Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Baptista, António

 [N. Horta, 16.12.1865- m. Capelo, ilha do Faial, 22.7.1927] Ainda que tendo vivido a maior parte da vida na Horta, residiu em Lisboa por alguns anos no início do século, onde fez jornalismo e frequentou os meios teatrais. É um dos mais prolixos autores teatrais açorianos e ele próprio também actor de monta. Animou a vida teatral da Horta em finais do século XIX e inícios do seguinte, escrevendo dramas, comédias e revistas, das quais deixou publicadas mais de uma dúzia. É, contudo, mais conhecido como jornalista, pois marcou profundamente o jornalismo açoriano em geral e o hortense em especial, dirigindo, entre 1899 e a sua morte, mais de 15 jornais, destacando-se pela qualidade a 3ª e a 4ª séries (1906-1909) de O Faialense. Era essencialmente um jornalista de combate e polemista, mas não deixava de cultivar uma prosa literária e elegante, chegando mesmo a escrever contos.

As suas duas obras que perduraram com mais qualidade foram o Álbum Açoriano, edição de luxo, que preparou na capital com Raposo de Oliveira para comemorar a visita régia aos Açores, em 1901, divulgando a vida económica, cultural e social açoriana, além da história das ilhas, e que é hoje uma inesgotável fonte informativa sobre o arquipélago nessa época. A outra é o livro A Verdade Vence, apaixonada visão crítica contra o segundo movimento autonomista açoriano nos anos 20 e sobre a visita dos intelectuais portugueses, em 1924, às ilhas, a convite de José Bruno *Carreiro, director do Correio dos Açores, figura cimeira desse movimento político. J. G. Reis Leite (2002)

Obras. (1913), Último Amor ? Peça em 3 Actos. Ponta Delgada, Typ. Ruy Morais. (1909), Álbum Açoriano, Lisboa, Tip. Anuário Comercial. (1924), A Verdade Vence. Horta, Tip. O Faialense [2ª ed. 1994, Ponta Delgada, com prefácio de Urbano Bettencourt].

Bibl. Bettencourt, U. (1994), António Baptista. Jornalista, escritor In Baptista, A., A Verdade Vence, 2ª ed., Ponta Delgada, Jornal da Cultura: 5-11. Dicionário Cronológico de Autores Portugueses (1994), Lisboa, Publ. Europa-América: 3: 37. Lobão, C. (ed.) (1988), As Lapas ? Antologia de Contos e Autores Portugueses. Câmara Municipal da Horta: 139 e segs.