Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Bettencourt, Nuno Duarte Gil Mendes

[N. Santa Cruz, Praia da Vitória, ilha Terceira, 20.9.1966] Guitarrista. Nascido no seio de uma família numerosa com vocação musical, emigrou muito jovem para os Estados Unidos da América. Em 1988, formou o grupo musical ?Extreme?, que em 1991 chegou ao primeiro lugar dos tops de vendas dos Estados Unidos e de vários países europeus com a balada More Than Words e Nuno Bettencourt foi considerado o melhor guitarrista do mundo. O grupo actuou pela primeira vez em Portugal no Festival Maré de Agosto, em Santa Maria, em 1988, pouco antes de editar o seu primeiro disco. Em 1992, actuou em Cascais, no início de uma digressão europeia. Em 1994, voltou aos Açores, a Vila Franca do Campo e à Praia da Vitória. Em 1996, após a dissolução dos ?Extreme?, Nuno Bettencourt iniciou uma carreira a solo, cujo primeiro álbum, Schizophonic, foi editado em Portugal em 1997. No ano seguinte formou um novo grupo, chamado ?The Mourning Widows?. Carlos Enes (2002)

 

 

Adenda
Concebeu o seu próprio modelo de guitarra, a N4, que vende uma média de 300.000 por ano.
Conta com muitos prémios e centenas de concertos pelo mundo, destacando-se o concerto Lendas das Guitarras em Sevilha, Tributo a Freddy Mercury no Estádio de Wembley, em 1992, e diversos concertos ao lado de grandes músicos como John Paul Jones dos Led Zeppelin. Em 2014, foi convidado a atuar com Steven Tyler no concerto do Prémio Nobel da Paz e em 2015, participou nos Grammy Awards ao lado de Sir Paul McCartney, Rihanna e Kanye.
Como produtor e compositor tem trabalhado com Rihanna, Robert Palmer, Perry Ferrel e Janet Jackson, entre outros. É o fundador e CEO de Atlantis Entertainment sediada em Hollywood.
A sua mais recente colaboração musical foi com Julian Lennon na iniciativa Global Citizen/Ukraine com a interpretação da conhecida canção Imagine, de John Lennon. Ranu Costa (2022)