Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Goulart, D. Jaime Garcia

 [N. Candelária, Madalena, ilha do Pico, 10.1.1908 ? m. Ponta Delgada, 15.4.1997] Bispo de Díli. Estudou nos seminários de Macau (1921-1930) e de Angra (1930-1931). Recebeu o presbiterado de D. José da Costa Nunes, bispo de Macau, na igreja da Candelária (Pico), a 10 de Maio de 1931.

Regressado a Macau, acumulou o encargo de secretário particular de D. José com o de professor no seminário e no liceu, durante cerca de dois anos, após o que seguiu para Timor onde foi coadjutor e depois superior da missão de Soibada, vigário-geral das missões, administrador apostólico da diocese de Díli, quando esta foi destacada da de Macau, e seu primeiro bispo, eleito em 12 de Outubro de 1945. durante a invasão de Timor pelas tropas japonesas, em 1942, D. Jaime e os missionários do território, refugiaram-se na Austrália.

Tem sido relevado o seu relacionamento com os timorenses e o seu papel no desenvolvimento da igreja local, na assistência religiosa e social e no ensino, para o que contribuíram o seminário diocesano e as escolas missionárias que deixou em funcionamento.

Tornado efectivo o seu pedido de resignação a partir de 31 de Janeiro de 1967, D. Jaime, com o título episcopal de Trofimiana, passou a viver nos Açores, primeiro no Pico e no Faial e, depois, em S. Miguel, onde morreu. Luís M. Arruda

Bibl. Ávila, E. (1993), Figuras & Factos; Notas históricas. Lajes do Pico, Câmara Municipal das Lajes do Pico e Associação de Defesa do Património da ilha do Pico. Carlos, J. (2000), Daqui Houve Missionários até aos Confins do Mundo. Braga, ed. do autor: 75.