Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Araújo, José Maria Lopes de

[N. Ponta Delgada, 25.1.1919 - m. ibid., 19.11.1993] Poeta e jornalista. Funcionário da Air France, transitou para o quadro de pessoal da Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos (SATA) até ser aposentado. Desde os bancos do liceu, revelou vocação para as letras, começando a colaborar na revista A Ilha, em 1939. Prolongou a actividade jornalística e literária noutros periódicos dos Açores e do Continente, nomeadamente no jornal República. Dirigiu, durante vários anos, o suplemento «Santa Maria», publicado no Correio dos Açores. Exerceu o magistério primário em Ponta Delgada e leccionou Francês no Externato de Santa Maria. Desde a juventude, andou ligado a numerosas actividades culturais promovidas pela Associação Católica de Ponta Delgada e a iniciativas de carácter humanitário. Escreveu várias peças teatrais levadas à cena com muito êxito, onde revelou o seu espírito crítico e humorístico. É também autor de várias peças radiofónicas e realizou programas no *Asas do Atlântico, de que foi co-fundador. Começou a publicar a produção poética em 1944 e as suas obras expressam um apego aos valores tradicionais da sociedade numa perspectiva profundamente cristã. É considerado o representante açoriano do ultra-romantismo póstumo. Foi distinguido com a medalha da cidade de Toronto. Carlos Enes (Set.1998)

Obras principais: Teatro musicado (revistas levadas à cena): Estás-te Consolando; Ai não Me Digas; Isso agora É Outra Conversa; Tira a Mão daí; Larga o Osso. Poesia: (1944), Noite de Alma. Ponta Delgada, ed. do autor. (1952), Cinzas Quentes. Ponta Delgada, Ed. Tip. Micaelense. (1970), Falas do Coração. Ponta Delgada, ed. do autor. (1992), Horas Contadas. Ponta Delgada, ed. do autor. (1993), Labaredas. Ponta Delgada, ed. do autor.

 

Bibl. Carvalho, R. G. (1979), Antologia Poética dos Açores. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura, II. Correio dos Açores (1993), 21 de Novembro.