A Bacia Oriental da Graciosa, localizada entre as ilhas Graciosa e Terceira, é uma das quatro bacias tectónicas que faz parte da estrutura conhecida como Rifte da Terceira.
Aquela depressão é delimitada a noroeste e a sueste respectivamente pelos flancos submarinos das ilhas Graciosa e Terceira. A norte, a bacia é fechada por uma faixa de fundo oceânico, com profundidades inferiores a 1200 m, que se estende entre aquelas duas ilhas. Do lado sul é limitada por uma crista submarina, alongada na direcção N60°W, cujo topo apresenta profundidades inferiores a 600 m.
As zonas mais profundas da Bacia Oriental da Graciosa situam-se abaixo dos 2400 m de profundidade; o desnível máximo entre o centro da bacia e os bordos norte e sul ultrapassa os 1800 m.
Aquela depressão resulta do afundamento de uma porção de litosfera, com forma rômbica, entre falhas orientadas na direcção WNW-ESE (bordos norte e sul) e por acidentes tectónicos com direcção NNW-ESE (a oeste e a leste).
O flanco ocidental da bacia coincide com parte do traço da falha que gerou o sismo de 1 de Janeiro de 1980, cujo epicentro se localizou próximo do canto sudoeste daquela depressão. Este evento sísmico demonstra o carácter activo das estruturas tectónicas que delimitam a Bacia Oriental da Graciosa. Ver bacias submarinas dos Açores. José Madeira (Abr.1998)