[N. Angra do Heroísmo, 1921 ? m. Lisboa, 18.3.1992] Originário de uma família aristocrática da ilha Graciosa, estudou no Liceu de Angra do Heroísmo e licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa. Em 1948, entrou para a vida diplomática, onde teve uma carreira brilhante (secretário da delegação portuguesa da NATO, em Paris; secretário no Cairo; cônsul-geral em Madrid; embaixador na Tailândia, na Grécia, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e na Santa Sé) e se tornou um especialista muito respeitado em questões de protocolo, sobre o que deixou uma obra reconhecida por todos. Exerceu as funções de chefe do Protocolo de Estado, antes e depois do 25 de Abril, e nessa condição acompanhou Marcello *Caetano na sua viagem aos Açores, para receber os presidentes dos Estados Unidos e da França.
Foi agraciado com a Grá-Cruz da Ordem de cristo e do Infante D. Henrique e com inúmeras estrangeiras.
Foi também poeta, com dois livros publicados. J. G. Reis Leite (2002)
Obras principais (1959), Afinal a Voz do Vento? Lisboa, Ática. (1988), Regras do Cerimonial Português. 2ª ed., Lisboa, Liv. Bertrand.
Bibl. Andrade, M. J. (1996), Políticos Açorianos. Ponta Delgada, Jornal de Cultura: 110. O Independente (1992), Perfil. o Último Protocolo. Lisboa, 13 de Março.