Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Almeida, Manuel Nicolau de Sousa (D. Frei)

[N. Vila Franca de Xira, 25.12.1761 - m. Lisboa, 11.10.1825] Bispo de Angra. Professou no Instituto dos Carmelitas Descalços, em 1779, formou-se em Teologia, na Universidade de Coimbra, em 1790. Reitor do colégio da sua ordem naquela cidade, leccionou no Colégio das Artes. Foi também professor na cidade do Funchal. Foi eleito bispo de Angra, em 3.5.1819, confirmado a 29.5.1820 e sagrado a 3 de Agosto desse ano, entrando na Diocese em Novembro. Viveu em Angra os dias agitados da primeira revolução liberal, em Abril de 1821, e apesar da sua cautela quando foi chamado a participar, segundo a lei, na Junta Provisória do Supremo Governo das Ilhas, acabou por desencadear ódios que o levaram à prisão, juntamente com o capitão-geral Stockler e com o governador do Castelo, Caetano Pinheiro Xavier. Julgado em Lisboa, em 1823, foi libertado e nessa ocasião apresentado bispo de Bragança; mas não sendo confirmado pela Santa Sé, voltou aos Açores em 1824 e no ano seguinte retirou-se para Lisboa, doente, onde faleceu, sendo sepultado no convento de N.ª Sr.ª do Carmo. Era orador de nomeada e um dos seus sermões na Sé serviu de pretexto aos seus inimigos para o prenderem em 1821. Foi pouco ortodoxo em matéria de fé e o seu opúsculo Cartas de um Amigo a Outro sobre as Indulgências (primeiro anónimo e depois publicado com autor) valeu-lhe a inclusão no Índex. Neste escrito negava que a Igreja tivesse poder para sufragar as almas do Purgatório, por meio de indulgências. Existe na Biblioteca Nacional de Lisboa um seu retrato a corpo inteiro. J. G. Reis Leite (Jun.1997)

Obras principais: (1809), Sermão de Acção de Graças pela feliz restauração de Portugal. Coimbra, Imp. da Universidade. (1822) Cartas de um amigo a outro sobre as indulgências. Lisboa, Typ. Simão Thaddeo Ferreira. (1823), Cartas de um amigo a outro sobre as indulgências e resposta do bispo de Angra, eleito de Bragança, a alguns reparos que se fizeram do opúsculo anónimo publicado pelo mesmo bispo e que tem por título: Cartas sobre as indulgências. Lisboa, Of. António Rodrigues Galhardo.

 

Bibl. Almanaque Açores para 1868 (1867), Ponta Delgada: 25-27. Atestado relativo a uma notícia que se espalhou em Lisboa contra o bispo de Angra (1821), Lisboa, Of. António Rodrigues Galhardo. Castelo Branco, J. B. C. F (1854), Estudos biographicos ou noticia das pessoas retratadas no quadros históricos existentes à B. N. L. Lisboa, Ed. F.A. da Silva: 161. Silva, I. F.(1862), Dicionário Bibliographico Portuguez. Lisboa, Imp. Nacional, VI: 68. Pereira, J. A. (1950), A Diocese de Angra na História dos seus Prelados. Angra do Heroísmo, Ed. Andrade, I: 249.