Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Ashe, Thomas

(ou Thomas Adson) Pouco se sabe da sua biografia, além de que foi capitão de granadeiros da marinha inglesa e pouco escrupuloso a avaliar por uma carta do cônsul inglês, que lhe revela o nome. Tendo visitado a ilha de S. Miguel, no início do século xix, resolveu, no regresso a Inglaterra, escrever um livro, em forma de 43 cartas, que intitulou História das Ilhas dos Açores em que se contem a descrição do seu governo, leis, religião, costumes, cerimónias e carácter dos seus habitantes e em que se mostra a importância destas preciosas ilhas para o Império Britânico. O livro, traduzido em parte e publicado pelo Correio Brasiliense, não vale muito como literatura de viagem, mas ficou um marco na literatura política açoriana, por defender a ideia de que estando os Açores abandonados e vergonhosamente explorados pelos Portugueses, seria uma meritória obra do governo inglês, a troco do seu esforço e empenhamento para com Portugal, negociar a transformação do arquipélago num protectorado britânico e «elevar os Açores à dignidade de governo próprio». A ideia teria adeptos, pelo menos em S. Miguel, e o livro, muito criticado, foi sem dúvida a fonte inspiradora de todos os independentistas açorianos a partir da época liberal. J. G. Reis Leite (Jun.1997)

Obra: (1813), History of the Azores or Western Islands... Ilustrated by maps and other engravings. Londres, Sherwood Necly & Jones.

 

Bibl. Read, W. H. (1813), Carta aos Senhores Redactores do Investigador Português em Londres, datada de Ponta Delgada, S. Miguel, 28 Julho de 1813. Investigador Português em Londres, VIII (Nov. a Fev. de 1813, n..os 29 a 32). Appendice: 188-191. O Correio Braziliense, ou Armazém Literário (1813), VIII, 57, Fevereiro: 157-165. Leite, J. G. R. (1985), Uma polémica sobre política atlântica no século xix ? os Açores e o Império Britânico, In I Simpósio Interdisciplinar de Estudos Portugueses (Actas). Lisboa, Universidade Nova, I: 289-317.