Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Andrade, Manuel Linhares de

[N. S. Roque, ilha do Pico, 13.1.1913 ? m. Angra do Heroísmo, 4.4.2007] Após os estudos secundários no antigo Liceu Manuel de Arriaga, na Horta, e no Liceu Camões, em Lisboa, frequentou a Faculdade de Direito de Lisboa onde se formou em 1945.

Durante algum tempo foi secretário do então ministro da Economia, Supico Pinto, regressando depois à terra natal para exercer as funções de notário e iniciar a sua carreira na advocacia. Nomeado presidente da Junta Geral do Distrito Autónomo da Horta em Julho de 1953, exerceu este cargo até Setembro de 1974. Voltando ao notariado como titular do 1.º Cartório de Lisboa, acabou por se aposentar e regressar definitivamente à Horta para se dedicar exclusivamente à advocacia.

Publicou uma brochura com um trabalho de investigação intitulado Subsídios para a História de uma Família das Ilhas de Oeste - Os Linhares das Ilhas do Faial e Pico (Evolução Sociológica). Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro. Possui também a medalha naval comemorativa do V Centenário do Infante D. Henrique.

Fernando Melo (2006)