Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Araújo, Miguel Cristóvão de

[N. Angra do Heroísmo, 8.5.1895 - m. ibid., 17.5.1962] Oficial do Exército e investigador. Oriundo de uma família com fracos recursos económicos, ingressou na Escola de Guerra em 1917, para poder continuar os seus estudos. Terminado o curso de sargentos, no ramo de Infantaria, foi promovido a alferes, em 1918. Ascendeu a oficial superior, no ano de 1946, tendo transitado para a reserva, com a patente de major, no ano de 1951. Na sua carreira militar recebeu, além de vários louvores, medalhas de ouro, da classe de Comportamento Exemplar, e de prata, da classe de Dedicação da Legião Portuguesa. Foi, também, agraciado com os graus de cavaleiro e de comendador da Ordem Militar de Avis. A partir de 1950, foi delegado dos serviços de censura, em Angra. Os estudos que realizou inserem-se na área da história militar terceirense e da etnografia. Foi sócio fundador do Instituto Histórico da Ilha Terceira e sócio correspondente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Com habilidade para o desenho, ilustrou muitos dos seus trabalhos e deixou levantamentos topográficos em relevo das ilhas Terceira e Graciosa. Carlos Enes (Nov.1995)

Obras principais: (1957), A procissão de São Pedro nas Lajes do Pico. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XV. (1958), Um enviado do rei de França a Angra em 1581. Ibid., XVI. (1959), A batalha do Porto das Mós. Ibid., XVII. (1963), A Restauração na Ilha Terceira (1641-42) ? cerco e tomada do Castelo de São Filipe do Monte Brasil pelos Terceirenses. Ibid., XVIII. (1973), O Castelo de São Filipe do Monte Brasil. Sep. de Atlântida, Angra do Heroísmo.

 

Bibl. Merelim, P. (1973), O major Miguel Cristóvão de Araújo, In O Castelo de S. Filipe do Monte Brasil. Separata de Atlântida, Angra do Heroísmo.