Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Guerreiro, D. Manuel de Medeiros

 [N. Santa Cruz de Lagoa, ilha de S. Miguel, 12.4.1891 ? m. ?, ?] Filho de José de Medeiros e de D. Maria da Glória Botelho. Quando terminou o curso do Seminário, foi mandado pela Diocese, cursar a Universidade Gregoriana, como aluno do Colégio Português de Roma, onde concluiu a sua formatura nas áreas de Filosofia e Teologia, em 1919. Assim que chegou a Roma, foi nomeado prefeito do Seminário e, no ano seguinte, Pároco da Conceição e professor externo do Seminário. Em 1928, foi a vice-reitor, lugar indicado pelo bispo D. António Augusto Meireles. Participou na reconstrução do Seminário de Angra e foi eleito bispo de Meliapor, a 10 de Abril de 1937.

Por recomendação da Nunciatura Apostólica foi sagrado na Catedral de Goa pelo Senhor Patriarca das Índias, D. Teotónio Vieira de Castro, no dia 15 de Agosto de 1937, fazendo a sua entrada na diocese, a 22 seguinte. João Silva de Sousa

Bibl. Anuário Católico de Portugal. 2000-2001 (2001). Coimbra, Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa: 67-88. Pereira, J. A. (1939), Padres Açoreanos. Bispos ? Publicistas ? Religiosos. Angra do Heroísmo, União Gráfica Angrense: 16.