Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Goulart, José Osório

 [N. Horta, 12.12.1868 ? m. Horta, 9.1.1960] Três anos após ter frequentado o Liceu da Horta, deu entrada no Seminário de Angra do Heroísmo, onde lhe foi conferido ordens de Presbítero, em Dezembro de 1892, pelo então bispo da Diocese do Funchal.

Figura da intelectualidade faialense, foi funcionário administrativo, advogado provisionário e professor na Escola do Magistério Primário e do Liceu da Horta, onde ensinou Português e Alemão. Colaborador assíduo dos jornais Correio da Horta (de que foi director), e O Telégrafo, foi presidente do Núcleo Cultural Dr. Manuel de Arriaga.

Por estas muitas actividades exercidas, e porque entretanto havia constituído família, solicitou com insistência à Santa Sé e conseguiu o seu afastamento da função sacerdotal. Foi orador fluente, conferencista brilhante, jornalista de largos recursos, prosador vernáculo, nacionalista convicto, historiógrafo dedicado e etnógrafo apaixonado. Lírico e místico, distinguiu-se como poeta parnasiano, a cuja escola literária se manteve fiel até ao fim da vida. Ficou conhecido como «poeta da ilha azul» pelo amor que sempre manifestou pelo Faial.

Além de vários tomos de prosa, publicou diversas obras poéticas. Colaborou ainda no Álbum da visita régia à ilha do Faial (1902). Victor Rui Dores

Obras principais. (1892), Murmúrios. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1917), Nas Asas do Destino. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1918), Pastorinhas de Judá. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1919), Lição de Doutrina. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1934), Os Magos do Oriente. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1934), Um Lusíada. Horta, Tip. do «Correio da Horta». [poemeto em dez cantos dedicados a Salazar] (1940), Figuras de Bronze. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1941), Nove Estrelas de Portugal. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1943), Bloco Ibérico. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1946), Policromias do Céu. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1950), Horta Florida na Ilha da Ventura. Horta, Tip. do «Correio da Horta».(1953), Poemas da Ilha Azul. Horta, Tip. do «Correio da Horta». (1956), Névoa Dourada. Horta, Tip. do «Correio da Horta».