Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Greaves, Manuel da Silva

 [N. Horta, 8.1.1878 ? m. idem, 1.2.1956] Escritor e jornalista. Iniciou-se no jornalismo, ainda estudante do Liceu da Horta, colaborando em A Primavera, A Estudantina e Sal e Pimenta. Posteriormente, foi redactor de O Ocidente dos Açores, O Atlântico e Jornal Açoreano. Também colaborou com outros jornais do arquipélago, do continente, dos Estados Unidos da América e do Brasil. Os seus artigos de política partidária caracterizam-se pela sátira e pela ironia com que visava os adversários.

Escritor regionalista, deixou vários livros de temática açoriana, onde o mar e os baleeiros são destacados, o último dos quais editado postumamente. Sobre a sua prosa Casimiro (1957) escreveu: «Publicados em períodos diferentes, marcam duas épocas da sua vida: mocidade e maturidade. Em todos está bem marcada a personalidade do escritor pela forma como foram concebidos, neles está vincada a maneira de ser do prosador pelo estilo pessoal e característico [...]». Histórias que me contaram e Aventuras de Baleeiros são os melhor conseguidos e aqueles em que contribui mais significativamente para a etnografia açoriana.

Deixou alguns versos do género simbolista, dispersos pelos jornais, subscritos com o pseudónimo Narciso Rosado, que foram reunidos pela família e publicados numa segunda parte daquele volume póstumo. Sobre a sua poesia Carvalho (1956) escreveu «Não poderá figurar nunca como um poeta original; mas merece ser citado [...] como cultor do Parnasianismo».

Era Verificador das Alfândegas. Luís M. Arruda

Obra: (1900), Notas de Arte. Horta, O Atlântico. (1900), Vigílias. Horta, O Atlântico. (1901), De Bond. Horta, Almanach Açoreano. (1901), O Meu Tempo. Horta, Almanach Açoreano. (1948), Histórias que me contaram. Horta, ed. do autor. (1950), Aventuras de Baleeiros. Horta, ed. do autor. (1958), Outras Histórias que ouvi. Horta, edição da família do autor [livro póstumo, neste a família reuniu também textos e poemas dispersos de Manuel Greaves, bem como depoimentos sobre a sua obra, publicados nos jornais a propósito da sua morte].

 

Bibl. Carvalho, R. G. (1956), Manuel Greaves, poeta. Correio da Horta, 4 de Dezembro. Casimiro, M. P. (1957), Manuel Greaves ? prosador faialense. O Telégrafo, 1 de Fevereiro. In memorium (1956). O Telégrafo, 1 de Março [vários autores]. In memorium (1957). Ibidem, 1 de Fevereiro [vários autores].