A pesca jamais ultrapassou uma expressão artesanal e as capturas orientavam-se para o abastecimento da ilha.

Influenciados pela presença muito frequente de navios baleeiros no porto da Horta que, desde meados do século XVIII, o frequentavam para refresco e embarque clandestino de tripulantes, negociantes faialenses liderados pela Casa Dabney [cf. Charles W. Dabney & Sons] desenvolveram armações locais para caça do *cachalote a que se associou uma interessante indústria cuja laboração perdurou até meados do século XX.

Já no século XX, o Faial e o seu porto acolhem uma frota atuneira de apreciável dimensão cuja faina tem sustentado, até à actualidade, uma indústria conserveira com expressão social de relevância ao nível do emprego feminino e com impacto económico muito expressivo.

Para além das indústrias referidas, em meados do século XIX a Casa Dabney produzia biscoito para fornecimento à navegação que escalava o porto da Horta. As indústrias artesanais baseadas no aproveitamento de matérias-primas locais e na utilização de subprodutos não aproveitados, ainda hoje mantêm razoável nível de produção e comercialização com apreciável resposta por parte da crescente procura dos visitantes.

Modernamente, com antecedentes históricos que poderíamos fazer recuar aos viajantes de começos do século XIX, tem-se fixado no Faial algumas estruturas vocacionadas para o turismo, actividade económica para que a ilha mostra aptidões e potencialidades de crescimento susceptíveis de lhe conferir papel importante como sector complementar na formação de riqueza.

No comércio, sobretudo no século XVIII e primeira metade do século XIX, um apreciável número de negociantes da praça faialense, proprietários de vinhas na ilha do Pico, ganharam assinalável projecção internacional por via da exportação anual de alguns milhares de pipas de «verdelho» para os Estados Unidos da América, Antilhas e Norte da Europa. Conquanto tratar-se de uma actividade algo «parasitária» já que a produção cabia inteiramente à ilha do Pico, os benefícios da cultura e da exportação eram captados, na sua maior parte, por aqueles negociantes que na vila e cidade da Horta construíram armazéns e estufas para aperfeiçoamento dos vinhos recebidos da ilha fronteira.

No retorno dos navios vindos dos Estados Unidos e da Terra Nova, chegava madeira, bacalhau, sebo e cera, cordame, azeite de peixe e aduela em grandes quantidades. Da Europa, sobretudo dos portos ingleses, chegavam à Horta os panos, loiças e materiais ferrosos para diversa aplicação. Com a crise do «verdelho» do Pico a partir dos anos cinquenta do século XIX, toda a lógica do transporte se altera, até porque a participação de produtos do reino assume papel crescente no conjunto das importações.

O comércio entre o Faial e o Brasil desempenhou papel muito importante até finais do século XVIII. Apesar deste facto, desde 1649 com a formação da Companhia do Brasil, e mais tarde com a legislação pombalina, o comércio à partida das ilhas foi fortemente condicionado. De um lado a integração obrigatória nas frotas e, de outro, a limitação do número de navios a utilizar, terão prejudicado o comércio do vinho e da aguardente no seu período mais pujante. Com a abertura dos portos do Brasil em 1808, as dificuldades já sensíveis nas exportações, saldar-se-ão por um irreversível declínio. Do Brasil, o Faial importava quantidades significativas de *açúcar, arroz, café, madeiras e peles que, possivelmente, redistribuía para as ilhas mais próximas.

As qualidades privilegiadas do porto da Horta, marcando posição cimeira na escala de navios estrangeiros sobretudo até à abertura da doca de Ponta Delgada à navegação em finais da década de Sessenta do século XIX, estimularam o aparecimento de casas comerciais que incluíam na sua actividade o agenciamento e fornecimento de víveres à navegação e o abastecimento de carvão quando surgiram os vapores na rota do Atlântico. Durante todo o século XIX ocupa posição dominante neste sector a Casa Dabney que, a partir de finais dos anos Cinquenta, é forçada a partilhar o negócio com a Casa Bensaúde [ver Bensaúde, família].

Modernamente, o comércio de conservas de atum e os laticínios, formam a base essencial das exportações a que pode juntar-se a exportação de algum gado vivo para o continente português. Ricardo Manuel Madruga da Costa

 

Geografia Humana

1 ? Colonização e evolução

A ilha do Faial, primitivamente designada de ilha da Ventura (conforme consta dos primeiros portulanos e cartas marítimas do século XIV), começaria por ser povoada em 1439, simplesmente por gados, a mando do Infante D. Henrique.

O povoamento efectivo da ilha viria a verificar-se, provavelmente, cerca de três décadas depois, quando um grupo de flamengos, dirigido por Josse van Huerter (também designado, nalguns documentos da época, por Jos de Utra e outros nomes similares), se fixaram junto à pequena baía de Porto-Pim.

Em torno do solar de Josse van Huerter viria a surgir e a consolidar-se o primeiro núcleo da principal povoação da ilha, que terá tomado do nome do primeiro povoador a sua própria designação ? Horta.

1.1. A afirmação da cidade de Horta

Às famílias flamengas viriam a juntar-se colonos portugueses de todas as regiões que o rei de Portugal se apressou a enviar, por forma a afirmar a sua autoridade, preocupado que estava com eventuais tentações de independência da ilha.

Rapidamente, se assistiu à miscigenação dos dois povos e das duas culturas, tornando-se frequentes os casamentos luso-flamengos. Alguns flamengos, inclusive, «aportuguesaram» os seus nomes, passando a designar-se por Dutra, Utra, Vandaraga, Grotas ou Anes, em atitude de plena aceitação e submissão aos usos e costumes do reino. Ainda hoje, a cor clara dos olhos e dos cabelos de muitos habitantes da Horta e do Faial denuncia o distante cruzamento dos dois povos.

A terra era generosa, propiciando produtivas culturas de cereais, primores, inhames, batatas, frutas e vinhos, bem como verdejantes prados que sustentavam numerosas criações de gado, parte do qual era aproveitado para produção de lacticínios. Igualmente abundante era a cultura do pastel, planta utilizada na produção do pastel, produto que, durante séculos, ocupou lugar de destaque nas exportações dos Açores. O mar era também generoso e, por isso, ao longo de toda a ilha, surgiram núcleos piscatórios.

Entretanto, fruto desta prosperidade, o lugar da Horta, assumidamente virado para o mar, alongara-se para Este, na direcção da ribeira de água doce que descia das colinas do interior.

Em 1498, D. Manuel I, em reconhecimento público da sua importância, eleva a povoação à categoria de vila.

A exemplo de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada, a jovem vila da Horta viria a encontrar no seu porto, considerado por muitos como o de melhores condições naturais dos Açores, a principal razão de ser do seu desenvolvimento.

Ali aportavam, com frequência, quer as armadas da carreira da Índia, quer os barcos da rota do Brasil. Tais escalas foram, certamente, uma das principais razões de edificação de fortalezas, por forma a defender os barcos e os habitantes dos habituais ataques de pirataria. Acresce que, em finais do século XVI, aos ataques de pirataria vieram juntar-se os saques e destruições da armada inglesa (ora comandada por Sir Walter Raleigh, ora pelos condes de Cumberland e de Essex), justificados pela guerra que a Inglaterra mantinha com Espanha, cujo rei ocupava também o trono português. Só entre 1567 e 1682 foram construídos seis fortes: Lagoa, Bom Jesus, Santa Cruz, Greta, Porto-Pim e S. Sebastião, que são hoje grandes referências patrimoniais e turísticas da cidade, sobretudo o Forte de Porto-Pim e o Castelo de Santa Cruz (este, entretanto, adaptado a estalagem).

Ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, Franciscanos, Jesuítas, Carmelitas e outras ordens religiosas ergueram igrejas e conventos na urbe, nos quais descansavam os religiosos que demandavam o Brasil e as Américas. A sumptuosa Igreja Matriz (iniciada em 1680), dedicada a S. Salvador, é o mais monumental edifício da Horta e o maior templo dos Açores, pertenceu ao que foi o grande Colégio dos Jesuítas e está enquadrada numa enorme frontaria com traços renascentistas e barrocos de aproximadamente 200 m. É aqui que está instalado o Museu da Horta que, entre os muitos valiosos objectos, inclui uma interessante colecção etnográfica de miniaturas em miolo de figueira, representando cenas e monumentos açorianos. Igualmente notáveis são a Igreja de S. Francisco (1696), que actualmente está integrada no valioso Museu de Arte Sacra (possuidor de importante tesouro sacro e de colecção de escultura flamenga do século XV), e a Igreja e Mosteiro de Monte Carmelo (1752) que ocupa uma excelente e panorâmica posição, a meia encosta, dominando a urbe e o mar.

Outro factor de prosperidade da Horta terá sido a caça à baleia e ao cachalote iniciada, muito provavelmente, no século XVIII, havendo referências escritas de que empregava então bastantes habitantes da ilha e que atraía vários veleiros estrangeiros. Apesar disso, só em meados do século XIX, em 1857, viria a ser constituída, na Horta, a primeira sociedade industrial baleeira dos Açores. Nessa altura, o porto da Horta era ponto obrigatório de paragem, aprovisionamento e engajamento de equipagens, para os cada vez mais numerosos veleiros estrangeiros concorrentes que ali aportavam, vindos mormente da Inglaterra e da América.

Entretanto, em 13 de Julho de 1833, e no seguimento das diligências políticas do duque de Ávila e Bolama, o regente D. Pedro eleva Horta à categoria de cidade, estabelecendo no local um arsenal de apoio à frota da causa liberal, à qual os habitantes da povoação tinham aderido.

Em 1876, é construído o cais da Horta, reafirmando uma vez mais a vocação portuária da cidade e a partir dos finais da década de 40 do século XIX os navios a vapor das navegações transatlânticas começam a fazer escala frequente no local para se reabastecer de carvão.

Já neste século, em 1919, é a vez dos hidroaviões começarem a escalar o local, tornando-o também num dos grandes pontos de apoio das viagens aéreas intercontinentais, vocação confirmada por alguns dos pioneiros da aviação como Charles Lindbergh e Italo Balbo, que aqui escalaram em 1933. O aeroporto, no entanto, viria a ser construído somente em 1971.

Ao longo das décadas de 50 e 60, a cidade afirma-se também como porto de abrigo dos velejadores de recreio, tornando-se num dos mais emblemáticos pontos de apoio das navegações atlânticas. Hoje, é uma grande referência do «iatismo» internacional, tendo sido construída uma marina de apoio em 1984. Basta ir até à marina e às docas e ver as centenas de curiosas e artísticas pinturas murais feitas pelos velejadores no molhe, para o perceber. Diz-se que cada navegador deve, pelo menos, pintar ali a sua marca para ter boa sorte. Como alguém salientou, é um «verdadeiro painel de recordações e de afectos pela Horta». No regresso, aconselha-se vivamente uma paragem no Café Sport ou Peter?s Bar, tradicional ponto de encontro dos «iatistas» de todo o mundo e que é outra verdadeira instituição da cidade, pois além de bar/café é também Museu do Scrimshaw (os famosos dentes e ossos de baleia e cachalote que as gentes do mar gravavam artisticamente).

Ao longo dos tempos Horta resistiu a muitos infortúnios, desde os já mencionados ataques e pilhagens de corsários a calamidades sísmicas (só ao longo do século XX foram registados 8 sismos com significativa potência: 1926, 1946, 1947, 1957, 1958, 1964, 1973 e 1998), passando por violentos incêndios (um dos quais, em 1899, destruiu completamente o Convento dos Franciscanos, que chegou a ser hospital e asilo de mendicidade). Contudo, desde sempre, Horta também soube aproveitar a sua posição estratégica para se afirmar como escala internacional das navegações, marítimas ou aéreas, comerciais, turísticas e de recreio. Foi nesta vantagem locativa que fundou e alicerçou a sua prosperidade. É, ainda, apoiada nesta vantagem locativa que a cidade Horta espera enfrentar os desafios do futuro, o qual, em grande medida, passa por um maior desenvolvimento do turismo e sua internalização na economia local e regional.

2 ? Demografia e estrutura do povoamento

A evolução demográfica da ilha do Faial tem sido pautada por vários ciclos de emigração, sobretudo para a América do Norte, mas também para a principal ilha do arquipélago ? S. Miguel e para o continente. Os máximos populacionais, cerca de 24 mil habitantes, foram atingidos na década de cinquenta. Desde então, tem-se assistido a uma paulatina regressão demográfica, tendo a ilha perdido nas últimas cinco décadas mais de 37% dos seus efectivos demográficos. Mesmo a área urbana da Horta, que chegou a alcançar nos anos cinquenta os 8.600 habitantes, perdeu desde então cerca de 25% da sua população. Note-se que na década de cinquenta a taxa média de emigração relativa à ilha do Faial (32,8%) foi a mais elevada do arquipélago dos Açores (cf. figura 1).

Em reflexo dos ciclos emigratórios, as estruturas demográficas locais tornaram-se particularmente envelhecidas, a ponto de não existir capacidade de regeneração natural. Efectivamente, a taxa média de natalidade da ilha do Faial ronda actualmente apenas os 11,6 ? (enquanto em 1951 era da ordem dos 21,5 ?), aproximando-se, assim, dos valores da taxa de mortalidade que, em 2001, era de 11,4 ? (cf. figura 2).

Acrescente-se que nos últimos cinquenta anos o peso da população idosa (mais de 64 anos) passou de 8,4% para 14,0%, sendo actualmente o índice de envelhecimento da ordem dos 0,76 (em 1951 era de apenas 0,31) (cf. figura 3).

Importa, no entanto, sublinhar que nos últimos anos se tem assistido a um incremento da construção de novos fogos para habitação na ilha do Faial (só em 2001 foram construídos cerca de duas centenas), o que pode indiciar que se estão a criar algumas condições para a revitalização da pirâmide demográfica local. Na viragem do milénio, o parque habitacional da ilha do Faial, era da ordem dos 4,6 milhares de alojamentos, albergando 4,8 mil famílias.

No que se refere ao sistema de povoamento há, desde logo, que relevar o facto de os assentamentos humanos faialenses, em virtude das condicionantes físiográficas da ilha (uma montanha de origem vulcânica), se terem fixado fundamentalmente ao redor da ilha, aproveitando a maior suavização do relevo aqui existente, bem como a proximidade ao mar.

Depois, importa sublinhar a importância da cidade de Horta, repartida por três freguesias urbanas (Angústias, Conceição e Matriz), nas quais residem cerca de seis mil e quinhentos habitantes, sendo que 70% destes habitam dentro dos limites do perímetro urbano. A cidade de Horta é, efectivamente, o principal centro de emprego e de comércio e serviços de toda a ilha, possuindo inclusivamente um pólo da Universidade dos Açores, sendo também a grande porta de entrada de fluxos turísticos, uma vez que detém o principal porto e um aeroporto internacional. A Horta, que foi berço do primeiro presidente da República ? Manuel de Arriaga, é, desde 1976, sede da Assembleia Regional da Região Autónoma dos Açores.

O desenvolvimento da cidade da Horta, induziu ao longo do século XX, e com maior intensidade nas últimas décadas, a concentração populacional na envolvente daquela cidade, sobretudo ao longo dos eixos Horta/Flamengos e Horta/Feteira/Castelo Branco.

Para além da cidade de Horta, importa destacar também os aglomerados rurais de Flamengos, Castelo Branco e Cedros, que rondam os mil habitantes. O restante sistema de povoamento é bastante débil, integrando cerca de seis dezenas de pequenas povoações rurais, muitas delas não atingindo actualmente a meia centena de habitantes e, quase todas enfrentando processos de regressão demográfica (cf. figuras 4A e 4B).

Globalmente, as aglomerações populacionais faialenses ocupam apenas cerca de 7% do solo da ilha. Efectivamente, a paisagem faialense é dominada pela ruralidade, sendo de realçar a importância dos espaços agrícolas que ocupam a maior parte da superfície da ilha (70%) e dos espaços ocupados por matos (20%), que predominam nos flancos da caldeira do Faial, cobrindo uma grande parte da zona ocidental da ilha. A floresta de produção está basicamente confinada às imediações da Caldeira (4%) (cf. figura 5).

3 ? Base económica e emprego

Durante séculos, e a exemplo das restantes ilhas açorianas, o Faial fundou a sua economia nas actividades agrícolas, tendo-se orientado nas últimas décadas para a produção leiteira, a qual ascende anualmente a cerca de 14 milhões de litros (ainda assim, distante dos valores alcançados pelas ilhas de S. Miguel e da Terceira, respectivamente, 323 milhões e 124 milhões de litros de leite). Neste contexto, não será de estranhar que o milho para forragem lidere as produções agrícolas (em 2002, cerca de 380 hectares semeados e 6,7 mil toneladas produzidas anualmente), seguindo-se-lhe, a batata (cerca de 600 toneladas), o milho-grão (cerca de 200 toneladas) e o vinho (cerca de 76 hectolitros). Acrescente-se que a actividade agro-pecuária assenta no minifúndio, cujo universo, em finais da década de noventa, ascendia a cerca de 1.500 explorações, com uma superfície média da ordem dos 5,8 hectares.

A pesca, apesar de sempre ter persistido na ilha, continua a perder importância, quer do ponto de vista da tonelagem descarregada, quer do valor comercial. De facto, em 2002, foram apenas descarregadas nos portos da ilha 965 toneladas (a média entre 1992 e 1995 foi de 1.790 toneladas), com um valor comercial de somente 115 mil euros.

Ao invés, o turismo tem registado um apreciável desenvolvimento nos últimos anos, não só porque a ilha apresenta paisagens de rara beleza e uma forte imagem internacional junto dos «iatistas», mas também porque constitui porta de entrada para a vizinha ilha do Pico, local emblemático pelas antigas tradições baleeiras e pela imponência da montanha. Note-se que, em 2002, o número de passageiros desembarcados no aeroporto da Horta ascendeu a cerca de 91 mil (cerca de 13% do total da região) e que o número de embarcações de recreio foi da ordem dos 1,1 mil (66% do total da região). Por forma a dar resposta a esta procura crescente, tem-se reforçado significativamente a oferta local de alojamento turístico, a qual em 1992 contava apenas com 4 estabelecimentos e 409 camas, mas, volvidos dez anos, já ascendia a 44 estabelecimentos (5 dos quais hotéis), num total de 696 camas. Como resultado, na década de noventa, o número de hóspedes cresceu 80% e as dormidas mais que duplicaram (passando de cerca de cerca de 40 mil para mais de cem mil).

Em consequência da evolução verificada nas últimas décadas, a estrutura da pirâmide ocupacional da população activa alterou-se consideravelmente, passando de uma situação em que dominava o sector primário (empregando em 1970, 42,3% dos activos), para uma outra de hegemonia crescente do sector terciário (65,3%, em 2001) (cf. anexo IV).

4 ? Infra-estruturação e condições de vida

Com a adesão de Portugal à Comunidade Europeia e a configuração de Quadros Comunitários de Apoio ao desenvolvimento do nosso país, criaram-se significativos meios de impulsionamento das condições de vida da população faialense, tendo-se assistido, designadamente, ao incremento das infra-estruturas de saneamento básico e de acessibilidades e transportes e ao robustecimento da oferta de equipamentos colectivos de carácter social e cultural.

No domínio do saneamento básico e das condições de habitabilidade, deve destacar-se uma grande melhoria nos últimos 20 anos, a ponto de se atingirem taxas de cobertura plenas relativamente ao abastecimento domiciliário de água e da ordem dos 90% relativamente à ligação à rede pública de esgotos (note-se que, em 1981, apenas 58,1% dos alojamentos do Faial possuíam instalações sanitárias com dispositivo de descarga). Acrescente-se, também, que, desde início da década de noventa, a quase totalidade dos alojamentos está servida por energia eléctrica.

Ao nível das acessibilidades e transportes, é de relevar o facto da ilha do Faial ter uma cobertura bastante aceitável, sendo estimada a rede viária regional em 116 quilómetros. Em termos de transportes públicos a ilha oferece 4 circuitos, num total de 29 circuitos de carreira nos dias úteis. Referência ainda para a oferta portuária, a qual integra um porto principal, com funções de entreposto comercial (dito de «Classe A») e 14 pequenos portos de apoio à pesca local (ditos de «Classe D»).

No campo do ensino, a ilha assegura todos os níveis, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. A oferta de educação pré-escolar ascende a 13 estabelecimentos (dos quais 11 são públicos), emprega 25 educadores e assegura uma procura da ordem das 4,5 centenas de alunos. O ensino básico emprega cerca de 220 docentes e, é assegurado por 24 estabelecimentos, dos quais 22 são destinados ao 1.º ciclo, permitindo, assim, uma cobertura satisfatória deste nível, tanto mais que, nos últimos anos, em virtude do decréscimo da natalidade, a procura tem registado uma significativa retracção (a procura ao nível do 1.º ciclo do ensino básico passou de 1.024 alunos em 1994 para 848 em 2001). Por último, quanto ao ensino secundário, por razões de limiares funcionais está apenas presente num estabelecimento público existente na cidade da Horta, o qual satisfaz uma procura da ordem das 5 centenas de alunos e emprega perto de 100 docentes.

A ilha do Faial possui, ainda, uma escola profissional (cerca de cinquenta alunos), bem como um pólo da Universidade dos Açores, mas somente orientado para as questões da investigação relacionada com a oceanografia e pescas.

No domínio da saúde, os cuidados prestados são assegurados fundamentalmente por uma rede pública que integra, quer um pequeno hospital de 115 camas sediado na Horta, satisfazendo assim as necessidades mais elementares em termos de cuidados diferenciados (em 2001, com um corpo médico da ordem dos 33 profissionais e um de enfermagem da ordem dos 85, assegurou cerca de 20 mil dias de internamento e prestou cerca de 28 mil consultas externas), quer um centro de saúde, igualmente sediado na cidade de Horta, com onze pequenas extensões dispersas pelos principais aglomerados rurais de modo a satisfazer com proximidade as necessidades ao nível dos cuidados de saúde primários (em 2001, contando no conjunto com 12 médicos e 15 enfermeiros, asseguraram cerca de 21 mil consultas). A satisfação das necessidades de medicamentos tem sido assegurada por três farmácias e dois postos de medicamentos. Globalmente, pode afirmar-se que a ilha do Faial, face às suas características, atingiu um nível de cobertura de cuidados de saúde bastante satisfatório, patente no facto de apresentar vários indicadores superiores à média regional (cf. Quadro 1).

 

Outro domínio social que nas últimas décadas experimentou um interessante surto de desenvolvimento foi o da acção e solidariedade social, sendo de destacar sobretudo os centros de apoio à terceira idade, designadamente sob as formas de centro de convívio. A oferta desportiva foi igualmente reforçada nos últimos anos.

Finalmente, referência também para os equipamentos culturais, porventura o domínio onde ainda falta percorrer um caminho maior, na medida em que a ilha, em 2001, somente dispunha de 4 bibliotecas (com um acervo de 57 mil documentos e um número de utilizadores de apenas cerca 12 mil), de um museu e de duas galerias de arte, tudo localizado na cidade de Horta. José Manuel Simões

 

 

Bibl.

- Fontes, Monografias e opúsculos

Açores em números. 10 Anos de autonomia (1987). Angra do Heroísmo, Departamento Regional de Estudos e Planeamento dos Açores. Açores. Concelhos-Freguesias-Lugares (Código e Coordenadas UTM) (1979). Angra do Heroísmo, Departamento Regional de Estudos e Planeamento, 1979. Açores. Projecção demográfica 1980-2000 (1988). Angra do Heroísmo, Departamento Regional de Estudos e Planeamento dos Açores. Açores: Do 25 de Abril até aos nossos dias (1977). Lisboa, Cooperativa Livreira Editorial e Cultural Arma Crítica. Afonso, J. (1998), Mar de baleias e de baleeiros. Angra do Heroísmo, Direcção Regional da Cultura. Id. (1988), Açores - conhecimento de duas ilhas em «Atlantic Essays». Conhecimento dos Açores através da literatura. Angra do Heroísmo, Instituto Açoriano de Cultura: 139-148. Id. (1987), Baleação pelos Açores na dinâmica do Atlântico desde o século XVIII. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, 45 (2): 1275-1289. Id. (1995), Dos Anais da Família Dabney para a história Oitocentista dos Açores numa perspectiva Atlântica. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 231-266. Id. (1987), O trajo nos Açores. Angra do Heroísmo, Direcção de Serviços de Emigração. Agostinho, J. (1935), Tectónica, sismicidade e vulcanismo das ilhas dos Açores. Açoreana 1: 85-98. Album Açoriano (1903). Lisboa, Editores Oliveira & Baptista. Almanaque Açoriano e Manual de Factos. 1998 (1997), Ponta Delgada, Açorense. Almeida, O. T. (1989), Açores, Açorianos, Açorianidade. Um espaço cultural. Ponta Delgada, Signo. Amaral, I. (2001), As ilhas Atlânticas e Índicas como pontos nodais da rede de globalização iniciada nos séculos XV a XVII. Portos, Escalas e Ilhéus no relacionamento entre o Ocidente e o Oriente. Lisboa, Universidade dos Açores, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1: 113-138. Amorim, N.; Mesquita, H. (1998), Uma perspectiva da população açoriana no século XVIII. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 353-375. Arquivo dos Açores (1980-1984), ed. fac-similada da edição original, 15 vols., Ponta Delgada, Universidade dos Açores. Arquivo dos Açores (1999, 2001), 2.ª série, 2 vols., Ponta Delgada, Universidade dos Açores. Arruda, L. M. (1998), Os naturalistas o Faial e periferia açoriana até ao século XIX. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 621-639. Arruda, M. M. V. (1977), Colecção de documentos relativos ao descobrimento e povoamento dos Açores, 2.ª ed., Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada. Ashe, T. (1813), History of the Azores or Western Islands; containing an account of government, laws, and religion, the manners, ceremonies, and character of the inhabitants: and demonstrating the importance of these valuable islands to the British Empire. London, Sherwood, Neely, and Jones, Paternoster Row. Azevedo, J. S. (1952-1953), Os Açores e o comércio do Norte no final do Século XVII. Angra do Heroísmo, Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo. Azores or Western Isles. Fayal (The) (1839). The Saturday Magazine, London, John William Parker, 462: 97-98. Azores. Fayal ? St. Michael?s (1835). The Mirror, London, J. Limbird, XXV: 177-180. Baker, A. (1959), Um Verão nos Açores e a Madeira de relance. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, 16: 107-151. Baptista, A. (s.d.), Faial, jardim dos Açores. Coimbra, Livraria F. França Amado Sucessores. Barreira, C. G. (1995), Um olhar sobre a cidade da Horta. Horta, Núcleo Cultural da Horta. Berthois, L. (1953b), Contribuition à l'étude lithologique de l'archipel des Açores. Comissão dos Serviços Geológicos de Portugal 34: 127-141. Boid, C. (1834), A description of the Azores, or Western Islands. From personal observation comprising remarks.? London, Bull and Churton. Bullar, J. e Bullar, H. (1986), Um Inverno nos Açores e um Verão no Vale das Furnas, 2.ª ed.. S. Miguel, Instituto Cultural de Ponta Delgada. Cabral, M. J. (1971), A Doca do Faial. Projecto e orçamento dum porto artificial na baía da cidade da Horta. Arquivo Açoriano. Coimbra, Grupo de Estudos Açorianos, XVI: 123-178. Carita, R. (1995), Arquitectura militar nos Açores: ilha do Faial: iconografia e informações dos Arquivos Militares. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 161-173. Id. (1998), O colégio jesuíta de S. Francisco Xavier no Faial. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 113-153. Castelo Branco, A.; Zbyszewski, G.; Moitinho de Almeida, F. & Veiga Ferreira, O. (1959), Rapport de la première mission geologique sur le volcanisme de l'île de Faial. Memórias dos Serviços Geológicos de Portugal 4: 9-27. Castelo-Branco, F. (1995), Subsídios para a história do Faial e da periferia açoriana. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 85-108. Castilho (Visconde de) (1877), Relatório apresentado pelo Governador Civil do districto da Horta à Junta Geral Administrativa do Distrito na Sessão ordinária de 1877. Horta, Typ. Hortense. Castilho, J. (1886), Ilhas ocidentais do arquipélago açoriano. Lisboa, Ed. David Corazzi. Chovelon, P. (1982), Évolution volcanotectonique des iles de Faial et de Pico. Tese de 3.o Ciclo, Universidade de Paris-Sud, Centro de Orsay. Clark, R. (M.A.) (1954), Open boat whaling in the Azores. The history and present methods of a relic industry. Discovery Reports, Cambridge, National Institute of Oceanography, 26: 281-354. Conferência Económica do Distrito da Horta (1939). Horta, Tipografia Minerva Flamengos. Conferência Insular Açoriana (1957). Lisboa, C. de Oliveira Limitada Editores. Cordeiro, C. (1992), Insularidade e Continentalidade. Os Açores e as contradições da regeneração (1851-1870). Coimbra, Minerva. Cordeiro, C.; Ávila, J. M. B. e Rosa, E. F. (org.) (1989), Açorianidade e Autonomia Páginas escolhidas. Ponta Delgada, Signo. Corsépius, Y. (1999), Algumas notas sobre aspectos sócio-culturais na Horta no tempo dos Cabos Submarinos. [Horta], ed. da autora. Costa, F. C. (1964), As potencialidades turísticas dos Açores. Livro da III Semana de Estudos dos Açores. Horta, Instituto Açoriano de Cultura: 275-311. Id. (1959), O Faial ao longo de cinco séculos. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 2 (1): 47-62. Costa, R. M. M. (1993-1995), Faial 1808-1810. Um tempo memorável. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 11: 135-283. Id. (1996-1997), Breves Notas para a história do porto da Horta (Seguidas da transcrição da correspondência Dabney-Bensaúde). Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 12: 9-109. Id. (1999), As invasões francesas e a transferência da coroa portuguesa para o Brasil. Algumas repercussões nos Açores. Arquipélago-história, 3 (2): 275-324. Id. (1996-1997), O Século Dabney no Fayal. Subsídios para a compreensão de uma estratégia. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, XII: 143-150. Id. (2000), Os Açores nas rotas da América Portuguesa nas duas primeiras décadas do século XIX. O significado de uma escala. As Ilhas e o Brasil. Funchal, Centro de Estudos de História do Atlântico: 443-458. Id. (1998), Impacto demográfico da erupção vulcânica dos Capelinhos. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 339-351. Id., Uma perspectiva da vitivinicultura na ilha do Pico nas duas primeiras décadas do século XIX. Actas do Colóquio o Faial e a periferia açoriana nos séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta [no prelo]. Id. (2000), A instrução na comarca da Horta em 1824. Um contributo para o seu estudo. Arquipélago-História, 2.ª Série, IV, (2): 409-464. Id. (1989), Açores. Western Islands. Um contributo para o estudo do turismo nos Açores. Horta, Secretaria Regional do Turismo e Ambiente. Id. (2003), Os Açores em finais do regime de capitania geral. 1800-1820, 3 vols.. Ponta Delgada, Universidade dos Açores (tese de doutoramento policopiada). Coutinho, R. (2000), Elementos para a monitorização sismovulcânica da ilha do Faial (Açores): Caracterização hidrogeológica e avaliação de anomalias de Rn associadas a fenómenos de desgaseificação. Tese de Doutoramento, Universidade dos Açores. Crowninshield, F. B. (1913), The story of George Crowninshield?s yacht Cleopatra?s Barge on a voyage of pleasure to the Western Islands and the Mediterranean, compiled from journals, letters, and log-book by .... Boston, Ed. Privately printed. Dabney, R. L. (compil.) ([1899]), Annals of the Dabney family in Fayal. [Boston], ed. for private circulation. Dervenn, C. (1955), Les Açores. Paris, Horizons de France. Dias, F. S. (1996), Uma estratégia de sucesso numa economia periférica. A Casa Bensaúde e os Açores. 1800-1873. Ponta Delgada, Jornal de Cultura, Editorial Éter. Id. (1995), As razões da penetração comercial da empresa «Salomão Bensaúde e Companhia» (1835-1847) na ilha do Faial. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 115-139. Id. (1998), A visão oficial do distrito da Horta no século XIX. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 269-304. Id. (1997), Diário de Navegação (Edição comemorativa no 50.o aniversário do 1.o voo comercial da Sata). Ponta Delgada, Sata-Air Açores. Dias, J. J. A. (1995), O Amor da Pátria é o único astro que nos guia. A Maçonaria na Ilha do Faial em 1892. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 275-282. Drumond, F. F. (1990), Apontamentos topográficos, políticos, civis e eclesiásticos para a História das nove ilhas dos Açores servindo de suplemento aos Anais da Ilha Terceira. Angra do Heroísmo, Instituto Histórico da Ilha Terceira. Duarte Júnior, T. (1996-1997), Uma retrospectiva da Horta no limiar dos anos 40. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, XII: 121-127. Id. (1985-1988), A Horta em meados do séc. XIX. Subsídios para a sua análise. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 8: 29-44. Duncan, T. B. (1972), Atlantic islands. Madeira, the Azores and the Cape Verdes in Seventeenth - Century. Commerce and navigation. Chicago and London, The University of Chicago Press. Eastman, R. (1928), Some famous privateers of New England. Boston, State Street Trust Company. Enes, C. (1994), A economia açoriana entre as duas guerras mundiais. Lisboa, Edições Salamandra. Enes, M. F. T. (1994), O Liberalismo nos Açores. Religião e política (1800-1832). Lisboa, Universidade Nova de Lisboa (tese policopiada). Evolução Demográfica. 1981-1991 (1993), Angra do Heroísmo, Direcção Regional de Estudos e Planeamento. Fagundes, F. C. (1998), À volta da vida e autobiografia do pioneiro faialense Charles Peters: subsídios para o seu estudo. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 457-486. Féraud, G.; Kaneoka, I. & Allegre, C. J. (1980), K-Ar ages and stress pattern in the Azores: geodynamic implications. Earth and Planetary Science Letters 46: 275-286. Fernandes, J. M. (1997), Arquitectura e urbanismo nas ilhas atlânticas. Um património comum dos Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira. História das ilhas atlânticas (Arte, Comércio, Demografia, Literatura). Funchal, Centro de Estudos de História do Atlântico, II: 45-82. Ferreira, A. M. (2001), Reflexões do juiz da alfândega da Horta em 1827. Portos, Escalas e Ilhéus no relacionamento entre o Ocidente e o Oriente. Lisboa, Universidade dos Açores, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1: 605-612. Ferreira, A. M. P. (1995), Ingleses atacam o Faial: do que aconteceu na dita ilha no ano de 1589. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 109-114. Ferreira, J. M. (1987), Os Açores nas duas guerras mundiais. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLV (I): 73-90. Forster, G. (1777), A voyage round the World in his Britannic Majesty?s Sloop, Resolution, commanded by Capt. James Cook, during the years 1772, 3, 4, and 5. London, Printed for B. White; J. Robson; P. Elmsly; G. Robinson, Pater Noster Row. Fraga, J. C. (ed. lit.) (1990), Porto da Horta. Faial. Açores. Horta, Núcleo Cultural da Horta. Id. (1996), Marina da Horta. 1986-1996. Horta, Junta Autónoma do Porto da Horta. Frutuoso, G. (1978), Livro Sexto das Saudades da Terra. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada. «General Armstrong» e o canhão «Long Tom». Victory at Fayal ([1986]). Horta, Direcção Regional de Turismo. Gil, M. O. R. (1979), O Arquipélago dos Açores no século XVII. Aspectos sócio-económicos (1575-1675). Castelo Branco, ed. da autora. Gomes, F. (1993-1995), A autonomia administrativa distrital. O decreto Hintze Ribeiro. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, XI: 355-422. Id. (1991-1992), As baleeiras do porto da Horta. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, X: 145-149. Id. (1991-1992), Transportes marítimos dos Açores... para o Mundo. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, X: 151-184. Goulart, O. (1956), A ilha do Faial e a cidade da Horta. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, I: 15-35. Id. (1957), Monografia do Castelo de Santa Cruz da Cidade da Horta. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, I: 169-182. Governos Civis. Mais de um século de história, (1994). Lisboa, Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna. Gregório, R. D. (1998), A propriedade de Pero Anes do Canto nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge. Estudo de gestão e organização patrimonial (séculos XV e XVI). O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 507-525. Grove, E. (1999), The Azores and British Naval strategy. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, LVI: 161-170. Guedes, M. A. M. (1995), Viagem da Birmânia aos Açores ? Filipe de Brito de Nicote e o naufrágio, no Faial, da Nau Capitânea N.ª Sr.a da Luz. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 141-160. Gygax, K. (1969-1970), Contribuição para a geografia de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta (Açores). Separata do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira. Henriques, M. B. F. (1867), A trip to the Azores or Western Islands. Boston, Ed. Lee and Shepard. Higginson, T. W. (1871), Fayal and the portuguese. Atlantic Essays. Boston, James R. Osgood and Company. Hodges, G. L. (1883), Narrative of the expedition to Portugal in 1832, 2 vols., London, Ed. James Fraser. Horta ? de Vila a Cidade (1983). Horta, Câmara Municipal da Horta. Horta das Regatas e dos Desportos Náuticos (A), (No 40.o aniversário do Clube Naval das Horta. 1947-1987) (s.d.). S.l., [Clube Naval da Horta]. Horta Faial. Inventário do Património dos Açores (2003). s.l., Direcção Regional da Cultura, Instituto Açoriano de Cultura; Câmara Municipal da Horta. Horta séc. XIX. A terra e o homem (1981). Horta, Direcção Regional de Turismo. I Centenário da Autonomia dos Açores (1895-1995) (1995). Ponta Delgada, Assembleia Legislativa Regional dos Açores. João, M. I. (1991), Os Açores no século XIX. Economia, Sociedade e Movimentos Autonomistas. Lisboa, Edições Cosmos. Id. (1992), Economia e desenvolvimento dos Açores numa perspectiva histórica. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, L: 289-305. Leite, J. G. R. (1987), A autonomia dos Açores na legislação Portuguesa, 1892-1947. Horta, Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Id. (1995), Política e Administração nos Açores de 1890 a 1910. O 1.o Movimento Autonomista. Ponta Delgada, Jornal de Cultura. Id. (1988), O Códice 529 ? Açores do Arquivo Histórico Ultramarino. A Capitania ? Geral dos Açores durante o consulado pombalino. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional da Educação e Cultura. Id. (1971), Administração, sociedade e economia dos Açores, 1766-1793. Arquivo Açoriano. Coimbra, Grupo de Estudos Açorianos, XVI: 269-474. Id. (1995), O porto franco da Horta. A proposta do visconde de Leite Perry. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 225-230. Id. (1998), A eleição para deputados no círculo eleitoral da Horta, em 1889. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 197-208. Id. (1999), A entrada no contemporâneo vista dos Açores. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, LVII: 549-562. Id. (1999), As ligações marítimas regulares entre Lisboa e os Açores, no início da Regeneração. Lisboa, Academia de Marinha. Lima, H. F. P. S. (1976), Os Açores na economia atlântica. Contributos para o seu estudo nos séculos XV, XVI e XVII. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XXXIV: 103-392. Lima, M. (1940), Anais do Município da Horta. Famalicão, Oficinas Minerva. Id. (1956), Judeus na Ilha do Faial. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, I (1): 5-14. Id. (1957), O teatro na ilha do Faial. Lisboa, ed. do autor. Id. (1922), Famílias Faialenses. Horta, Tip. Minerva Insulana. Lima, M. C. B. (1985), A introdução do culto do Espírito Santo nos Açores e a sua influência na simbólica e arquitectura religiosa dos séculos XV e XVI. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLIII: 123-167. Livro do Primeiro Congresso Açoriano (1995), 2.ª ed.. Ponta Delgada, Jornal de Cultura. Lopes, M. J. M. (1995), O Faial na vida e obra de D. António Taveira da Neiva Brum da Silveira (1706-1775). O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 267-273. Macedo, A. L. S. (1981), História das quatro ilhas que formam o distrito da Horta, 3 vols., ed. fac-similada da ed. de 1871. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional da Educação e Cultura. Id. (1959), Fayalenses distinctos. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, II: 65-118. Machado, F. & Forjaz, V. H. (1968), A actividade vulcânica na ilha do Faial (1957-67). Edição da Comissão de Turismo da Horta. Madeira, A. B. (1999), População e emigração nos Açores (1766-1820). Cascais, Patrimonia Historica. Madeira, J. (1998), Estudos de neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa. Madeira, J.; Monge Soares, A.; Brum da Silveira, A. & Serralheiro, A. (1995), Radiocarbon dating recent volcanic activity on Faial island, Azores. Radiocarbon, 37, 2: 139-147. Marques, A. H. O. (1995), Para a história da Carbonária nos Açores: A barraca «Vigilância», da Horta. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 459-466. Martins, F. E. O. (1983), Arquitectura nos Açores. Subsídios para o seu estudo. Horta, Secretaria Regional dos Transportes e Turismo. Martins, R. S. (1999), Os costumes populares e a construção oitocentista de identidades no arquipélago dos Açores. Patrimonia, Identidade, Ciências Sociais e Fruição Cultural, 5: 35-44. Matos, A. T. (1989), Açores: Ponto de convergência de rotas comerciais. Oceanos, 1: 83-86. Id. (1989), Origem e reminiscência dos povoadores das ilhas Atlânticas. Bartolomeu Dias e a sua época, Actas, Porto, Universidade do Porto; Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, III: 241-252. Id. (1998), Virtudes e pecados das freiras do Convento da Glória da Ilha do Faial (1675-1812): uma devassa à sua intimidade. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 155-170. Id. (1980), Transportes e Comunicações em Portugal, Açores e Madeira (1750-1850), 2 vols.. Ponta Delgada, Universidade dos Açores. Meneses, A. F. (1993, 1995), Os Açores nas encruzilhadas de Setecentos (1740-1770), 2 vols.. Ponta Delgada, Universidade dos Açores. Id. (1994-1995), Estudos de História dos Açores, 2 vols.. Ponta Delgada, Jornal de Cultura. Id. (1989), Açores: Povoamento e Administração. Oceanos, 1: 59-64. Id. (1989-1990), A relevância geoeconómica do Faial na conjuntura açoriana de setecentos. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, IX: 3-21. Id. (1988), Uma descrição do Faial em 1739: apresentação e comentário. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLV: 755-774. Id. (2000), Dos Açores aos confins do Brasil. As motivações da colonização do açoriana de Santa Catarina em meados de Setecentos. Ler História, 39: 115-140. Id. (1995), A insuficiência frumentária do Faial-Pico em meados do século XVIII. O Faial e a periferia açoriana nos séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 333-342. Menezes, L. (1992), As eleições legislativas de 1921 e 1925 no arquipélago dos Açores. S.l., Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Monteiro, G. (1988), O Faial de Thomas Wentworth Higginson (1855-1856). Conhecimento dos Açores através da literatura. Angra do Heroísmo, Instituo Açoriano de Cultura: 149-165. Nemésio, V. (1995), O Açoriano e os Açores. Sob os signos de agora. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda. O 1.o Centenário do Liceu Nacional da Horta (1953), Horta, [Liceu Nacional da Horta]. Pacheco, J. (2001), Processos associados ao desenvolvimento de erupções vulcânicas hidromagmáticas explosivas na ilha do Faial e sua interpretação numa perspectiva da avaliação do hazard e minimização do risco. Tese de Doutoramento, Universidade dos Açores. Pereira, J. C. (1991-1992), Memórias do tempo. Horta: de vila a cidade Alguns aspectos politico-administrativos. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, X: 193-197. Id. (1995), Peter. Café Sport. Lisboa, Quetzal Editores. Pires, A. M. (1997), Os Açores antes do 25 de Abril ? Alguns indicadores culturais. Pensar os Açores hoje. Actas do colóquio. Ponta Delgada, Forum Açoriano: 33-49. População activa. 1986-1990 (1991). Angra do Heroísmo, Direcção Regional de Estudos de Planemento. Plano de recuperação e salvaguarda da zona histórica da Horta (1980). Horta, Câmara Municipal da Horta (ed. policopiada). PRamos, A. G. (1871), Notícia do arquipélago dos Açores, 2.a ed., Lisboa, Typ. Univ.. Reid, S. C. (1893), History of the wonderful battle of the brig Gen. Armstrong at Fayal. Azores. 1814. And the American flag. Boston, L. Barta & Co. Printers. Revista aos Fortes das Ilhas do Faial e Pico ? 1769 (1998). Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, LVI: 277-350. Ribeiro, J. A. (1998), Os expostos no Faial durante o século XIX. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 325-337. Id. (1999), A navegação entre as ilhas dos Açores em meados de Oitocentos. Revista Islenha, 25: 101-107. Ribeiro, J. M. (1983), O papel dos arquipélagos dos Açores e da Madeira no relacionamento luso-americano nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. V Colóquio Internacional de História das Ilhas do Atlântico. O papel das Ilhas do Atlântico na criação do contemporâneo. Angra do Heroísmo, Instituto Histórico da Ilha Terceira: 285-305. Ribeiro, L. (1964), Subsídios para um ensaio sobre a Açorianidade. Angra do Heroísmo, Instituto Açoriano de Cultura. Ribeiro, V. J. (1862), Breves linhas históricas sobre as quatro ilhas que compôem o distrito da Horta. Horta, Ed. Typ. Hortense. Rita, A. J. V. S. (1867), Relatório do Governo Civil do Districto Administrativo da Horta. Horta, Governo Civil. Rocha, E. (1985 a 1988), Os primórdios da Imprensa na Horta. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, VIII: 5-25. Rocha, G. (1995), A emigração na ilha do Faial nos finais do Séc. XIX. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 407-422. Id. (1991), Dinâmica populacional dos Açores no século XX. Unidade-Permanência-Diversidade. Ponta Delgada, Universidade dos Açores. Rocha, G. P. N.; Rodrigues, V. L. G. (1991), Contributo para o estudo da população dos Açores nos finais do século XVIII. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLIX: 53-101. Rodrigues, H. A. O. (1992), Os primeiros cônsules dos Estados Unidos da América nos Açores. Insulana, XLVIII: 13-43. Rodrigues, J. D.; Madeira, A. B. (2001), A emigração açoriana para o Brasil. As levas de soldados no século XVIII. Portos, escalas e ilhéus no relacionamento entre o Ocidente e Oriente, Actas do Congresso Internacional comemorativo do regresso de Vasco da Gama a Portugal, Lisboa, Universidade dos Açores; Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2: 109-130. Rodrigues, V. L. G. (1985), A geografia eleitoral dos Açores de 1852 a 1884. Ponta Delgada, Universidade dos Açores. Rogers, F. M. (s.d.), A Horta dos Cabos Submarinos, (ed. original sob o título Welcome to the cable trail and the contributions to trans-Atlantic communications made by Horta). Horta, Delegação de Turismo da Horta. Id. (1988), St. Michael?s Hicklings, Fayal Dabneys, and their british connections. Arquipélago, Número especial: 123-148. Rosa, J. (1989), A cidade da Horta. Cinquenta anos da sua vida cultural, religiosa e artística nas décadas de 40 a 80. Horta, Comissão de Homenagem ao P.e Júlio da Rosa. Id. (1956), A família Garrett na ilha do Faial. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, I: 46-79. Id. (1980-1984), Nossa Senhora das Angústias. Na Ermida de Santa Cruz. Paróquia da Ilha. Freguesia na Vila e Cidade da Horta ? 1468-1684-1984. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, VII: 3-292. Id. (1968-1969), V Centenário do Povoamento da Ilha do Faial ? 1468/69. 1968/69. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, V: 5-59. Rosa, T. (1964), Evocação do período áureo da cultura no Faial. Livro da III Semana de Estudos dos Açores. Horta, Instituto Cultural de Ponta Delgada: 249-271. Roundell, C. (1889), A visit to the Azores with a chapter on Madeira. London, Bickers & Son. Santos, J. M. (1989), Os Açores nos séculos XV e XVI, 2 vols.. Ponta Delgada, Universidade dos Açores. Saucier, H. & Roche, A. (1964/65), Étude paléomegnétique de laves de Faial et Graciosa. Comissão dos Serviços Geológicos de Portugal 48: 255-263. Serpa, A. F. (1903), A Ilha do Fayal. Porto-Franco. Porto-Militar Algumas Considerações. Lisboa, Imprensa de Libanio da Silva. Id. (1904), Martinho da Bohemia. Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa. Serpa, J. (1886), A industria piscatoria nas ilhas Fayal e Pico. Coimbra, Imprensa Academica. Serralheiro, A.; Forjaz, V. H.; Matos Alves, C. A. & Rodrigues, B. (1989), Carta Vulcanológica dos Açores - Ilha do Faial. Edição do Serviço Regional de Protecção Civil, Universidade dos Açores e Centro de Vulcanologia do INIC; 4 folhas na escala 1:15.000. Ships that plied between Boston and Fayal (1969). Old shiping days in Boston. New Bedford, Reynold-DeWalt Printing, Inc.: 4145. Silva, L. P. (1873), O Corsário General Armstrong in Almanak do Fayalense para 1874. Horta, Tip. Hortense: 45-59. Silva, S. S. (2001), O contrabando nos mares dos Açores no segundo quartel do século XIX. Portos, escalas e ilhéus no relacionamento entre o Ocidente e Oriente, Actas do Congresso Internacional comemorativo do regresso de Vasco da Gama a Portugal, Lisboa, Universidade dos Açores; Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1: 557-584. Silveira, C. M. R. (1971), O Faial na História da Aviação. Arquivo Açoriano. Coimbra, Grupo de Estudos Açorianos, XVI: 477-544. Id. (1995), The Horta Swell. Uma história por contar. Horta, ed. do autor. Id. (2002), O Cabo Submarino e outras crónicas faialenses. Horta, Núcleo Cultural da Horta. Silveira, C. R.; Faria, F. (1986), Apontamentos para a História da Aviação nos Açores. Horta, Secretaria Regional dos Transportes e Turismo. Silveira, M. J. A. B. (1916), Memoria geografica, estatistica, politica e historica sobre as ilhas do Faial e Pico, (int. de António Ferreira de Serpa à ed. de 1821). Horta, Tipografia de «O Telégrafo». Silveira, P. (1998), Sobre a Horta como centro literário: uma proposta de estudo. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 597-602. Slocum, J. (Capt.) (1983), Sailing alone around the world. New York, Ed. Sheridan House, Dobbs Ferry. Sousa, J. S. A. (1995), Corografia Açórica. Descrição física, política e histórica dos Açores, [(pref. de J. G. Reis Leite), 1.ª ed. 1822]. Ponta Delgada, Jornal de Cultura. Tazieff, H. (1959), L?éruption de 1957-1958 et la tectonique de Faial (Açores). Memórias dos Serviços Geológicos de Portugal, 4: 71-88. Telo, A. J. (1993), Os Açores e o controlo do Atlântico (1898-1948). Lisboa, ed. ASA. Id. (1998), A Horta e o Faial num período de conflitos globais (1914-1945). O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 233-268. Id. (1996), Açores. Fernando Rosas e J. M. Brandão de Brito (dir.), Dicionário de História do Estado Novo. Venda Nova, Bertrand Editora, I: 17-20. Terra, F. (1958), A caça à baleia nos Açores. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, I: 193-210. Id. (1959), Dabneys. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 2 (1): 23-34. Tombos dos fortes da ilha do Faial (1998). Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, LVI: 91-134. Trigueiro, J. A. A. ([2000]), Açores. 20 Anos de Autonomia (Contributo Histórico) 1976-1996. Horta, ed. do autor. Twain, M. (1980), The Innocents Abroad. New York, Signet Classic. Verlinden, C. (1983), Le peuplement flamand aux Açores au XVe siècle. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLI: 298-308. Vermette, M. T. S. (1984), The image of the Azorean: portrayals in nineteenth and early-twentieth century writings. Angra do Heroísmo, Instituto Histórico da Ilha Terceira. Id. (1987), Early America's relationship with the Azores. A consular view. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLV (1): 1301-1314. Vermette, M. T. S. (1995), Os Yankees e o Faial. O Faial e a periferia açoriana nos Séculos XV a XIX. Horta, Núcleo Cultural da Horta: 291-317. Id. (1991), Azoreans in american whaling. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLIX: 405-468. Vieira, A. (1987), O comércio inter-insular nos séculos XV e XVI. Madeira, Açores e Canárias. Funchal, Centro de Estudos de História do Atlântico. Id. (1987), Da poliorcética à fortificação nos Açores. Introdução ao estudo do sistema defensivo nos Açores nos sécs. XVI-XIX. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLV (II): 1525-1565. Vilhena, M. C. (1980), Os moinhos do Faial: Novo contributo para a sua história. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XXXVIII: 175-183. Webster, J. (1821), A description of the Island of St. Michael, comprising an account of its geological structure; with remarks of the other Azores or Western Islands. Boston, published by R.P. & C. Williams. Weeks, L. (1958), Nos Açores. Revista Insulana, Ponta Delgada, 14: 83-124. Weston, F. S. (1963), Os cabos submarinos no Faial. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 3: 215-230. Id. (1965), A incursão inglesa de 1589. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, IV: 3-6. Id. (1965), A ilha de São Luís. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, IV: 3-7. Wheeler, D. L. (1987), The Azores and the United States (1787-1987). Two hundred years of shared history. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLV (1): 55-71.Zbyszewski, G. & Veiga Ferreira, O. (1959), Rapport de la deuxième mission géologique sur le volcanisme de l'île de Faial. Memórias dos Serviços Geológicos de Portugal, 4: 29-55. Zbyszewski, G. & Veiga Ferreira, O. (1962), Compte rendu de deux visites au volcan de Capelinhos (Açores) après son éruption. Memórias dos Serviços Geológicos de Portugal, 9: 21-25. Zbyszewski, G.; Moitinho de Almeida, F. & Veiga Ferreira, O. (1959a), Folha da ilha do Faial da Carta Geológica de Portugal. Serviços Geológicos de Portugal, 1 folha na escala 1:25.000. Zbyszewski, G.; Moitinho de Almeida, F.; Veiga Ferreira, O. & Torre de Assunção (1959b), Notícia Explicativa Folha da ilha do Faial da Carta Geológica de Portugal. Serviços Geológicos de Portugal: 25 p.

- Jornais

Entre a extensa lista de títulos da imprensa faialense, privilegiam-se, respectivamente para os séculos XIX e XX, os seguintes:

Atlântico (O), Horta, 1864-1878. Correio da Horta (O), Horta, 1930-. Distrito da Horta (O), Horta, 1871-1874. Faialense (O), Horta, 1857-1904. Telégrafo (O), Horta, 1893.