[N. Serreta, Angra do Heroísmo, 6.10.1954] Professor universitário. Depois de obtida a licenciatura em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981), foi, sucessivamente, mestre em Língua Portuguesa Histórica, pela mesma escola (1986) e doutor em Línguas e Literaturas Românicas, Linguística Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, com distinção e louvor (1990). Prestou provas de Agregação em Estudos Portugueses, nesta última Universidade (1997), onde é professor de História da Língua Portuguesa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
A sua actividade docente tem sido manifestada na regência de numerosas disciplinas de licenciatura e de mestrado, na orientação de seminários e de trabalhos pós-graduação e na coordenação de cursos, nomeadamente como director do Centro de Língua, Literatura e Cultura Galegas. Em paralelo com esta actividade, colaborou, por convite, com outras instituições portuguesas e estrangeiras, onde se responsabilizou por seminários e cursos de curta e média duração.
A sua actividade científica desenvolve-se na área da Linguística Histórica tendo integrado, como investigador responsável ou investigador, as equipes de vários projectos científicos, particularmente, sobre José Régio, Fernando Pessoa, de que é autoridade internacional, e Eça de Queirós. Tem participado, activamente, em numerosos congressos, mesas-redondas e outros eventos, no país e no estrangeiro, como conferencista, comunicante e organizador. Os resultados da sua investigação manifestaram-se na publicação de numerosos livros de ensaio, manuscriptologia e edição crítica, algumas vezes em co-autoria, e de muitas dezenas de artigos, geralmente de ensaio, mas também recensões, prefácios e depoimentos não só da sua área científica mas também versando questões literárias e artísticas, em publicações nacionais e estrangeiras.
Paralelamente, elaborou pareceres técnicos sobre questões de linguística, de crítica textual e literárias para diversos organismos públicos e privados; participou em diversos encontros sobre literatura portuguesa e fez crítica literária em vários órgãos de comunicação social; apresentou, publicamente, livros de vários escritores portugueses; realizou reportagens sobre acontecimentos culturais para alguns jornais; e integrou diversos júris de prémios literários (poesia, ficção e ensaio).
Em 1996, foi nomeado, em comissão de serviço, para o cargo de Director Regional da Cultura do VII Governo Regional da Região Autónoma dos Açores. Em 1999, foi eleito deputado à XIV Legislatura da Assembleia da República, pelo círculo eleitoral dos Açores, reeleito em 2001 para a XV Legislatura.
É colaborador da Enciclopédia Açoriana. Luís M. Arruda (2003)
Obras principais. Edições científicas: (1984), Vida de Santa Pelágia. Revista Lusitana, n. s., 4. (1896), Naceo e Amperidónia (Novela sentimental do século XVI), de Autor Anónimo. Lisboa, Imp. Nacional-Casa da Moeda. (1992), A Capital! (começos duma carreira), de Eça de Queiroz. Lisboa, Imp. Nacional-Casa da Moeda. (1994), Poemas de Ricardo Reis, de Fernando Pessoa. Lisboa, Imp. Nacional-Casa da Moeda. (2003), Caderno de Caligraphia e Outros Poemas a Marga, de Vitorino Nemésio. Lisboa, Imp. Nacional-Casa da Moeda.
Ensaio: (1993), A Fábrica dos Textos. Ensaios de Crítica Textual acerca de Eça de Queiroz. Lisboa, Ed. Cosmos. (1997), Um Autor em busca do seu Texto. Eça de Queiroz. Obra Completa. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar, II. (1997), Crítica Textual. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa. (1997), Censura e auto-censura nos manuscritos de Eça de Queiroz. Vária Escrita. Cadernos Arquivísticos, Históricos, Literários e Documentais. Sintra, Câmara Municipal de Sintra, 4. (2001), Crítica Textual e Linguística Histórica. Memória dos Afectos. Homenagem da Cultura Portuguesa a Giuseppe Tavani. Lisboa, Ed. Colibri.
Ficção: (1986), Fecit. Lisboa, Imp. Nacional-Casa da Moeda, 1986. (1988), Histórias d?Assombração. Lisboa, Ed. Caminho.
Adenda
Luiz Fagundes Duarte foi Deputado à Assembleia da República eleito pelos Açores entre 1999 e 2011 e de 2012 a 2014 exerceu funções como Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura no Governo dos Açores. Além disso, também fez parte do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Direção da Associação Portuguesa de Escritores, e da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Parlamentar da NATO.
Iniciou a sua carreira como professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1982, aposentando-se a 8 de outubro de 2020.
Foi orientador de mestrado e doutoramento, e participou em júris de provas como arguente.
Dono de um vasto currículo como professor e como investigador, na área da Filologia Portuguesa, publicou mais de 20 livros e de 100 artigos científicos, além de centenas de crónicas em jornais e revistas e de um livro de contos. Deu cursos e proferiu conferências em universidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Finlândia, Rússia, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Cuba e Estados Unidos da América. Das participações mais recentes destacam-se as seguintes, todas em 2021, Era uma vez … um rapaz que se fez Eça. Angra do Heroísmo: Escola Secundária Tomás de Borba (26 de maio), III Encontro de Vozeirões. Conflitos de Gerações (Debate). Angra do Heroísmo: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (11 de junho), Álamo, o Semeador. Sessão de homenagem ao escritor Álamo Oliveira, pelos 60 anos de escrita. Angra do Heroísmo: Centro Cultural e de Congressos (20 de junho), Entre Odes, as Conferências: das primeiras Odes Modernas (1865) às novas Odes Modernas (1875). Ciclo de conferências «Lembrando as Conferências do Casino. 1871-2021». Università di Pisa (teleconferência) (24 de junho), Antero: «Caminhas no teu curso aventureiro». Ciclo de conferências «Grémio das 9». Angra do Heroísmo: Instituto Açoriano de Cultura (10 de etembro), Entre o Sol e as Estrelas: crítica da edição crítica. X Seminário Estudos Filológicos «Por uma ética nos estudos filológicos: críticas, corpora, edições». Universidade Federal da Bahia (teleconferência) (13 de setembro), Campos revisited (2021). Congresso Internacional Fernando Pessoa. Lisboa: Casa Fernando Pessoa-Fundação Calouste Gulbenkian (13 de outubro), Cultura e Desenvolvimento. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, Pós-Graduação em Gestão do Patrimônio Cultural (teleconferência) (23 de outubro).
Do seu trabalho como investigador científico destacam-se os livros e artigos que publicou sobre as obras de Antero de Quental, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e Vitorino Nemésio, entre outros grandes escritores da literatura portuguesa. Presentemente, dirige a nova edição da Obra Completa de Vitorino Nemésio que está a ser publicada pela Imprensa Nacional. Divide a sua vida entre Lisboa e Terceira.
A 21 de agosto de 2021 recebeu a Medalha de Mérito Municipal – Classe Cultural, do Município de Angra do Heroísmo, pela carreira de investigador e professor universitário. Ranu Costa (2022)