Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Duarte Jr., Tomaz Garcia

[N. Madalena, ilha do Pico, 21.6.1926 ? m. 12.8.2003] Concluiu o Curso Geral dos Liceus na cidade da Horta e foi bolseiro da Junta Geral do Distrito para o Curso Complementar, em Ponta Delgada, e na Faculdade de Medicina, em Lisboa. Frequentou a Universidade dos Açores, tendo obtido graduações em ?Administração e Contabilidade? (1979) e ?Organização e Gestão de Empresas? (1984).

Depois de cumprido o serviço militar obrigatório, voltou à Horta (1952) onde passou a integrar a ?Casa Bensaúde?, desempenhado vários cargos de direcção, nomeadamente o de Director Executivo da Sata (1969-1974), este em Ponta Delgada. Foi co-fundador da Caixa Sindical do Distrito da Horta e da ?Açortur?, tendo presidido à Assembleia Geral. Foi ainda dirigente de várias agremiações culturais, sindicais e desportivas, nomeadamente do Núcleo Cultural da Horta, do Sindicato dos Empregados de Escritório e Caixeiros do Distrito da Horta, da Sociedade ?Amor da Pátria? e do Fayal Sport Club. Secretariou a III Semana de Estudos Açorianos (1964).

Mais recentemente, na Madalena, tem sido impulsionador do Museu do Vinho e da ?Festa das vindimas?, da preservação dos ?maroiços? e da ?Paisagem da vinha da ilha do Pico? com vista à sua classificação pela UNESCO como património mundial e promotor de homenagens a diversas individualidades das ilhas do Pico e Faial.

É autor de vários trabalhos publicados em livro, de palestras e de conferências e de diversos artigos no Boletim do Núcleo Cultural da Horta e nos jornais Correio da Horta e Bom Combate, de que foi co-fundador, particularmente nas décadas de 1950 e de 1960, geralmente tratando questões históricas das ilhas do Faial e do Pico (épocas, actividades e pessoas). É sócio-correspondente do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Antes de Abril de 1974, foi Procurador à Junta Geral do Distrito Autónomo da Horta e Vogal da sua Comissão Executiva. Depois de 1979, desempenhou vários cargos políticos, mormente os de Secretário Regional dos Transportes e Turismo (1984-88) e de Deputado à Assembleia Legislativa Regional, pela ilha do Pico (1988-92). A sua passagem por aquela Secretaria Regional ficou marcada por realizações importantes nos domínios das infra-estruturas portuárias e aeroportuárias e do fomento da indústria do turismo. Entre elas relevam-se a sua acção directa na criação das empresas de transportes marítimos ?Transinsular? e ?Transmaçor? e a inclusão do Aeroporto da Horta como destino dos Transportes Aéreos Portugueses ? TAP. Luís M. Arruda

Obras Principais (1982), ?S. Mateus? cinco séculos depois... Madalena, Câmara Municipal. [Esboço histórico sobre a fundação e factos mais relevantes daquela freguesia da ilha do Pico]. (1984), Nasceu para ser grande. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional da Educação e Cultura. [Conferência sobre o 75.º aniversário do Fayal Sport Club]. (1988), A Horta em meados do século XIX, subsídios para a sua análise. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 8: 27-44. [Conferência proferida pelo 125.º aniversário da Sociedade ?Amor da Pátria?]. (1999), Criação Velha, paróquia e freguesia em 1799. Criação Velha, Casa do Povo. [A propósito do II Centenário daquela freguesia da ilha do Pico]. (1999), O concelho da Madalena, subsídios. Madalena, Câmara Municipal [Colectânea de estudos sobre a história da ilha do Pico, particularmente sobre o concelho da Madalena]. (2000), A Matriz da Madalena e três dos seus padres. Madalena, Câmara Municipal. [Sobre o historial do templo e as intervenções dos padres José Lourenço Medeiros, António Oscar de Lacerda e Manuel Garcia Dutra na Matriz e na paróquia da Madalena]. (2001), O vinho do Pico. S.l., Ed. do Autor. [Sobre a história da vitivinicultura na ilha do Pico]. (2002), Dr. Urbano Prudêncio da Silva. Madalena, Câmara Municipal. [Sobre a vida e a obra deste cidadão].