Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Arriaga Nunes, Manuel de

[N. Terra do Pão, ilha do Pico, 26.6.1843 ? m. Lisboa, 9.3.1894] A sua origem humilde não o impediu de frequentar o curso liceal na cidade da Horta antes de emigrar para o Brasil, onde fez fortuna e se formou em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro. Defendeu tese de equiparação na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, em 1883, e fez estudos de especialização em Viena de Áustria.

Regressado aos Açores, exerceu medicina e cirurgia nas ilhas do Faial e Pico, onde se notabilizou pela sua perícia e magnanimidade. Praticou o jornalismo, abordando de preferência temas literários e do seu múnus.

Abraçou a política, tendo concorrido a deputado em 1886 e 1889. Chefe do Partido Regenerador a nível distrital, foi empossado no cargo de governador civil da Horta da 29.1.1890 e nomeado conselheiro. Governou num período extremamente difícil no país, acabando por resignar aos dez dias do mês de Março de 1893.

Foi homenageado pelas Câmaras da cidade da Horta e da vila da Madalena com a atribuição do seu nome a ruas daquelas localidades. Muito recentemente foi colocado o seu busto em bronze no largo da sua terra, como tributo ao seu mais ilustre filho de todos os tempos. Tomaz Duarte Jr. (Out.1999)