Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Ataíde, Francisco Pereira Lopes de Bettencourt

[N. Ponta Delgada, 7.9.1836 - m. ibid., 18.1.1917] Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra (1860), regressou a S. Miguel onde exerceu a actividade de advogado, sendo por mais de cinquenta anos o advogado oficioso da Câmara Municipal e coadvogando também a Junta Geral. Foi causídico célebre em quase todos os grandes pleitos da comarca.

Como administrativista, a sua intervenção mais notável refere-se ao relatório apresentado, em 1864, à Junta Geral, sobre a questão de subsistências, de que foi relator e onde advogou a liberdade de comércio dos cereais. Homem de grande cultura, presidiu à Sociedade dos Amigos das Letras, que Castilho havia fundado em Ponta Delgada. Presidiu à Câmara Municipal de Ponta Delgada (1869) e exerceu interinamente os cargos de governador civil e administrador do concelho. Foi militante do Partido Regenerador, tendo aderido à causa autonomista. Elemento destacado do Movimento Autonomista, foi membro da Comissão Autonómica de Ponta Delgada e um dos deputados autonomistas, eleitos para a legislatura de 1894, que negociaram com o ministro do Reino, João Franco, o decreto de 2.3.1895, que concedeu aos distritos açorianos a autonomia administrativa. Eleito procurador à primeira Junta Geral Autonómica, em 1895, veio a ser o presidente da comissão executiva (1896), cabendo-lhe por isso a responsabilidade da montagem dos novos serviços. Devido a desentendimentos posteriores afastou-se da política activa, a ela voltando na eleição de 1901, para a Junta Geral, onde exerceu o cargo de presidente, em 1905-1908, assumindo mesmo, sem ser franquista, a presidência da Comissão executiva nomeada pelo ditador. Foi o último representante da linha varonil de uma ilustre família micaelense. J. G. Reis Leite (Jun.1997)

Bibl. Revista Michaelense (1918), O Doutor Francisco Pereira Lopes de Bettencourt Athayde em duas phases da sua vida administrativa, I, 1: 14-30. Fotogravuras Literárias da Comissão Autonómica de Ponta Delgada (1895), Ponta Delgada, Tip. Elzeveriana: 49. Id. (1994), 2.ª ed., Ponta Delgada, Ed. Jornal da Cultura: 75. João, I. (1991), Os Açores no Século XIX. Economia, Sociedade e Movimentos Autonomistas. Lisboa, Ed. Cosmos. Leite, J. G. R. (1995), Política e Administração nos Açores de 1890 a 1910. O 1.º Movimento Autonomista. Ponta Delgada, Ed. Jornal de Cultura.