Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Almeida, Ângela

(A. Maria Duarte de A.) [N. Horta, 6.8.1959] Filha de José Pacheco de *Almeida e de Maria Amélia dos Santos Duarte de Almeida. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1983. Possui o curso completo de Língua e Cultura Italiana, pelo Istituto Italiano di Cultura in Portogallo, um bacharelato em Turismo e o Curso de Guia-Intérprete Nacional, no Instituto de Novas Profissões. Foi assistente convidada da Universidade dos Açores em 1986-87 e 1990-91, e assessora para a Cultura na Câmara Municipal de Ponta Delgada em 1987-88 e 1990-93.

É sócia-gerente da Editorial Éter/Jornal da Cultura, Artes Gráficas e Publicações, Lda. e tem exercido um papel relevante como dinamizadora de realizações culturais nos Açores. J. Almeida Pavão (Mai.1996)

Obras principais: (1985), Pela Vertente do Sonho. Ponta Delgada, Ed. Jornal de Cultura. (poesia) (1989), Sobre o Rosto. Ponta Delgada, Signo (poesia). (1992) Eugénio de Andrade: a água, a terra, o fogo e o ar, Bibliografia e Iconografia. Ponta Delgada, Ed. Jornal de Cultura. (1993), O Baile das Luas. S.l., Direcção Regional dos Assuntos Culturais (narrativa poética). (1994), Natália Correia, Mãe Ilha, Bibliografia e Iconografia. Lisboa, Câmara Municipal e Fundação Natália Correia. (1994), Retrato de Natália Correia. Lisboa, Círculo de Leitores. (1995), Uma valsa para Antília. Ponta Delgada, Ed. Éter / Jornal de Cultura. (1995) Ilha das Flores - A sedução da Água. Ponta Delgada, Ed. Jornal de Cultura.

 

 

Adenda
Possui um doutoramento em Literatura Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese sobre a simbólica da ilha e o Pentecostalismo na obra literária de Natália Correia.
É escritora, com mais de 12 livros publicados entre poesia, ensaios e livros de viagem, e investigadora científica, desenvolvendo o seu trabalho em torno da simbólica dos direitos humanos nas literaturas e culturas de expressão portuguesa.
Das obras mais recentemente publicadas destacam-se Manifesto (2005), A Oriente (2006), e Caligrafia dos pássaros (2018). Ranu Costa (2022)