Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Ataíde, Guido Augusto da Câmara (D.)

[N. Paris, 30.6.1718 - m. Lisboa, 1770] Filho do 3.º conde da Ribeira Grande, D. Luís Manuel da Câmara, capitão do donatário da ilha de S. Miguel e embaixador extraordinário de Portugal em França, e de D. Leonor Teresa Maria de Athaíde, filha dos 9.os condes de Atouguia. 5º conde da Ribeira Grande por casamento com sua sobrinha D. Joana Tomázia da Câmara, filha herdeira dos 4.os condes da Ribeira Grande.

Sendo Távora por sua mãe, foi implicado no atentado contra D. José I. Apesar de se ter provado a sua inocência, foi preso na Junqueira, onde faleceu. Com D. Joana Tomázia cessou a jurisdição dos capitães do donatário na ilha de S. Miguel, devido ao decreto de 1766 que extinguia as capitanias e criava a Capitania-Geral dos Açores com sede em Angra do Heroísmo. Margarida Vaz do Rego (Dez.1996)

Bibl. Zuquete, A. E. M. (1961), A Nobreza de Portugal. Lisboa, Iniciativas Editoriais, III: 220-221. Maia, F. A. F. (1988), Os Capitães dos Donatários. 4.ª ed., Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada: 249-251.